Comprador quer devolver produto usado no ML depois de mais de um mês, pode isso?

Vendi uma lente que foi entregue m 27 de junho. Agora apareceu que o comprador quer devolver , isso hoje 29 de julho ou seja, 32 dias depois… Pode isso?
Pelo que sei Câmeras e acessórios tem 7 dias de direito de arrependimento.

o ruim que não aparece muitas opções aqui… no resumo da conta não aparece a reclamação, mas se entro em minhas vendas e procuro as mais antigas aparece ela com exclamação.
Entrando na venda fala que eu tenho até dia 03 para responder a reclamação: Oferecer devolução ou Reembolsa Dinheiro.
Estranhamente não aparece para declinar ou algo do tipo. Também não aparece o campo ajuda para falar com algum mediador da plataforma.
Alguem sabe me dizer o que fazer?

Que cilada se tornou o ML.

Já tentou ligar para lá? 0800-637-7246 (Achei esse número na internet, não sei se é o certo). Teve uma vez que tive um problema com o ML e só resolvi pelo telefone, sim eles tem atendimento telefônico, o problema é descobrir o bendito telefone.

O mais estranho é o sistema permitir a abertura de um processo de devolução após vencidos os prazos da plataforma. :dizzy_face:

Sinceramente eu ignoraria a mensagem e bola pra frente.

Dei uma olhadinha no site, no produto que pesquisei informa 30 dias após recebimento.

Achei várias reclamações disso no reclame aqui, incluindo de uma go pro.

O comprador tem até 9 dias para devolver sem nenhuma explicação e até 30 dias para fazer uma reclamação e tentar devolver. É previsto no código consumidor esses 30 dias. Agora 32 dias nunca vi. Estranho ainda que não haja nenhuma opção ou algum tipo de disputa onde tenha um mediador.

Há alguns meses vendi uma lente por lá para um cara que entrou em contato por um anúncio do Facebook Marketing. Antes de enviar qualquer coisa (principalmente equipamentos usados) eu gravo vídeo com testes pra mostrar que está tudo funcionando. Gravo ainda o processo de embalagem, sem cortes, mostrando o número de série, etc.
Pois bem, depois de 13 dias o cara me chamou. E nem me chamou diretamente, primeiro jogou meio que uma indireta em um comentário sobre erro de câmera que eu fiz. Depois chamou e disse que a lente deu erro logo no segundo dia que chegou, porém ele só chamou 13 dias depois, fez ainda 2 trabalhos com ela.
Expliquei que a lente estava em perfeitas condições e que isso acontece. Me ofereci para pagar uma parte do serviço mesmo o prazo de 9 dias do ML tendo terminado. Minha esposa diz que esse foi o meu erro, porque (teoria dela) com isso ele achou que eu teria alguma culpa, que tinha enviado a lente já com defeito.
Já tinha combinado de pagar 500,00 como parte do serviço (veja, mesmo a lente tendo dado defeito na mão dele. Ele até tinha outra lente com o mesmo defeito lá. Sabe lá como ele usava).
Passou alguns dias chega o aviso do ML dizendo que o comprador queria devolver. Daí eu mandei para o ML todas as provas que tinha de que a lente estava OK antes de eu enviá-la (vídeos e fotos feitos com a lente antes de enviar, os testes gravados, o vídeo do processo de embalagem, tudo). E ainda disse que eu havia me colocado a disposição de pagar parte do serviço, mesmo não tendo culpa.
Um dia depois o ML retirou a queixa e disse que estava tudo bem, que era apenas pra prestar atenção e sempre conversar com os compradores ,etc.
Lógico que daí em diante eu nem paguei mais a parte do serviço e nem o cara teve coragem de falar comigo de novo.
Se eu fosse vc Fernando tentaria mesmo ligar pra lá.
Também já fui atendido por telefone. Funciona. Basta achar o número que eles resolvem até mais rápido do que no site. Agora fica a lição: ao vender sempre registre que está tudo ok com o equipamento, o número de série, o processo de embalagem, etc. É um saco, mas é garantia contra má fé.

Esses 30 dias são para defeito e não arrependimento de compra.

Comigo já aconteceu de devolverem dentro do prazo de 7 dias.
Duas vezes eram produtos novos e obviamente a pessoa usou e até percebi riscos de uso no produto.
Então tive que vender como usado e bola pra frente.

