Costruido um adaptador de lentes para as Canon Axx

Resolvi continuar o meu relato do topico “Polarizador na A75” em um novo.
A ideia e começar a discusão aqui, e depois quando tiver mais maduro colocar na forma de tutorial la na “Biblioteca do conhecimento”.

16/11/2004
Hoje fui ao supermercado e resolvi ver se na seção de plasticos e brinquedos não teria algo para usar como base para um adaptador.
Achei um ponte plastico que a base tem ums 50mm ea boca ums 70mm e 103mm de altura.
Tirei o fundo, e encaixa direitinho no anel original de proteção, mas fica folgado sem ele.
Aqui tem umas fotos…

Próximo passo e arranjar um filtro de 52mm e cortar o copo na altura correta e pintar internamente de preto.
Pelo que vi, na altura adequada, a boca vai ter mais de 52mm, vai precisar de algum adaptação extra.

Ideal seria ter cortado o fundo deixado ums 2mm de borda, mas não tenho ferramentas de precisão aqui em casa, que facilitaria a colocação das linguetas de fixação.

17/11/2004 (tarde)
Comprei um filtro ‘SKYLIGTH’ (R$22.00), não tinha o UV, por enquanto so preciso dele para fazer a ‘boca’ do adaptador. Tinha UV de 55mm, mas achei melhor usar um de 52mm para manter no padrão do adaptador comercial.
Comprei também algumas ferramentas e mais um copo plástico.

17/11/2004 (noite)
Cortei o copo a mais ou menos 4cm apartir do fundo, a parte interna da boca ficou em torno de 55mm. (O filtro de 55mm teria um encaixe mais perfeito)
O filtro de 52mm cabe por inteiro dentro do tubo, me dando a ideia de usar so ‘anel’ do filtro como suporte a outras.
Mais fotinhas…

Falta fazer as aletas de fixação na camera. E pensar em como fixar o filtro.

18/11/2004
Na noite anterior cortei uma tira do pedaço do copo e colei ele na parte interna do adaptador, para servir de espaçador para a colocação do filtro, e deixei a cola secando.
Usando uma lima e lixa aparei e nivelei a borda onde foi colada a tira, o filtro agora pode ser encaixado por pressão, ficando bem firme.
Para fixar o adaptador na camera usei pedaços de arame em forma de U e L, e colei com cola quente, ajustando a altura de forma a ficar firme na camera.
Ficou faltando pintar internamente de preto, ou colocar alguma coisa preta para evitar reflexão nas paredes internas.

O aspecto final do adaptador e esse:

Por quanto é só.

Alguem com acesso, poderia corrigir a palavra construção e outras que esta errado no titulo? Obrigado.

Muito boa a sua iniciativa, Kenji. Realmente, pagar em torno de 100 reais por um pedaço de plástico é um abuso.

Não vejo a hora de surgirem adaptadores genéricos para regularem o mercado :stuck_out_tongue:

Francisco
Há adaptadores genéricos sim. Basta procurá-los no ebay. Outra alternativa são os adaptadores da Raynox.

O problema é achar no Brasil. Digitei Raynox no Mercado Livre e nada…

Quando comprar minha S7000 já quero ter adaptador e um filtro para proteger a lente, mas 180 reais por um adaptador… sem chances.

No caso da S7000 é facílimo fazer um adaptador. Basta comprar dois anéis de redução, um 55-58 para usar enroscando na camera e um 58-55 para usar na outra ponta e ficar com filtro de 55mm. No meio qualquer pedaço de PVC ou alumínio.

O adaptador da S7000 tem rosca de 55mm no encaixe da cãmera e outra 55mm na frente.

Porém um vou comprar um adaptador original para a S7000 que comprarei (se Deus quiser), pois há um outro problema, que é o perfeito paralelismo das duas pontas. Para mim isso é especialmente importante, pois uso muito o conversor de grande angular Olympus que tenho, e ele deve ficar perfeitamente alinhado com o eixo da lente. Isso não é grave para filtros, mas é grave para lentes.

Enquando adaptadores genéricos não aparecem, vamos seguindo…
Custo de um copo plástico varia de R$1,90 a R$2,58.
E outros produtos baratos.
Mais a sua mão de obra.

Fiz mais progressos na minha empreitada. (post incial atualizado)
Um anel adaptador de 55mm para 52mm seria bem vindo, ou um anel de 52mm sem o filtro. :slight_smile:

Uma coisa que ta me preocupando eo paralelismo entre os lados do adaptador, acredito que para filtro isso não seja crítico.

PKSato,

não estou conseguindo abrir as imagens (acesso proibido?)…

Um anel adptador custa 12 a 15 reais numa loja de fotografia. E não precisa quebrar filtro nem nada.

Para filtro acho que o paralelismo não é tão importante. pelo menos com pequenas variações.

Um anel adptador custa 12 a 15 reais numa loja de fotografia. E não precisa quebrar filtro nem nada.
Nem cheguei a cogitar seriamente em quebrar um filtro. :) A dificuldade seria achar uma loja ne minha cidadezina (Maringá Pr) onde tenha o anel adaptador a venda, na loja (uma das mais antigas) onde comprei o filtro SKYLIGHT não tinha.

herbert O album e publico, não deveria estar dando acesso proibido.
Como esta no meu adsl, pode ser que o dns não tenha sido atualizado, ou pode ser algum proxy na sua conexão não esteja permitido o acesso a porta 81, tente a 443.

Nem cheguei a cogitar seriamente em quebrar um filtro. :) A dificuldade seria achar uma loja ne minha cidadezina (Maringá Pr) onde tenha o anel adaptador a venda, na loja (uma das mais antigas) onde comprei o filtro SKYLIGHT não tinha.
Veja na Diafilm (www.diafilme.com.br), é daqui de Curitiba, eles enviam via correio, o frete deve ser barato, já que é um produto leve...