Carregador de pilhas da Sony não acusa carga completa

Adquiri carregador e pilhas de 2500mAh da Sony no modelo acima numa loja de equipamentos fotográficos muito conhecida em São Paulo, que é a Angel Foto.
As pilhas são ótimas para o flash. As duas luzes do carregador, porém, não piscam para informar que as baterias estão carregadas, e, por isso, não sei exatamente quando estão cheias de cargas. Assim, deixo aproximadamente de 4 a 6 horas carregando.
Isso é normal, o carregador não devia acusar quando a carga está completa?

Obrigado.

Esta na embalagem “Tempo de carga de 5 a 15 horas”.

Agradeço pelo comentário, mas realmente não ajudou muito, pois essa informação já tinha visto na embalagem.
As luzes não deveriam piscar para acusar que as pilhas estão com a carga completa? Como saber se as baterias estarão carregadas em 5, 10 ou 15 horas? Isso não faz sentido para mim. Afinal, existe um intervalo de 10 horas entre o tempo mínimo e o máximo!!! Você saberia dizer qual é o fator que leva a essa variação enorme de tempo?
Se souber, acho que vai resolver meu problema.
Obrigado.

O que custa deixar 1x 15 horas para ver o que acontece com o led? Normalmente ele simplesmente apaga.

Se o carregador é para 4 pilhas e não possui seleção para carga rápida ou lenta, os tempos significam:

5 horas - 1 pilha
10 horas - 2 pilhas
15 horas - 4 pilhas

Isto, é claro, considerando pilhas totalmente descarregadas. Baseado exclusivamente no tempo de carga, é possível supor que a taxa de carga está em torno de 250mA com 4 pilhas, o que em condições normais não causa aquecimento algum, portanto não há perigo em deixá-las no carregador pelas 15 horas necessárias para o teste :ok:

Custa longas 15 horas. rsrsrsrs.

Já deixei as pilhas carregando por 15 horas na primeira carga, como recomendado pelo fabricante.
O que eu imaginava é que nas cargas seguintes o tempo deveria ser bem menor, no máximo as tais 5 horas e que as luzes do carregador acusariam de alguma maneira quando a carga estivesse completa, nesse tempo.

Obrigado pelas informações.

e ai alguma resposta sobre esse carregador e pilhas, o meu ta a mesma coisa, Resolveu?

Já fez o recomendado? :ponder:

“Carregador burro”.
Esse tempo de carga só vale para a pilha completamente descarregada, como já disseram, senão corre o risco de ir acabando a vida útil da pilha por sobrecarga.

Melhor coisa que você faz é comprar um smart charger.

na carga desde as 07:30 da manha vamos esperar ate 22:30 ai temos as 15 horas, eu retorno com o resultado.

Amigo, eu tenho o mesmo carregador (com as mesmas pilhas) e também passo por isso… Sempre fico na incerteza se estão carregadas ou não…

Em compensação, tenho um carregador Panasonic que deve estar completando seus 10 aninhos, e nunca me decepcionou. É daqueles modelos que pisca enquanto carrega e fica acesso quando está ok.

Com certeza. Mas como já esclareci acima, não sendo um carregador rápido, a carga para 4 pilhas fica em 250mA, que não causa danos a curto prazo, pois não chega a aquecer as pilhas.

“Assassinos” são os carregadores rápidos da Sony, nos quais as baterias vão a mais de 50º durante a carga.

Muitos não se dão conta que o carregador é tanto ou mais importante para o processo de recarga que as próprias pilhas.

Pilhas ruins com carregadores ruins serão sempre ruins.
Pilhas boas com carregadores ruins ficarão ruins em pouco tempo.
Pilhas ruins com carregadores bons podem até funcionar mais ou menos.

Procure um carregador inteligente, que controle cada pilha individualmente, e tenha opções de corrente de recarga. Eu uso um LaCrosse, comprado no Ebay. E note que um bom carregador não é propriamente barato, muito diferente dos kits de pilha que se vê por aí que vem com “carregador junto”. Estes normalmente, como disse o Zamora, são assassinos de pilhas. Além de esquentarem prá caramba devido a alta corrente de recarga, controlam as pilhas aos pares e não individualmente, ou seja, se tiver duas pilhas com carga residual diferente, uma ficará com a carga completa e outra não completa, ou uma completa e a outra sofrerá sobrecarga.

Como parâmetro, uso sempre meu LaCrosse BC700 carregando em 200mA. Nesta configuração a carga de 4 Eneloop XX que foram esgotadas no flash leva em torno de 12 a 14 horas. E só para reforçar a importância do controle individual, raramente duas ou mais pilhas terminam a recarga ao mesmo tempo, as vezes dá diferença de 1h entre o término da recarga da primeira e o término da recarga da última.

2x

Carregador La Crosse + Pilhas Eneloop, nunca tive problemas e recomendo!! Vale a pena buscar um carregador desse e usá-lo com pilhas de qualidade.

Eu tinha este modelo da sony, mas geralmente as luzes se apagavam indicando carga completa. Geralmente eu deixava ele carregando no final da noite e pegava pela manhã.
Não sei se ajuda mas quando as pilhas estavam quase sem carga para fotografar eu utilizava a opção “descarregar pilhas” que a minha superzoom tinha.

Segui a recomendação mas sem sucesso, pois as luzes nunca se apagam. Comprei 8 pilhas e 1 carregador Eneloop, que agora são da Panasonic (antes eram Sanyo), e os problemas acabaram, já que os leds se apagam e o carregador desliga automaticamente.

Não, deixei carregando umas 18 horas e as luzes realmente não se apagam. Comprei 8 pilhas e 1 carregador Eneloop e os problemas foram resolvidos, pois os leds se apagam quando as baterias estão carregadas. Agora, uso as pilhas da Sony somente para eventos pequenos.

Comprei também um carregador Sony, mas o meu veio com pilhas de 2000mAh. No caso demora mais de 12h pra carregar quatro pilhas ao mesmo tempo, mas sempre apagava as luzes no final da carga. Carreguei inclusive algumas pilhas Eneloop sem problemas. Acho que deu azar com o seu mesmo. :frowning:

T+

Bom dia amigos após as 15hs sem interrupções de carga as luzes do carregador se apagam e as pilhas ficam com a carga no topo., resolvido. caso queiram fechar o tópico.