slim.vicious, eu só fiz foto de balada uma vez na minha vida, não é o meu mercado, mas foi pra uns amigos que queriam ter umas fotos diferentes pra divulgar a festa, e nesse dia eu tava bem a fim. Já mostrei isso aqui nesse fórum outras vezes, mas olha aí:
http://cargocollective.com/thiagolara/235320/CLAP
Eu já tô fotografando há pouco mais de um ano, então já deu pra comprar várias lentes claras, fixas e zoons, fisheye, flashes, tudo o que tem direito. Minha cam digital é uma D90.
E cara, nesse dia eu levei uma Canon G11 e só. 
E foi maravilhoso! Botei no AV, e setei +2/3 de compensação pro flash pra ficar do jeito que eu gosto, um pouquinho sobrexposto. Aí eu fui beber e conversar com as pessoas, com a câmera no pescoço como se eu fosse simplesmente um fanfarrão com uma câmera (“como se fosse” é ótimo, né?
) e não o “fotógrafo”.
Repara nas fotos que tinha 3(!) outros fotógrafos na festa, todos armados até os dentes: lentona, flashão… As fotos deles estão igualzinhas a essas suas aí, algumas ao invés da luz assim mais direta, nêgo usou rebatido no teto (essa boate tem teto branco). Mas enfim, o equipamento não fez essa diferença toda.
Eu acho assim: Já que vai usar no automático mesmo, é melhor investir na interação. Uma câmera menos ostensiva vai te possibilitar um approach muito mais natural e, consequentemente, mais pessoal e mais carregado de identidade.
Já se vc chega num lugar que tá todo mundo bebendo, no escurinho, e dá aquela rajada de TTL na cara da pessoa com a lente se mexendo pra focar, nesse meio segundo a pessoa congela, endurece as costas e perde a naturalidade.
Sei lá, arruma uma compacta pra mão direita, um drink pra mão esquerda e chega nessa configuração nas pessoas que elas, ao te verem aberto, se abrem tb. 
EDIT: Uma outra vantagem que me fez escolher a G11 pra esse dia, que eu esqueci de mencionar, é o seguinte: A G11 tem um viewfinder fora da lente, como se fosse um viewfinder de rangefinder, que não é lá essas coisas, é bem tortinho de paralaxe, mas como é direto não rouba luz, vc consegue enquadrar tranquilamente mesmo no escuro, é a mesma luminosidade que se vc estivesse olhando fora da câmera.
Já numa DSLR a quantidade de luz que vc vai estar vendo no viewfinder vai ser à maior abertura possível da lente, ou seja, mais escuro do que o ambiente.