Corel Draw X4 vs. Illustrator CS4

Para quem gosta de vetores, ou esta iniciando venho através desta pedir vossa opinião à respeito destes softwares.
Não que um seja melhor, mas qual o mais dinâmico, mais fácil (no sentido de interface), qual produz melhores resultados, qual você trabalha, enfim qual o mais completo?
De ante mão agradeço a atenção de todos.

Olha, creio que a questão aí seja mais sobre adaptação do que funcionalidades. Ambos são excelentes e sabendo utilizá-los, o céu é o limite rs
Aqui um exemplo de dois designers brasileiros que usam respectivamente o Corel e o Illustrator, olha:
http://cd-marcus.deviantart.com/gallery/ (Corel)
http://crisvector.deviantart.com/gallery/ (Ai)

Obrigado pela resposta Pedro. :slight_smile:

Essa pergunta é como a famosa questão:

“Que camera é melhor Nikon ou Canon”? rs… é a mesma coisa.
Cada um puxa a sardinha pro seu lado, mas ambas são ótimas ferramentas.

Eu uso o COREL a mais de 5 anos, trabalho muito nele (desenvolvo layouts para serviços gráficos). Então pra mim o Corel é melhor, porque é o que eu domino bem.

Já tentei me aventurar no Illustrator, mas não me adaptei, talvez por falta de empenho/tempo. Mas se você vai começar agora, tente o illustrator. Isso porque a maioria das agências de Publicidade sempre desenvolve em Ilustrator, e na internet vc acha muitos vetores em formato AI, feitos no illustrator. Já pro Corel é mais raro, embora ele abra arquivos AI (algums vezes dá pau, depende dos efeitos usados).

Eu faria isso, comece com Illustrator, e de vez em qdo fuce no Corel. :ok:
Boa sorte.

Já trabalhei com os dois e prefiro o Illustrator por encontrar um material muito maior de estudo e templates mais interessantes para essse formato fora do Brasil. É bastante rico.

O problema é que aqui em Brasília, por exemplo, a maoria das gráficas trabalham bem mais com o Corel e é mais dificil encontrar gente habituada com o ilustrator.

Sou fã do Illustrator mas a escolha é sua.

eu gosto mais do illustrator hoje trabalho com ele, mas não posso negar o corel é mais intuitivo.

Noooosssaaaa,
o cara é bom hein.
Imagens incríveis.

Questão de preferência, mesmo porque a disputa entre os concorrentes (Adobe e Corel) é muito grande e os dois aplicativos são excelentes.
Mas aqui vão minhas considerações de profissional gráfico:

Os dois aplicativos, embora trabalhem com curvas Bèzier e milhões de cálculos aritméticos têm a mesma finalidade e mesmo propósito: Criar objetos vetoriais (embora o pacote Corel ofereça algumas ferramentas de edição de bitmaps questionáveis em qualidade).

O Adobe Illustrator é muito superior na compatibilidade com aplicativos e periféricos de impressão de alta definição. O Corel ainda enfrenta pequenos problemas para exportação e/ou importação de seus vetores.

Já o Corel tem uma interface mais amigável para quem está iniciando e representa 75% dos usuários nesta área.
Se você pretende trabalhar com criações para gerar imagens (bitmaps) e está começando, o Corel é mais fácil de aprender. Caso seu objetivo seja estar entre os Publishers compatíveis vá de AI.

Eu começaria logo pelo Illustrator. Começar por um e depois querer migrar para outro programa é mais complicado, então é mais simples quebrar um pouco a cabeça no início rs
E se você estiver acostumado com a interface do Photoshop, não será tão complicado assim :ok:

o maior problema do corel pra mim eh BUG que SEMPRE ocorre!