Atendendo a uma sugestão do Cirinho, preparei um comparativo entre essas três câmeras aí do título. Como a prova do café está na xícara, a prova da câmera está nas fotos. Assim, vou postar fotos tiradas no mesmo local e horário com as três câmeras, para quem quiser ver e comentar.
Antes, algumas considerações:
As câmeras entregam arquivos diferentes, por óbvio. Assim, embora a D700 seja FF, seus arquivos são os menores, com 12 Mp (4256x2832), a D500 fica no meio com 21 Mp (5560x3719) e a D810 entrega os maiores arquivos, com 36 Mp (7360x4910). Para que isso fique claro, tirei fotos da mesma cena com as três, usando lente de 50mm nas FF e 35mm na DX, para ficar tudo mais ou menos equivalente:
Mantive a proporcionalidade entre os tamanhos das fotos, pra não sobrecarregar o tópico com as fotos em tamanho real. Assim, salvei os JPEGs com 10% do tamanho original. Isso permite ter uma noção da diferença de tamanho - e resolução - entre as três câmeras. Nesse momento me preocupei apenas com o enquadramento similar para as três, dando a visão do ângulo normal pra elas, e o tamanho dos arquivos.
Usei f/8 em todas as fotos para manter uma boa profundidade de campo.
Depois disso, tirei fotos da mesma cena usando a mesma lente para as três câmeras: Nikon 85mm f/1.8 G. Variei o ISO entre o mínimo de cada câmera e 25.600, que é o máximo factível para elas, na minha opinião. Aí recortei uma área no centro das fotos, onde tem esse pequeno limoeiro e o muro, em 100% do tamanho, para que vocês vejam o ruído que resultou. Como as fotos têm resolução diferente em cada câmera, e eu mantive o mesmo recorte em 100% dos pixels, os recortes são maiores na D810, médios na D500 e pequenos na D700:
As fotos foram todas tiradas em Raw e transformadas pra JPEG usando o Capture NX-D, da Nikon, sem nenhuma modificação nos parâmetros originais, com exceção do tamanho, nas primeiras três fotos, e os recortes, no resto.
Deixei as câmeras em prioridade abertura, mantendo em f/8. Escolhi a lente de 85 mm porque considero esta a minha lente mais nítida. Como a mudança no iso implica em mudança na velocidade, com esses parâmetros, e estava ventando, as fotos com menor iso apresentam o limoeiro borrado em razão do movimento. Não me incomodei com isso tendo em vista que acho que o grande interesse estará nas fotos em iso mais alto.
As fotos da D500 apresentam bem mais ruído do que as das full frame, mas a D500 tem sido a câmera que eu mais uso, pois é muito ágil para focar. Entretanto, para fotos mais trabalhadas, onde a velocidade de foco não é fator, a D810 é imbatível entre as três.
Quem quiser encomendar alguma foto específica, é só falar que eu tento fazer. Tô meio sem idéia do que mais colocar aqui neste comparativo.
As primeiras fotos que você postou, mesmo abrindo no Flickr, estão pequenas.
Depois vi que você colocou o endereço para o álbum no Flickr para acessar as fotos.
Legal a sua iniciativa mas eu acho que postar fotos usando esas lentes com exemplos reais (como nesse review Review Pessoal D7200) e dando sua impressão de ergonomia, AF, ISO, etc… ia ficar muito mais legal e rico.
Eu sei que dá trabalho mas, quando der, tenta fazer isso.
As três primeiras fotos buscam mostrar, dentro das limitações de postagem do forum, a diferença na prática entre as diferentes resoluções das câmeras. Eu reduzi as dimensões horizontal e vertical das três fotos para 10% do original (as fotos têm assim apenas 1% do tamanho original). Isso permite que as pessoas vejam que a D700 entrega fotos menos detalhadas que as outras duas.
Quanto ao uso, eu me surpreendi com a D500. Ela não entrega a mesma qualidade de arquivo da D810, mas é extremamente rápida para focar e fotografar. Com o cartão XQD ela chega a dar medo, pois vc deixa o dedo no obturador ela vai disparando fotos sem parar nem diminuir a velocidade. Como meu cartão pega “só” 600 fotos eu fico policiando, pois se bobear vc tira 200 fotos seguidas. O foco também é surpreendente: com qualquer das lentes que eu tenho ele é preciso e extremamente rápido. Outra vantagem é relacionada à posição dos pontos de foco no visor:
(as fotos não ficaram lá essas coisas pq coloquei o celular no visor das câmeras pra fotografar os pontos).
Em termos de alcance dinâmico, a D810 dá um banho. Recupera muito bem sombras, permite fazer HDR usando apenas uma foto (vc salva duas ou três versões da mesma foto, variando a compensação de exposição no computador, aí monta) e é muito boa para retratos, principalmente. Uso ela em ensaios com pessoas e nada a reclamar.
A D700 é um padrão mais antigo. O controle de ISO tem que ser utilizado na mão esquerda, não permite mapear um botão do lado direito pra fazer com uma só mão, como é nas outras. Mas para certas situações, ela apresenta vantagens. Como ela dá arquivos menores, de 12Mp, é mais tranquilo editar as fotos dela. Além disso, ela é muito resistente. A minha tem cerca de 140 mil fotos e não falha. Passa muita confiança.
O mais interessante é que, no dia a dia, não estou usando nenhuma dessas câmeras, embora a D500 me acompanhe mais. A que eu mais uso é uma D3400 com lente do kit (18-55). É leve, prática, deixo ela em prioridade de abertura com ISO automático e velocidade limitada a 1/60 no mínimo. Ela resolve 90% da minha necessidade. Quando aparece um ensaio, levo a D810. Quando quero fotografar pássaros e coisas que se mexem, a D500. Se for pra ralar, com longas exposições para pegar a Via Láctea, a D700. Mas andando na rua. ao meu lado no carro, na praia sobre a toalha ou numa caminhada, a D3400 se mostra suficiente:
Nikon D3400
18-55mm f/3.5-5.6
ƒ/9.0 55.0 mm 1/800 iso 100
Como eu disse, eu fico meio sem idéia do que dizer. Quem quiser saber, pergunte, que eu tento responder. Além disso, algum teste específico, é só pedir.