Configuração e Acessórios Necessários para Fotos de Baladas

Olá!

Sou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda de vocês, se possível.
Eu quero saber qual o tipo de flash e lente ideais para se tirar fotos em baladas, de preferência com um baixo custo, pois estou começando. E também desejo saber as melhores configurações da câmera para isso. Eu uso uma D40, em breve pretendo adquirir uma D90. Acham que compensa?
O site para qual fotografo é o www.radiocacula.com.br . No canto esquerdo, na coluna Slim em Foco, há fotos do meu trabalho. Queria ler críticas sinceras de vocês. Eu sei que esse não é o tópico adequado, mas como eu englobei vários assuntos, achei melhor do que espalhar um monte de tópicos. Algumas fotos estão meio sem foco devido a antes eu não saber como aumentar o foco. Em breve entrará no ar a minha página, então quero ter uma melhor noção para não fazer feio.

Fico no aguardo.

Sem mais, grato.

Slim.

Slim
as fotos estao boas , sao simples fotos de evento social.
Que configuraçao voce usa na D40?, qual lente? e qual flash?
abs.
AG.

Obrigado, agalons.
Então, eu utilizo a D40 “crua” mesmo, sem lente e nem flash, pois ainda não tenho a noção de qual comprar para utilizar em fotos sociais. Mas de vez em quando, por ser um site de notícias no geral, preciso tirar fotos de outros tipos de eventos, como esses dias por exemplo, precisei tirar fotos de um campeonato de motocross. Ainda sou iniciante, por isso muitas dúvidas. Uso a D40 no automático, por ainda não ter curso e nenhuma noção das outras configurações (sincero, rs). Aqui estão as fotos do campeonato de motocross: http://www.radiocacula.com.br/galeria.php?id=477&tp=Acontecimentos . Tirei-as sem lente, o que judiou um pouquinho da minha camera, pois tinha muita poeira e eu tinha de me aproximar bem, rs.

Ah, esqueci de citar que pretendo fazer fotos espontâneas também. Então, uma lente boa para isso.

slim.vicious, eu só fiz foto de balada uma vez na minha vida, não é o meu mercado, mas foi pra uns amigos que queriam ter umas fotos diferentes pra divulgar a festa, e nesse dia eu tava bem a fim. Já mostrei isso aqui nesse fórum outras vezes, mas olha aí:

http://cargocollective.com/thiagolara/235320/CLAP

Eu já tô fotografando há pouco mais de um ano, então já deu pra comprar várias lentes claras, fixas e zoons, fisheye, flashes, tudo o que tem direito. Minha cam digital é uma D90.

E cara, nesse dia eu levei uma Canon G11 e só. :smiley:

E foi maravilhoso! Botei no AV, e setei +2/3 de compensação pro flash pra ficar do jeito que eu gosto, um pouquinho sobrexposto. Aí eu fui beber e conversar com as pessoas, com a câmera no pescoço como se eu fosse simplesmente um fanfarrão com uma câmera (“como se fosse” é ótimo, né? :smiley: ) e não o “fotógrafo”.

Repara nas fotos que tinha 3(!) outros fotógrafos na festa, todos armados até os dentes: lentona, flashão… As fotos deles estão igualzinhas a essas suas aí, algumas ao invés da luz assim mais direta, nêgo usou rebatido no teto (essa boate tem teto branco). Mas enfim, o equipamento não fez essa diferença toda.

Eu acho assim: Já que vai usar no automático mesmo, é melhor investir na interação. Uma câmera menos ostensiva vai te possibilitar um approach muito mais natural e, consequentemente, mais pessoal e mais carregado de identidade.

Já se vc chega num lugar que tá todo mundo bebendo, no escurinho, e dá aquela rajada de TTL na cara da pessoa com a lente se mexendo pra focar, nesse meio segundo a pessoa congela, endurece as costas e perde a naturalidade.

Sei lá, arruma uma compacta pra mão direita, um drink pra mão esquerda e chega nessa configuração nas pessoas que elas, ao te verem aberto, se abrem tb. :slight_smile:

EDIT: Uma outra vantagem que me fez escolher a G11 pra esse dia, que eu esqueci de mencionar, é o seguinte: A G11 tem um viewfinder fora da lente, como se fosse um viewfinder de rangefinder, que não é lá essas coisas, é bem tortinho de paralaxe, mas como é direto não rouba luz, vc consegue enquadrar tranquilamente mesmo no escuro, é a mesma luminosidade que se vc estivesse olhando fora da câmera.

Já numa DSLR a quantidade de luz que vc vai estar vendo no viewfinder vai ser à maior abertura possível da lente, ou seja, mais escuro do que o ambiente.

Thiago,

Gostei da sua visão sobre isso, compartilho um pouco essa sua idéia dessa questão da câmera.

Mas… uma das coisas que eu notei quando tirava foto em baladas, é que as fotos não posadas ficavam muito melhores que as posadas. Se eu tenho uma DSLR com uma lente que me permita tirar fotos a uma distância razoável, eu posso subir bastante o ISO e não ter que disparar o Flash.

Não sei se expliquei bem o meu ponto de vista.

Eu fazia fotos para um site de baladas e as minhas fotos eram feitas nessa casa aqui: www.anzuclub.com.br

Dá uma olhada nas fotos que tem lá. Muitas feitas de longe e espontâneas, coisa que era totalmente impossível fazer com uma compacta qualquer: o flash não alcança e se subir o ISO pode jogar fora a foto.

Gui… não sabia que era você que tirava fotos aqui na Anzu. Que bacana!
Realmente, as fotos espontaneas são as melhores… que lentes vc usava?

Slim, nunca fotografei balada, os amigos mais experientes pode me confirmar, mas um flash TTL montado na Camera ajuda muito no autofoco, e usar umas velocidades mais baixas com flash ligado pode criar uns efeitos interessantes, da um diferencial.

Olha a foto abaixo, não deixa de ser balada, :smiley:
http://www.flickr.com/photos/jefcsouza/3893133649/in/set-72157622270960274/

*Só mais uma coisa, sem querer ser chato, mas você não fotografa “sem lente”, você usa a lente do kit, provavelmente uma 18-55.