Como se fazia paisagem?

Olá a todos! estive refletindo de como se fotografava paisagem nas décadas de 1970, 1980…quando as cameras basicamente vinha com uma lente fixa de 50mm, era o que o usuário comum comprava, não era comum lentes zoom, (nem sei se existia) grande angular era muito cara, como a turma se virava ? talvez seja um assunto besta, mas vale a reflexão. :frowning:

Ué, só ficar “mais longe” não? :hysterical:

verdade, não pensei nisso

Médio/Grande Formato? :smiley:

No final da década de 80 eu tinha uma 28mm, mas não fazia foto de paisagem, era pecado gastar uma foto sem ninguém nela.

Ficar mais longe altera o ponto de vista, e por consequência a foto.

Eu entendi que o problema seria abertura da lente, neste caso só iria pegar uma parte da paisagem, mas mesmo assim, se você está no alto de uma Serra, com uma 50mm cropada, ainda assim vai fazer uma foto da paisagem. Acho que o único problema seria fazer fotos panorâmicas! Ai sim.

Eh um generalizacao braba achar que so grande angular tira foto de paisagem.

Da pra tirar muitas fotos bonitas de paisagens com teles tambem! So muda o tipo de foto.

Verdade Kokimoto, me sinto até aliviado pela sua opinião, levantei essa questão pelo simples fato de em qualquer fórum se você pede uma ajuda ´´QUE LENTE DEVO COMPRAR PARA PAISAGEM´´ quase 100% dessas respostas com certeza sera de no minimo uma 28mm.

É sempre bom começar seguindo a regra, depois, com prática é sempre bom quebrar as regras!
Por isso que sempre recomendam o clássico!

Eu tb em 80, tinha uma 28 mm
Na verdade, troquei uma 35 Nikkor por uma 28 creio que vivitar…
Tal era o meu desejo de grande angular…
Mas nao para paisagem não…

Maioria das fotos dos usuários comuns hoje também é feita com uma lente fixa, a do Smartphone :smiley: :smiley:

Em minha experiência, e olhando zilhões de fotos no flickr (procuro estudar o que o pessoal usa), vejo que a partir de uma 28mm já da para fazer a grande maioria das fotos de paisagem. Uma 28mm creio que não era tão cara nos anos 70/80.

Tenta uma WIDELUX. Nunca vi de perto mas deve ser bem interessante. A lente gira e utiliza dois negativos de 35mm

Muito bom o desenrolar do tópico, vou consumindo a experiência de vocês todos, gostaria muito de dominar um pouco da técnica fotográfica, venho me dedicando a pouco tempo e tem sido muito gratificante, olha que a muito tempo que tenho algumas câmeras mas não tinha tempo nem a facilidade de comunicação que dispomos hoje em dia.

Usando o que eles tinham na mão? :assobi: :assobi:

Tudo depende da composição que você quer + compressão de planos que você almeja.

Se você for analisar as paisagens mais antigas, não se usava lentes grande angulares tão largas quanto as que usamos hoje. Assim como em jornalismo você usava uma 24mm naquela época se você quisesse colocar a pessoa no meio da ação.

Estou contando os dias para aparecer o tópico “como fotografavam eventos sem lente zoom 70-200 2.8 com IS e corpo que fazia ISO 12K sem ruído?” :hysterical: :hysterical:

Vou mais longe: só fotografo paisagens e raramente uso a lente na mm mínima ( no meu caso 25mm ).
Na maioria das vezes acabo enquadrando pelos 50mm mesmo, quando não mais.

Seria uma boa usar uma lente 24-70 FF em um corpo APS-C… :ponder: :ponder: ??

Muito lindas as suas fotos :clap: :clap: :clap:

Olá amigo,

Digite no google “ansel adams photography” e clique para ver imagens. Você vai ver uma lista de várias fotos em PB feita pelo fotógrafo Ansel Adams entre as décadas de 30, 40 e 50 de paisagens nos EUA.

No início ele fotografava com câmera de madeira e não havia filme, eram usadas placas de vidro. Como eram fotos de paisagem e não haviam teleféricos, ele levava tudo nas costas e portanto era poucas as placas de vidro que poderia ser usadas nas fotos. Imagina levar o dia inteiro caminhando com equipamento pesado para poder tirar 3 ou 4 fotos no máximo. Ah, não havia fotômetro também, ou seja, ele usada tabelas e experiência.

As fotografias mais belas e elegantes de paisagem em PB que vi são dele. Vale a pena ver usas fotos e usaras como inspiração.

abraços

Conheço o nome e algumas fotos dele…
Mas nao sabia tudo isso não.
A gente so pode imaginar…
Vou ver se vejo … gosto disso.

Tb comecei a trabalhar sem fotometro.
Era assim quando comecei em uma revista ( Tempo) finais da decada de 70.
Ia na cabeça as combinaçoes possiveis…
E saía.

Interessante sua pergunta. Eu não tinha pensando nisso, mas acho que é desse costume de usar 50mm que hj vemos várias “dicas” na net q para foto de paisagem tem que usar abertura pra de f/16 pra cima. Eu sempre achei isso entranho, tendo em vista que numa 18mm dá pra usar f/5.6 e ter foco no infinito focando a 3 metros.

Na realidade na maioria dos casos é a partir de 11. Mas isso tem mais relação que a melhor nitidez das lentes está entre 11 e 16 (em média) e para paisagens isso é mais interessante.