Como fazer o foco somente no fundo da cena?

Pessoal, tenho uma dúvida: se eu tenho 2 objetos para fotografar, sendo que um deles está em 1.o plano (mais próximo da câmera) e o outro em 2.o plano (mais distante, atrás do primeiro) como eu faço para fazer com que ambos apareçam, porém com o foco somente no objeto ao fundo (o da frente “embaçado”)? Fazer o foco no primeiro é simples, basta usar uma grande abertura e modo tele pra realçar. Mas e pra inverter a situação, como faço?

Ué, faça o foco apontando o ponto de foco para o segundo usando grande abertura também.
Dessa forma o da frente ficará fora da profundidade de campo do ponto de foco, que será o segundo.

É importante notar que a grande abertura torna fora de foco tudo que está pouco a frete e tudo que está pouco atrás do ponto de foco e não só o que está atrás :wink:

É, eu achei que seria fácil realmente… Acontece que tudo o que li mencionava tirar de foco o fundo, e não a frente. Com essa explicação sobre o funcionamento do foco na grande abertura ficou simples…
Obrigado! :smiley:

É até mais fácil desfocar o primeiro plano, pois há menos profundidade de campo para frente do foco que para trás.

Ivan

Só tenha em mente que foco e profundidade de campo são coisas distintas!!

Pra fazer o foco no segundo plano, mire o ponto de foco para o objeto que está lá. É bem simples assim.

A profundidade de campo é que se controla com a abertura…

Obrigado pelas respostas. Eu tinha realmente muito claras as diferenças entre foco e profundidade de campo, só não estava claro que a grande abertura funcionava “tanto na frente quanto atrás”.
Obrigado pelas respostas e abraços! :wink:

De acordo com o guia de fotografia da National Geographic, a profundidade de campo (dof) depende dos seguintes fatores:

1- Distância Focal (lentes longas ou tele=menor dof; lentes curtas= maior dof) - por isso que nas digitais com sensores pequenos e pequena distância focal real, fica difícil limitar a dof.

2- Distância do assunto (quanto mais perto do assunto, menor dof). Por isso, fotos em close up podem ter dof limitado a mm.

3- O Ponto Focalizado (em geral, a dof começa por volta de um terço à frente do ponto focalizado e se extende por dois terços atrás dele - daí o Ivan ter dito que é até mais fácil desfocar os objetos na frente)

4- A abertura da lente (aberturas grandes dão menor dof, como todos já sabemos)

minha frustração fica por conta do primeiro fator. Só consegui embaçar o fundo consideravelmente nas minhas fotos de macro, com a minha A-80 (mesmo assim, por causa do segundo fator).

:frowning: