Catalogar imagens

Uso o Acdsee para catalogar imagens e dessa forma colocar determinadas imagens em mais de uma categoria, palavras-chave etc.
Também faço backup desse catalogo.

Mas ao mudar as fotografias de HD tive um problema:
O Acdsee nao as encontra mais. E ao tentar abri-las por ele, o infeliz pergunta se eu quero remove-la do banco de dados (e só me dá as opções: remover ou cancelar).

Já testei o Picasa (achei a catalogação dele pouco eficiente e pratica, além de pesadinho).

Alguém sabe como posso resolver esse problema do Acdsee, ou mesmo me indicar outro problema que nao seja ele nem o Picasa?

Obrigado! :thmbup:

Uso o ACDsee somente como viewer e não uso nenhum catalogador.

Sei lá… :denken:
Nego costuma a usar o Extensis Portfolio 8 ou iView MediaPro

Uso o ACDsee somente como viewer e não uso nenhum catalogador.

Sei lá… :denken:
Nego costuma a usar o Extensis Portfolio 8 ou iView MediaPro

Vou baixa-los! :smiley:
Obrigado Pictus :thmbup:

Se alguém passar pelo mesmo problema que eu: use o iView MediaPro. Com ele é possivel salvar o catalogo em um formato proprio do programa (aí é só atualizar a pasta e tudo volta ao normal) ou exportar em .xml (aí tem que abrir com o bloco de notas e colocar pra substituir “caminho antigo” por “caminho novo”) e pronto :smiley:
Valeu Pictus :thmbup:

:drinks2:

Eu ia justamente pedir para vc fazer uma avaliação dos produtos. :laughing:
BTW, a Microsoft agora é dona do Iview…

Como esse tópico fez aniversário esses dias…

Recentemente tive problemas para achar umas fotos, tenho elas em vários DVDs e no HD. Me recomendaram o ACDSee, mas pelo comentário do Helder, não vai me servir quando ficar mudando de lugar, certo?

queria saber se existe programa que procure DENTRO DO EXIF as palavras chave. Por exemplo no ACDSee eu posso incluir no campo “usercomments” do exif as palavras e depois mandar pra um CD as fotos, meus dados vão ficar NA FOTO. O programinha depois sai procurando no CD que eu colocar por cada foto, independente do sistema. Vai demorar mais, porém fico com a informação na foto. Existe isso?

Vi a recomendação desses 2 outros, como o Iview, já tem algum outro recomendado?

Agradeço e parabéns pro tópico de 1 ano :slight_smile:

Eu utilizo um método arcaico.

Renomeio as fotos com as datas tiradas. Ex: 2007-12-01 (sempre ano, mês, dia) e na sequencia coloco o motivo (churrasco tal…, ou, casamento de Flora, ou Fotos casuais… etc). Coloco tudo dentro de uma pasta com o mesmo nome.

Resumindo, ficaria uma pasta com a (data) + (motivo) com fotos (data) + (motivo) 001.jpg etc…

Aí eu abro meu arquivão “catálogo de fotos.txt” (arquivo de texto) e cada linha é a data da foto (aí coloco informações chaves e suficientes para uma posterior procura).

EX:
2007-12-01 - Igreja Matriz - 42 fotos tiradas de uma igreja na cidade de Mococa.
2007-12-02 - 36 fotos casuais tiradas em Ribeirão Preto. Teste de câmera S3 Pro. obs: a foto nº 3 é especial porque …

Aí você grava em CD ou DVD as fotos e coloca na ordem de data. Eu ainda mantenho um HD separado com todas as fotos para caso der problema, tenho em outro formato tb.

Em cada CD vc grava esse TXT contendo as informações tb.
(aí neste txt vc coloca a data que foi gravado) Ex. “catálogo de fotos 2007-12-01.txt” - aí eu sei que gravei em CD ou DVD fotos até este dia.

Assim não preciso de ficar instalando programas pesados para procura e ficar dependendo deles.

Bom, isso é o que eu faço.
Gr. abraço,

Renato

Renato,

essa sua estratégia deve dar um trabalho fenomenal :slight_smile:

Mas acho que não soluciona o problema: quero achar fotos do fulaninho. Ou então quero achar fotos que têm relfexo.

é claro que pra isso você precisa escrever bastante na hora de catalogar. Eu dei uma lida no manual do ACDSEE e realmente não faz o que eu quero na foto, porém ele deu um jeito no problema do CD, tem opção de incluir o banco de dados junto do CD pelo que eu entendi, mas ainda não usei pra testar.

O problema maior é a dependência de plataforma. Se ficar o catálogo no ACDSee vai ficar dependendo dele pra sempre… Devia ter um formato aberto de catálogo de fotos ;D

Valeu

Então, mas num dá trabalho não…
Tenho um programinha light que renomeia as fotos para mim e eu não preciso ficar acrescentando muita informação no txt porque senão não acho depois tb heheh (senão a busca fica inviável).

É questão de abrir o arquivo txt, escrever a data das fotos, a palavra chave e umas pequenas informações e pimba…
Aí no meu arquivo txt eu dou um localizar e em menos de 2 segundos dá certinho na pasta dos arquivos que quero.

Gr. abraço,

Renato