Comparativo de Video - Canon 5Dmk2, Panasonic GH1, Canon SX1 IS & Sony DSC-HX1

Bom comparativo entre as FHD câmeras…Qual está melhor?
http://www.cameralabs.com/features/1080p_HD_video_comparison/GH1_vs_5D_Mark_II_vs_SX1_IS_vs_HX1.shtml

leandro, voce nao estranhou alguma coisa?
em varios reviews o video da canon 5Dmk2 é bem elogiado
e neste comparativo da camera labs o que mostra ali, pe
lo menos pra mim, estava bem ruinzinho e o da sony foi melhor.

penso que nao estavam ajustadas em iguais condicoes.
muito estranho…

Tenho uma Hx1, realmente os vídeos dela são excelentes…

Tb achei muito estranho este teste. Primeiro essa imagem da Canon 5d mk2 cheia de artefatos e flicker Depois, a imagem da GHI em modo entrelaçado(1080i) sai-se melhor que em modo progressivo (720p), sendo que é sabido que o progressivo é melhor. Acho que o teste teria que dizer passo a passo sobre o processo de conversão de cada um, além de testar outros possíveis. Essa coisa de conversão de video é muito mais problematica do que em fotografia pq cada fabricante escolhe um codec diferente. Infelizmente não existe RAW para esses vídeos.
Mas não quero dizer que o teste tá errado. As imagens boas da 5d MK2 que vemos por aí estão sempre paradas e isso faz uma enorme diferença. Enfim ainda acho complicado esse lance de videos em maquinas fotografica. Uma hora vejo imagens sensacionais e outras uma porcaria. Agora que a imagem dessa Sony impressiona é fato.

edit: agora que vi que o verdadeiro teste está no vimeo em HD, isto, é onde os videos armazenados estão mais próximos do original. Agora sim a panasonic GH1 (720p) e a 5D mk2 apresentam imagens descentes.

Vi estes dias o site de um fotógrafo americano que está usando a 5D para fazer clipes durante o casamento, aproveitando que está próximo. Ele juntou estes pequenos clipes e colocou no youtube. Eu achei sensacional, a qualidade e o DOF são explendidos. Pena que não tenho mais o link.

Agora sensacional mesmo está este aqui, feito com a 1D Mk IV, usando luz natural

Mas que mania de achar que câmera fotográfica tem que fazer vídeo hehehehe

É parecido com o cara que quer usar uma chave de fenda com parafuso phillips :smiley:

Compre uma Canon VIXIA HG20 e seja feliz !

Bom, se não me engano, o tópico aqui é “Filmagem com cameras digitais”. E é sobre isso que está sendo falado. Se acha que não tem nada a ver, é só não participar, certo ??

Mau humorado ! :smiley:

Sei lá, eu não acho legal os vídeos produzidos… principalemnte em Full HD… mas dá pra quebrar um galho!

Bom vi todos em HD para ter uma idéia legal da qualidade. A princípio achei o da GH1 o pior de todos. Gostei muito do vídeo da 5D (na minha opinião o melhor do teste), mas o que me incomodou nele é que da para ouvir o barulho do AF funcionando no vídeo, o que não ocorre nas outras 3.
O maior problema nas duas câmeras de lentes intercambiâveis foi a tremedeira intensa de quem estava filmando, principalmente quando foi dado o Zoom, parece ser bem difícil segurar a SLR quando está trabalhando com vídeo. Este teste me faz inclusive pensar sobre a ergonomia destas câmeras.
Bantunes o modo entrelaçado perde nitidez, não é resolução real (ele opera alternando registros), diferente do progressivo que é a resolução real que o dispositivo consegue entregar.

O teste é furado, pois a GH1 foi testada em 720/50p e 1080/50i, sendo que o melhor dela é 1080/24p, que fica com aparencia de cinema. Teste típico de quem nao entende nada de video, alem da configuracao errada, estão com uma bela tremedeira.

A 5DMKII leva vantagem sobre a GH1 em resolucao, saturacao das cores e sensibilidade, e a GH1 ganha em cine look (24p e gama mais proxima a do cinema, tipico das cameras de video pana), opcoes de lentes e preço.

Pois é …por isso estranhei aquelas imagens mas como disse elas n servem de parametro nenhum.

Zecahue, veja o filme no vimeo. Lá a GH1 tá definida como 1080p não “i” . Esqueça o teste da cameralabs. Quanto a tremedeira das cameras, achei bom terem feito assim pq torna mais evidente os defeitos do video como o 'skew"(imagem distorcida)da GH1 por exemplo. Defeito que é mais dificil de ocorrer em cameras de video profissionais. Enfim, acho que essas cameras se quiserem ter um uso profissional não devem prescindir de tripés. Até pela péssima ergonomia como o Leo Terra mesme mencionou

Oi Bantunes, eu vi os testes no Vimeo. Um está como 720/50p e o outro foi gravado em p mas passado pra i para tv pal. Sendo que o ideal desta camera é 1080/24p. Veja o que ele diz “This (and the 720p version uploaded earlier) are supposed to demonstrate how the GH1 and kit zoom perform when used like a traditional camcorder”… “Isto é para mostrar como a GH1 e a lente do kit se saem quando usadas como uma camcorder tradicional”. O forte destas cameras não é para serem usadas como “filmadoras de mão”, isto acaba induzindo um pouco a opinião sobre a qualidade. É como testar qualidade de uma chuteira num jogo de basquete.

Dêem uma olhada nestes videos feitos com a GH1

clip de banda http://vimeo.com/6942561
trailer de filme http://www.vimeo.com/7449911
curta documentario Nonnersdorf - the lost paradise on Vimeo

Muito bons os clipes da GH1. Mas aí também é muito resultado das lentes usadas, do tratamento na edição e, claro, dos fotógrafos.
abs

É uma pena que não fizeram os testes numa situação mais crítica de luminosidade.
Com a lente tão fechada e ISO tão lento é difícil distinguir como a filmagem de cada equipamento se comportará num ambiente escuro.
De fato, achei as filmagens muito tremidas. Como disseram, a ergonomia das máquinas fotográficas não é ideal para este propósito.

Antes de ver os clipes pensei que dariam um banho na minha antiga Canon S3IS mas chegue a conclusão contrária.
O IS dela e o visor móvel ajudam bastante. Ao menos quase não sai tremidos a filmagem …

Mas ainda estou de olho na GH1 (finalmente uma digital que dá para adaptar minhas lentes FD sem lente de correção).

Câmeras fotográficas até que nem precisa mas que nas câmeras digitais esse recurso é muito bem vindo isso é. Melhor ter na mão uma que faça as duas coisas do que carregar dois trambolhos ao mesmo tempo se pode se fazer tudo com uma só.

Referente ao post inicial, o menos ruim é o da Sony. Mas como disseram, o teste está furado.

Será que dá para filmar um casamento por exemplo, editar e ficar bom? sem perder muita qualidade?

Não

da … e como da.

http://vimeo.com/2824845 5dmk2
A happy wedding (GH1 + FD24mm f1.4 + Kit lens) on Vimeo GH1
Rebecca & Alfred on Vimeo 7D

Com os equipamentos de hoje em dia, não existe mais aquela velha discussão “esta camera faz?” … eu diria que da pra mudar pra “eu sei fazer?”

Equipamento já não é mais impecilio, conhecimento sim.