Color -> Preto & Branco

Transformando Fotos em Preto e Branco no Photoshop (sem pluggins extras). 3 formas.

Bom, este post é pra trocar idéias sobre como fazer uma ‘melhor’ P&B a partir de uma foto digital. Isto porque, na minha opinião, o comando desaturate do PS deixa a desejar.

Meu teste parte desta foto:

http://campeche.no-ip.org:8000/download/tut_pb/1-original.jpg

Com o desaturate e uma aplicação de contraste: +15 o resultado é esse:

http://campeche.no-ip.org:8000/download/tut_pb/2-desat-contrast.jpg

Os lábios ficam praticamente da cor da pele, e a pele fica um tanto homogênea.

Utilizando o ‘Channel Mixer’ em vez do ‘desaturate’ eu obtive um resultado que me agradou bem mais, tive a impressão de que as diferenças de sombra se evidenciaram bastante.

http://campeche.no-ip.org:8000/download/tut_pb/4-channel_mixer.jpg

Comparando no próprio PS, com um layer (com o desaturate) em cima do outro (com o channel mixer), fica mais fácil de observar a diferença. Mas é perceptível a melhor vizualização dos lábios, sendo que ainda não foi aplicado nenhum contraste (como na foto anterior) ou ajuste de ‘curves’.

A configuração pro Channel Mixer é igualar os 3 canais com a mesma porcentagem em cada canal, a soma dos 3 deve ser de 100% para que a luminosidade se mantenha.

http://campeche.no-ip.org:8000/download/tut_pb/3-channel%20_mixer.gif

Aqui está o arquivo para desaturar através do Channel Mixer

Salientando o contraste com um ajuste leve de ‘Curves’…

http://campeche.no-ip.org:8000/download/tut_pb/5-curves.gif

AQUI o arquivo com a configuração que eu usei no photoshop.

…tem-se este resultado:

http://campeche.no-ip.org:8000/download/tut_pb/6-channel-curves.jpg

Aqui vai uma foto com um detalhe dos dois exemplos, ‘desaturate’+‘contrast(+15)’, ‘channel Mixer’+‘curves’, e o terceiro, é o desaturate aplicado na imagem original, só que no modo ‘Lab Color’ ao invés do ‘RGB’, mais o mesmo ‘curves’ aplicado na 2ª imagem.

http://campeche.no-ip.org:8000/download/tut_pb/8-comparativo.jpg

Para algumas aplicações me agradou o terceiro, mas o que se obtém mais detalhes da foto original, pra mim continua sendo o segundo processo, principalmente no impresso.

talvez a foto que eu escolhi não tenha sido a melhor, este processo numa foto de um jardim, com várias flores de cores diferente, ficou bem mais evidente o ganho do channel mixer em cima do desaturate.
Apresentem outros processos que vocês conhecem galera.

Muito interessante, André.

Provavelmente em outra foto as diferenças ficariam mais claras.

Por que não falou do Grayscale?

Há ainda a opção de pegar o canal lightness do modo lab e jogar os outros fora.

Ivan

Por que não falou do Grayscale?

Há ainda a opção de pegar o canal lightness do modo lab e jogar os outros fora.

A terceira foto é isso, o desaturate no lab tem o mesmo resultado que o Grayscale. Quanto ao deletar os canais, comigo acontece o mesmo problema que o desaturate no RGB, a imagem fica muito chapada (e estranhamente parece que foi aplicado um auto-levels).

Eu faço P&B usando um Multiply do canal mais iluminado e do canal mais escuro, com isso eu acabo gerando um arquivo de alto contraste, normalmente os canais com estas características são o vermelho (mais claro) e o azul (mais escuro), isso não é regra mas é o que eu mais observo no tipo de foto que eu faço.
Depois eu adiciono ruído de grãos maiores (porque os filmes P&B mais usados tem a característica de ter grãos maiores), por fim aumento o contraste e aplico unsharpmask para gerar os efeitos desejados. :slight_smile:

A melhor maneira de se transformar foto colorida em PB é a seguinte:

Primeiro transforme em Grayscale e depois volte para RGB. Os labs só imprimem arquivos em modo RGB.
O “grayscale” vai lhe reproduzir tons de cinza muito diferente do filtro “desaturate”. Você também pode fazer muitos ajuste para conseguir resultados ainda melhores. Ajustes de “níveis”, “curvas” “brilho e contraste” e se tiver habilidade no PS, fazer alguns ajustes técnicos para valorizar ainda mais o P&B.

Segue em anexo para vocês conferirem o que eu estou dizendo uma escala oficial de cor, transformem em PB pelas duas maneiras desaturate e grayscale (ou ainda outra maneira que vocês tenham) e notaram as diferenças sensíveis na imagem.
Agora imaginem nas nossas fotografias.

Espero ter ajudado!

Abraços

Esta escala é muito boa pra mostrar porque a mim (pessoalmente) não agrada o grayscale; os extremos, amarelo e verde, ficam branco; eles desaparecem num fundo branco. Acho isso inaceitável.

