´como usar o meu equipamento corretamente

ola pessoal tenho uma nikon D80 que ultilizo para cobertura de eventos sociais,é uma maquina boa,para estudio é otima usando a iluminação correta,porem em eventos sem iluminaçaõ ou mesmo pouca acabo me perdendo,ontem fotografei um casamento durante o dia,fazia muito sol ,mais havia lugares com sombra,a noiva era afro decendente.resultado de 300 fotos batidas metade salvou,e uma duvida por varias vezes tirei a mesma posição duas vezes em momenots seguidos,so que uma ficava escura a outra clara,usei flesh e isso acabou por estourar o branco,por favor quem conhece esse tipo de equipamento me ajude a melhorar qualidade de fotografias.

Olá amiga,
Você sempre usou Nikon?
Porque ao meu ver… os mesmos problemas que você tem com a sua câmera, você teria com outros equipamentos. Não me leve a mal, mas acho que faltou conhecimento sobre o equipamento e seus métodos de utilização. Em eventos sociais, mesmo em ambientes iluminados, é bom usar o flash para congelar os movimentos. O resto seria trabalhar com a compensação para não ter imagens estouradas.

e sobre radio flash?ajudaria,sei que não estou a altura e sei tambem que posso conhecer melhor o meu equipamento,de qualquer forma obg pela resposta.

certo ate entendo mais mesmo assim ainda nao é completa a aresposta.um flash melhor uma luz auxiliar ou novas tecnicas ou etc etc etc…?

ok

Gizelly, o que aconteceu aí foi problema de fotometria. noiva afrodescendente, roupa branca, rol, sombra. Qualquer máquina sofre nessas condições. Então a única forma de contornar esse problema é na fotometria. analisando a situação e vendo o que fazer: compensar no flash, compensar na câmera, desligar o flash, alterar o ISO. Só por curiosidade: você usa a cãmera em qual modo ( M, A, S… ) ? E a fotometria ( pontual, matrix ) ?

nesse caso usei no modo M ,a fotometria no pontual e o flash no TTL.olha se puder dar uma olhada nas fotos.Gizelly Paes | Flickr

sempre preferi nao usar compensação,sempre usei no modo 0 agora vou fazer um teste e tenho certeza fara a diferença.obg mesmo querido.abraço.

Certo… é que nesses casos tem que usar compensação mesmo. Ou no flash ou na cãmera. Eu prefiro compensar no flash na maior parte das situações. e com medição pontual tem que tomar cuidado porque qualquer alteração no enquadramento gera uma nova fotometria pelo deslocamento do ponto.

certo o problema é que nao tenho esse equipamento flashmetro é oq vc usa?

é melhor trabalhar com flash no manual e a maquina tambem?

e o foto celula ajuda?vc pode me dizer …rsrsr se vc usa seu equipamento no modo manual e o flash no ttl?porque fiz um teste agora e ficou bom,no meu caso na maquina nikon D80 qual o melhor?ou td é de acordo com a ilumição.

Giselly, o que torna a fotografia tão dinâmica é que não existe uma receita. Para cada situação há uma forma de configuração. Eu sempre uso no manual, flash TTL. Algumas vezes flash no manual tbm. E vou compensando conforme a necessidade. O fotômetro a que me refiro é o da máquina mesmo… e a forma como a fotometria é feita influencia totalmente no resultado final, ainda mais trabalhando em TTL. A fotocélula/radioflash não ajudaria nesse caso, porque há somente um problema na fotometria da cena mesmo.

Olá amiga,
desculpe se fui grosso… :no: não queria passar esta impressão. Tenho muitas dificuldades em certos pontos relacionados a fotografia e acredito que as dificuldades que temos é sempre bom compartilhar 8-), como você está fazendo, para que possamos sempre aprender cada vez mais. :ok:

[]´s

Vc fotografou em RAW ou JPG?

Gizelly Paes,
Para você não entregar essas fotos assim escuras você pode da uma melhorada de leve no photoshop.Afinal de contas é para esse tipo de coisa que o programa foi feito.
Sou apenas um amador mas acho que a pos-produção da foto é muito importante também.
Abraços!

usei jpg.e para o outro amigo respondo eu uso o fhotoshop sim mais nesse caso especifico a probalidade de nitides é zero.e causaria muito ruido na fotos que citei em especial.

e ao guto muito obg mesmo pela ajuda,tudo que vc falou aqui na pratica deu certo,ontem fotografei uma colocaçaõ de grau e cara ficou show,e o mais legal é que na minha maquina tem tanta coisa que sinceramente nao sabia usar e confesso que achava que estava otima,mais estava errada e atraves daqui mesmo sendo em pouco dialogo foi muito gratificante,estou sempre abertas as criticas construtivas,essas ajudam a fermentar um profissional a se tornar sempre melhor.obg a todos.gi paes

Em JPG não vai dar para fazer muita coisa, se fosse em RAW dava para corrigir muito melhor. Mas o ideal é acertar a fotometria, bem menos trabalhoso que ficar perdendo tempo no photoshop, quando for possível usa o cartão cinza.

Noiva negra com vestido branco e o noivo de preto é mais difícil, no caso em questão talvez até o terno do noivo ajudasse a fotometrar corretamente. Flash fora da sapata também ajuda, mas neste caso talvez um rebatedor fosse melhor. É muita variável, só estando lá para saber exatamente como a foto devia ser feita. O melhor investimento que vc pode fazer é um bom curso, SENAC eu aconselho muito.

[ ]s

Formel

uso rebatedor,e to ajustando sim na fotometria sei que em raw é bem melhor mesmo o problema é que nao tenho o programa de instalação.mais vou seguir o conselho obg,aprender é sempre bom e é a única coisa que ninguem tira de vc,a sabedoria e aprendizado.valeu.