Como consertar sombra em foto?

Pessoal peguei uma imagem de exemplo para mostrar o meu problema… Tirei algumas fotos e aconteceu exatamente o mesmo da foto abaixo

Notem que há uma sombra na parte inferior da foto… (alias, alguem sabe o que faz acontecer esta sombra?) Então, tirei umas fotos em filme mesmo, de um casamento de um amigo meu. As fotos ficaram boas, mas em algumas surgiu uma sombra como a da foto acima e em algumas de maneira até mais acentuada. Existe uma maneira de corrigir retirando esta sombra no PS deixando o brilho uniforme na foto, ou seja, sumir com esta sombra? Como pode ser feito? Assim que possivel vou postar uma foto aqui para que vejam um exemplo… Se alguem puder me instruir, ficarei mto agradecido, pois não manjo muito de PS.

Eu tenho um palpite…

Acho que uma forma de tentar corrigir isso seria criar um degradê com a parte mais escura começando em cima, ficando mais claro lá embaixo.

Para fazer isso, crie uma camada transparente superior e faça um degradê de preto para branco (de cima para baixo). Edite o degradê de forma que a transição de claro/escuro fique de acordo com a transição da foto.

Feito isso, ajuste o blending (mesclagem) da camada de cima com a de baixo até atingir o resultado desejado.