Para André, Douglas, Leonardo e os demais
Fiz o Teste comparativo dos metodos ai com o esquema universal de cores
Se quiserem dar uma olhada vejam aqui: Comparativo Grayscale
De cima pra baixo:
1-Grayscale
2-Desature
3-Chanel Mixer (todos em +34%)
4-Desature no modo Lab Color

A Não ser que meu monitor esteja muito descalibrado, o que não creio, o modo Grayscale não fica branco nos extremos como vc falou André, ficam próximos mas não totalmente. Ja no modo Chanel mixer percebe-se que puxa um pouco mais no vermelho (zona mais escura) no entando parece deixar os tons do azul ao verde extremamente próximos, bem mais que o Grayscale que faz isso a partir do verde apenas. Isto é normal?
Ja o Desature em RGB realmente não vale a pena. Os tons do vermelho ao amarelo e mais o final do azul ficam muito próximos, dando impressão muito erronea dos tons. O Desature em modo Lab Color fica muito próximo do Grayscale.
Se possível vejam a comparação e opinem.
Abraços a todos.

Está faltando testar métodos múltiplos e isolanto canais de cores específicos.
Vamos fazer o seguinte.
Vamos disponibilizar uma única imagem para todos.
Cada um trata sem dizer como e a gente pode avaliar de forma imparcial o que vcs acham?
Ai poderemos fazer uma avaliação bem perfeita e bem adequada dos métodos que obtem melhores resoltados.
Concordam?

PS: O Chanel Mixer nesse teste foi o que demonstrou o pior espéctro de tons.

Concordo com o Léo.
Seria interessante fazermos isso.
O idela, crei oeu, seria algo com o máximo de nuances de cores diferentes para que pudessemos ver em todo o espectro de cores.

Aguardando a opinião dos outros quanto ao teste do espectro de cores

Abraços

Uma boa essa…

Há tempos estou tentando achar um modo de conversão próximo ao real… Bom, podemos fazer esses testes e depois escolhermos o mais proximo do real. Talvéz assim possamos melhorar essa conversão tão polêmica.

Valeu!

Estava acompanhando a discussão sem me meter. Estou muito interessado em conversão PB e andei fazendo alguns testes no Gimp também (o meu PS hehe).
Acredito que todos os metodos apresentados são válidos, acontece que dependendo das condições da imagem, luz, histograma rico/pobre cada método vai aplicar melhor numa finalidade ou outra. Em suma, estou acreditando que não existe um método melhor, existe uma conversão específica que melhor se aplica a cada situação.

Topo o desafio da conversão! Vamos ver como cada um enxerga o mundo PB

Ok, eu vou escolher uma foto mais tarde e postar para todos tratarem OK?
Vamos ver onde cada um consegue chegar, só que dessa vez eu vou tentar tbm :slight_smile:

[..] Acredito que todos os metodos apresentados são válidos, acontece que dependendo das condições da imagem, luz, histograma rico/pobre cada método vai aplicar melhor numa finalidade ou outra. Em suma, estou acreditando que não existe um método melhor, existe uma conversão específica que melhor se aplica a cada situação.
É... eu cheguei a mesma conclusão. ;)

Minha sugestão (tá, ninguém pediu, eu sei :stuck_out_tongue: ) é de que a foto tenha as 3 cores primárias, e, se posível, secundárias; que tenha uma pessoa com luz lateral, grama ou árvores, céu azul com algumas nuvens … putz, tô querendo demais, mas seria interessante.

Po André, vc pegou pesado, tive que revirar meu arquivo e não achei quase nada no estilo que vc pediu.
:slight_smile:
To mandando essa que é +/- o que vc pediu e é uma imagem de ensaio então não reparem que o nível é meio baixo no ensaio, fica bom durante a fase oficial mesmo hehehehe! :slight_smile:

http://img68.exs.cx/img68/7005/137_3766.jpg

Bom divirtam-se.

Hehe! Valeu, é uma boa foto pra PB!

Taí minha versão…

E

[]

o Action da minha manipulação.

Minha versao esta aqui, colm um pouco de noise.

P&B

Bom segue a minha versão.

Colo o procedimento no final :wink:

Tentei preservar o máximo possível de texturas na imagem.

PS: Analisem no PS pq eu uso paleta Adobe RGB :wink:

Nesta imagem fiz um aumento de 500% depois dei um crop na gata, mudei para P&B, unshark e um pouco de noise.

http://www.uploadimages.net/show.php?img=945363IMG_1522-8.jpg

Leonardo, porque esse noise em fotos p&b? isso e uma caracteristica dos filems?

Carlos, a maioria dos bons filmes P&B (os mais respeitados pelos resultados) são filmes de grãos maiores, eu uso um pouco de noise para tentar simular os grãos maiores, eu gosto muito de criar o noise com o filtro sharp more do PS, fica um com ruído semelhante a grãos maiores :slight_smile: