Compra de Filtro 58mm

Pessoal, li vários tópicos sobre o uso do filtro uv para proteção de lentes, alguns recomendam e outros não, mas vou acabar usando pois tenho medo de riscar minhas lentes rsrs.

Tenho achado vários no ML mas fico naquela dúvida de ser falso ou não.

Existe algum site que vocês poderiam indicar para eu comprar esses filtros ?

Pois penso que em uma loja eu teria menos problemas, em relação a filtros falsos.

Compre um parasol e esqueça que filtro uv existe.

:ok: :ok: :ok:

:ok: :ok: :ok: :ok:

No site da Canon tem alguns filtros.

Opa pessoal grato pela dica do parasol, só fico na dúvida quanto a poeira na lente e afins, a cada limpeza fico com um enorme medo de riscar.

Alguma recomendação de parasol para lente 18-55 ?

Para a 50mm 1.4 também devo usar, ?

Obrigado

Você não falou a marca, então vou pra solução genérica. Esse parassol aqui vai servir em qualquer lente com rosca 52mm. Vc teria que ver se a rosca das suas lentes é essa, e caso negativo, comprar o parassol de acordo:

Clicando na imagem, é uma sugestão de onde comprar.

Obrigado vou fazer a compra de dois desses, tenho um medo de riscar minhas lentes kkk

Medo totalmente procedente… A probabilidade de algum dano na parte frontal da lente é real , por impacto ou riscos. Só o parasol nao resolve.
O uso pouco frequente da lente só diminui a possibilidade de dano, nao o elimina. O uso mais frequente aumenta exponencialmente essa possibilidade.
A cada limpeza da lente, por mais cuidado que se tome, uma micro/macro poeira, na lente ou no limpador, pode risca-la. Alguns deles só percebemos tempos depois quando já sao muitos… A maneira de evitar é, sim, utiizar um filtro protetor/UV, mas que seja de qualidade, com alta taxa de transmissão de luz. Entre filtros baratos e nada é melhor ficar só com o parasol. Proteger a lente, principalmente se for valiosa (em termos financeiros ou de gosto pessoal), pede filtros de alta qualidade q são caros. Na minha melhor e mais cara lente, uso filtro B+W UV original (comprado na BH) mas os dos grandes fabricantes de lentes sao bastante confiáveis (Canon, Nikon, Olympus…). O problema de comprar os filtros de marcas famosas no Brasil é a alta incidência de falsificados…

Pois é…

Eu já defendi o NÃO uso do filtro, mesmo tendo uma Sigma 17-70 (com parasol 100% do tempo) riscada, ainda sim eu não usava, mas quando riscou a minha 180mm F2.8D mudei de ideia, fiz uns testes com um Greika em uma 50mm e resolvi que não deixaria mais minhas lentes sem filtro. Hoje uso em todas, e não abro mão.

Tenho Greika, Kenko, e Hoya, e tenho certeza que não são originais pelo preço que paguei no ML.

O teste que fiz com a 50mm está aqui:

É mais fácil uma lente minha cair no chão e quebrar do que aranhar a lente.

Uso filtro UV em todas as minhas lentes. Não sinto diferença na qualidade de imagem, francamente falando. O único contra é a entrada de flare que é facilitada, mas com um UV + Parasol problema resolvido. NOta : se sua lente for grande angular tipo 18-55, 17-50, 17-55, etc, lembre-se de usar um parasol de pétala para evitar vinhetas nas bordas da imagem.

Comprei uma Tamron 70-300, veio com um, deixe ali, quem mal tem?

Nas primeiras fotos nortunas que fiz deu vários pontos de reflexos, 1 pra cada luz da cidade, joguei fora sem remorso.

Tenho a impressão quem risca lente assim é porque não usa as tampinhas e joga a lente na bag.

As tampinhas sujam e repassam a sujeira pra lente. O filtro por ser rosqueado impede que a sujeira passe pelo filtro. Arranhar o filtro não é um dano tão sério quanto arranhar uma objetiva.

Que sujeira é essa? estão fotografando 4x4 fazendo trilha? :hysterical:

Voce é um profissional que vive da qualidade das suas fotos … ?

Se SIM … compre um filtro de qualidade , que por mais caro que possa ser , não custará mais do que 10% do valor da sua lente …

Se NÃO … nem tem com que se preocupar quanto à MUITA qualidade ou FALSIFICAÇÃO … e sua lente estará mais ( eu NÃO disse totalmente ) protegida …

Na minha opinião , e gosto imensamente de frisar isso , que só serve para mim mesmo , voce poderá NUNCA ver a real necessidade de um filtro na sua lente , MAS TAMBÉM , poderá se arrepender amargamente o fato de nunca ter colocado um em suas lentes , a escolha é sua .

Eu carrego meu equipamento em uma bolsa de couro muito antiga , forrada com espuma de alta densidade . Estava atrasado e minha filha , na epoca com 14 anos foi apanha-la . Bateu com a lateral da bolsa no corrimão da escada , e para NÃO dar inicio à terceira guerra mundial não me contou nada . No meu destino , mais de 5 mil km longe de casa , abri a bolsa e quase tive um ataque cardiaco , duas de minhas lentes tiveram as tampas dianteiras rachadas e os filtros ( eram hoya , portanto , de qualidade ) completamente estraçalhados , completamente moidos … e as duas lentes impecáveis , sem nenhum arranhãozinho por mais leve que fosse …

Pergunto , e se estivessem sem filtros … ? … provavelmente seriam perda total …

Cada um cuida do seu equipamento como acha que deve , e as opiniões foram feitas para serem respeitadas , bem como as idéias e conceitos de cada colega , sendo profissional ou não. Eu NUNCA sai de uma loja , onde tenha comprado uma lente , sem o seu filtro , e inclusive , já cheguei a comprar o filtro ANTES poder comprar a lente … :hysterical: … tenho ela até hoje , tem cerca de 25 anos , é uma sigma reflex 600mm f 8 … que por sinal continua funcionando muito bem … :smiley:

Pois é, comprei o parasol, mas vou acabar comprando o filtro mesmo, que loja é essa BH ? Teria o link ?

O filtro Greika creio que é o que tem menos chance de ser falsificado certo? Pois Hoya e Kenko você acha aos montes no Ebay, você lembra a loja que você comprou o seu ?

Comprei o de pétala sim, apesar de ainda não ter testado . Que marca você tem usado de filtro?