Teve uma vez que teeempos depois, uns 3 ou 4 mêses o comprador de um flash me chamou dizendo que estava falhando muito.
Era por que ele estava usando TTL com HSS diretão em condições de muita potência. As vezes o vendedor sofre com muita coisa que não compete a ele.

Pelas regras do Mercado Livre, são 7 dias para produtos de tecnologia (incluindo câmeras e acessórios) e 30 dias para demais produtos:

Ele postou o link no início do tópico mas parece que o próprio ML não segue essa regra.

O Mercado Livre é bem focado em grandes vendedores, em termos de volume. Esses vendedores dão conta facilmente da política que favorece os compradores. Vendedores “pessoa física” vão ter mais riscos, especialmente com vendas de valor alto. Já vendi lentes lá sem problemas, mas hoje não me daria mais ao trabalho.

Eu também tenho esse costume de filmar e fotografar antes do envio. Já tive umas 3 ou 4 vezes que devolveram e eu pedi ajuda e reverteram. Por isso é importante filmar.

Estranho mesmo é não aparecer a opção de mediação.

Há uns dois anos eu já pedi devolução de um item quase um mês depois, mas naquela época era meio que um benefício de usuário nível 6. Depois tentei devolver outra coisa fora do prazo e perdi a reclamação.

Realmente estranho aparecer isso para o comprador. Lembro que desde essa vez que foi indeferido , passados os 7 dias some o botão devolver grátis.

Outra coisa estranha é que li em uma mensagem que se eu não respondesse a reclamação após o prazo o comprador que escolheria como proceder. Meu medo é não responder e daí o cara colocar que só quer o reembolso do valor.

Agora lembrei de um bug que deu no site….
Uma vez comprei uma 17-40 junto com um telecoversor pelo carrinho. O vendedor do TC cancelou a venda aí o cartão estornou o valor total da compra, só que para o vendedor da lente aparecia normal a venda, que já estava inclusive com a etiqueta pra imprimir. Eu burro fui resenhar com o cara e expliquei toda história. Ele achou que eu estava com papo de golpista e acabou cancelando tb a venda. Eu e minha língua grande, acabei perdendo de ganhar uma lente de 2k por conta do ML.

De toda forma, ao menos não é uma lente tão cara, mas é complicado isso.
Por essas eu estou preferindo a OLX

O OLX Pay funciona bem?

Nossa, fiquei surpreso da última vez que usei Olx Pay. Foi muito tranquilo. Se for vender o repasse do dinheiro é mais rápido que o ML (no ML são 7 ou 9 dias após a pessoa receber a encomenda. No Olx a pessoa recebe e no outro dia já liberam.
Eu ainda tive um problema na transferência do dinheiro para minha conta corrente: não conseguia transferir. Pedi ajuda e foi outra surpresa, atendimento excelente. Mandaram e-mails mais de uma vez por dia. Liguei e o atendimento pelo telefone também foi ótimo. A moça me explicou que foi porque era minha primeira venda e eles têm um sistema de proteção.
Tenho visto muita gente preferindo vender por lá.

:ok:
Bom saber.

Estou esperando um relato de quem tomou o golpe da devolução no olx pra saber como eles agem.

Também tenho a mesma opinião do Adriano. Comissão justa que não esfola (10%), facilidade de entrega igual do ML (etiqueta pré paga), pagamento em 48h ou menos depois que o comprador recebe.

Ainda não tive problema nem conheci que teve com devolução. De toda forma eu sempre fotografo e filmo antes de enviar.

Única coisa chata deles é que a transferência não é pix, demora 1 ou 2 DU pra cair.

Outra coisa ruim é o sistema de busca que é meio limitado.

Por outro lado de vez em quando rola promoção com cupom de desconto.

Eu já cansei de pedir para pessoas que estavam anunciando no Olx, para ativar e vender pelo OlxPay e ninguém quis.
Uns aceitaram vender pelo ML daí…

O grande problema que a Olx é conhecida pelos reis dos golpes, então fica difícil. Ainda prefiro o ML.

Ontem mesmo pesquisei um produto na OLX e ao clicar no anúncio apareceu uma mensagem que o vendedor estava suspenso/bloqueado por suspeita de negociação fraudulenta ou algo assim.
pelo jeito a plataforma está atenta.