Como ligar as tochas na camera canon 70D

Gente,desculpem-me pela ignorância, mas ganhei duas tochas atek com cabos de sincronismo, mas não achei na câmera 70D o local para ligar as danadas… daí comprei um rádio flash que vem com uma sapata para colocar em cima da câmera e um outro equipamento para colocar atrás da tocha… até aí ok. O problema é que quando disparo o obturador para tirar a foto espero que a tocha acenda… mas não está acendendo… Só acende se eu apertar no botãozinho que tem em cima da sapata que está na câmera… Como faço para quando eu apertar o obturador a tocha acender junto???
Outra coisa, quando vou configurar o flash na camera, aparece um texto dizendo que não tem flash externo ou que não está conectado…
Help…

Olá Cyntia.

Bem, “um rádio flash” não nos diz nada a respeito do equipamento. Qual seria o modelo do rádio?

Já que funciona ao apertar o botão (modo teste), deveria funcionar ao pressionar o obturador da câmera, a menos que por algum motivo não esteja havendo contato entre a sapata da câmera e a base do rádio. Verifique também se a câmera não está configurada para evitar o disparo do flash (página 91 do manual).

O menu de configuração de flash externo da câmera somente é acessível quando está conectado um flash (ou rádio) compatível com o protocolo TTL.