Cometa Lulin

Ae galera, mais um cometa pra tentarmos registrar…

no flickr ja tem umas fotinhas: Search: Lulin | Flickr

por la achei um programa muito legal pra astronomia pra localizar os astros/cometas/planetas

o programa eh www.stellarium.org

e tem esquema pra adicionar o cometa lulin nele tambem

pra adiciona-lo eh so seguir o esquema aqui debaixo

If you want to add comet lulin to stellarium add the following code to the end of your ssystem.ini file found in C:\Program Files\Stellarium\data

There might be a slightly more accurate version but this one looks good for now.

******** Everything below this line ************

[C\2007 N3 Lulin]
name = C/2007 N3 Lulin
parent = Sun
radius = 10
oblateness = 0.0
halo = false
color = 1.0,1.0,1.0
tex_halo = star16x16.png
tex_map = nomap.png
coord_func = comet_orbit
orbit_TimeAtPericenter = 2454842.1414
orbit_PericenterDistance = 1.212289
orbit_Eccentricity = 0.999987
orbit_ArgOfPericenter = 136.8614
orbit_AscendingNode = 338.5353
orbit_Inclination = 178.3730
lighting = false
albedo = 1
orbit_visualization_period = 10401394706.0

******** Everything above this line ************

configurar o programa pra sua cidade, fazer uma busca pelo cometa e ver a posicao na hr desejada.

abracos.

Nossos telescópios estão cada vez mais poderosos e com a ajuda de uma grande mídia divulgadora estamos vendo mais o espaço ou realmente os cometas estão mais próximos a Terra ?

Valeu mesmo. Hoje a noite já vou direcionar meu canhãozinho.

:clap: :clap:

[b]Achei este excelente artigo:

O mês de fevereiro irá proporcionar uma oportunidade especial neste Ano Internacional da Astronomia. O cometa Lulin (C/2007 N3) irá fazer sua aproximação máxima no próximo dia 24, quando ficará a apenas 61 milhões de km da Terra. Nessa ocasião o cometa será visível a olho nu, com magnitude 5, ao lado de Saturno na constelação de Leão.[/b]

oia…
blog da galera da ufscar… estudei la! rs
show!

Legal né, to pensando em ir lá ver pelo tele, vc mora onde agora?

to em sampa…

mas na usp os horarios q matam…

abre tipo 8 e fecha umas 11… dai nao da pra ver quase nada…

agora na ufscar nao sei se ja estao com algum telescopio, quando eu estudava la nao havia, alias parece que o que esta na usp 'e da ufscar…

vai la saber… coisas…

mas dia 2 to em sanca… vamos ver se da pra ver algo por la.

Alguém viu?

Esse cometa é quase indistinguível a olho nu, ainda mais se estiver em zona urbana.

Nem me esforcei em vê-lo. Havia um alinhamento planetário mais interessante antes do nascer do sol ao Leste. Marte - Mercúrio - Jupiter

Stellarium é um ótimo programa de astronomia. Eu tenho usado ele pra tirar algumas dúvidas antes de fazer algum passeio a noite. O Observatório Astronômico da UFMG também utiliza ele pra divulgação científica.

quando fui pro interior neste carnaval o tempo fechou e nao havia uma noite com estrelas…
o jeito eh ficar olhando as fotos q tem na internet…
achei legal essa
Imgur
mesmo o cara nao usando tanto zoom ele conseguiu registra-lo

esse usou uma 135mm e ficou melhor ainda
http://www.flickr.com/photos/kansashorizons/3291831335/

esse usou uma 200mm acho q foi umas das melhores
Imgur

esse ja usou uma 300mm
Imgur
achei legal o esquema q ele montou pra fazer o acompanhamento das estrelas
Imgur

otimas fotos de astronomia

Também estudei na UFSCar! Lá nos fundos da Universidade (ao lado do AT-5), à noite era uma maravilha para ver o céu! Escuridão total e sem Poluição Luminosa. Saudades do céu são carlense.

Abs,
Fabio