Contraste global X CURVAS

Galera, gostaria de saber se alguém sabe qual a diferença de ajustar o contraste no slider ou na aba de curvas?
Existe algum dos dois que gera menos ruído e aberrações cromáticas?

PS. Ainda uso Lightroom :no: - infelizmente.
Abraço.

Os ajustes feitos são os mesmos, só a ferramenta é diferente, uns preferem as chaves em separado ( eu por ex ) e outros preferem trabalhar direto nas curvas, o que para mim é bem mais complexo e impreciso, EMHO.

São parecidos mas não são a mesma coisa. Pela curva você tem muito mais controle sobre o que está fazendo simplesmente pelo fato de poder mudar o ponto de inflexão de lugar e de poder dar pesos diferentes às sombras e altas luzes.

O slider é um controle mais simples.

Certo… Valeu pelas respostas. Mas a dúvida principal é: o resultado em termos de qualidade da imagem é o mesmo?

São ajustes diferentes, o que mais posso dizer ?

AFShalders. Entendi a questão do ajuste, mas não do resultado que cada um gera.

Enviado pelo celular com o Tapatalk

Preciso estudar mais isso. Em todos os tutoriais que vi e em aula no curso de fotografia o professor mencionou que utilizar as curvas ou as chaves são somente caminhos diferentes, mas o resultado ( ou o algoritmo ) é o mesmo, claro, haverá variação de acordo com o que cada um fizer.

Só vai saber testando você mesmo.

Não sao os mesmos. Os sliders mudam a curva em pontos fixos, que nem sempre dão o resultado ideal.

Isso mesmo. Em curvas, se pode criar infinitos pontos de controle, ao passo que nos sliders, vc normalmente tem algumas poucas faixas (Sombra, meio-tom e luzes). Neste exemplo aqui, tive que usar uns 6 pontos de controle pra chegar a um resultado especializado (imitar o Pro Contrast).

Pra tirar a prova, alguém poderia tentar reproduzir este resultado usando os sliders.

E claro, sempre que se tentar puxar o detalhe onde tem sombra (próximo à quina inferior esquerda da curva puxada pra cima), o ruído vem junto. Conceitualmente, o mesmo resultado vai acontecer com os sliders. Mas o refinamento do controle é bem diferente.

Luminance 2x emm 100 + Contraste Slider em “Use Legacy” 20 + Desature globar -30 + Balanço de branco um pouco para o Ciano

Meu Ajuste

https://s4.postimg.io/omx8wnia5/unnamed_copy.png

Pro Contrast

Ao meu ver o algoritmo do Pro contraste faz algumas modificações a mais que apenas curvas ou contraste via Slider.
Acredito que sabendo o resultado que quer chegar, se consegue o resultado com ambas ferramentas.

Que beleza saber disso! Até hoje tudo o que fiz foi usando somente as chaves de ajustes de luz, sombra, brancos, pretos…

Bora fazer testes :clap:

Como já disseram, quando movimenta-se o slider do contraste para mais ou menos, você está mexendo no contraste de todas as regiões do histograma.

Nas cuvas, você pode mexer em todo o histograma usando, por exemplo, a opção de Strong ou Medium Contrast ou você pode fazer efeitos específicos como o mais conhecido que é mexer nos extremos dando esse efeito abaixo.

20160721-DSC_0055 by Thales Souto, no Flickr

Nem todos gostam mas dá uma personalidade diferente.
Tem um tutorial bem simples que fiz sobre o uso dessa técnica:

Muito boas respostas, galera… Vou estudar mais pra aprender a usar curvas ao invés do slider. Muito obrigado a todos.

Enviado pelo celular com o Tapatalk

Que tópico interessante! Acompanhando!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Muito bom seu resultado, embora tenha usado outras ferramentas que não o contraste global (que era a pergunta do tópico). Na verdade a minha proposição não ficou corretamente formulada a este respeito. E, concordo, tem que saber qual resultado do efeito pra chegar lá.

De qualquer forma, com um pouco de prática, já fica relativamente fácil saber qual curva começar a usar, e depois ir refinando. Finalmente, curvas existem em qualquer software minimamente decente de edição.

Achei esse vídeo, rápido e com boas dicas de uso das curvas do Lightroom.

Chegar em casa e ver esses tutoriais aí :smiley: