Covid19 - Como está afetando seus hábitos fotográficos?

Com a pandemia do novo Coronavírus, como você está sendo afetado? Muitos locais fechados, muitos eventos cancelados, tanto amadores quanto profissionais estão sendo afetados.

Nenhuma alteração por aqui ainda, mas eu não fotografo nada a sério.

Imagino que reduzam a quantidade de eventos familiares e outros com concentração de pessoas, como ouvi em uma recomendação de um médico no rádio. Com isto a contratação de serviços de registro fotografico devem reduzir também, e aí fiquei com uma dúvida: se o evento não ocorrer por razões alheias ao fotógrafo, ele recebe mesmo assim?

O fotógrafo (e todos os profissionais) de eventos sociais (casamento, 15 anos etc) trabalham com pagamento muito antecipado, pelo menos todos os que conheço, ontem (13/03/2020) fiz um 15 anos que o pai da debutante já vinha pagando desde o ano passado, e já estava quitado.

A questão maior ai seria cancelamento de evento, resultando em remarcação de data ou cancelamento de contrato.
Vamos aguardar pra ver.

Quando os caminhoneiros entraram em greve eu tive um casamento adiado, pois o buffet não teve como cumprir a logística. Quando tudo se normalizou os noivos remarcaram para um dia da semana e tudo se resolveu.

:ok:

Ou seja, sempre a melhor receita para conflitos: moderação e bom senso.

Não exatamente evento onde o fotógrafo atua profissionalmente, mas uma exposição/feira do artista para final de março foi adiado pra final de maio e a alguns participantes da Fespa já enviaram email avisando da retirada

Inevitavelmente vai atingir a parte da população que carrega a mamotolandia nas costas. Falei com uma pessoa que tem algumas lojas em shoppings e diminuiu também o movimento

Acho que é um panico além da conta e alguns eventos pouco representam o cotidiano do cidadão, como transporte publico por exemplo e honestamente não quero nem chegar perto de um pronto socorro, lotado e de alto risco

Foto em Pauta de Tiradentes foi adiado.

Alguns eventos esportivos estão sendo cancelados também, mas ainda não se sabe quantos mais serão… E por mais q sejam adiados vai acabar coincidindo com outros eventos na frente, ou seja, para quem fotógrafa acaba perdendo.

Aqui no Brasil acho que ainda estamos na fase do medo e suspeitas, se começarem a acontecer mortes, aí a coisa vai ficar difícil, pânico mesmo, pessoas esvaziando as prateleiras dos mercados, aumento dos preços, etc… aqui no Rio já é difícil encontrar álcool em gel, mas o que isso influencia na fotografia? Muitos não vão querer estar em um ambiente fechado de uma festa, ou evento, até mesmo locais onde fotógrafos vão regularmente como Jardins Botânicos, podem de uma hora para outra fecharem por causa da visita constante de turistas de fora do país.

Vai acontecer e vai passar. Praticamente todo mundo será afetado economicamente.

Até o momento não alterou nada, moro no interior do RS e o vírus não chegou, por enquanto rs

PRA MIM ainda não afetou nada, mas alguns conhecidos estão começando a sentir já. Já tiveram eventos corporativos, aniversários infantis e até mesmo um casamento cancelados. Pra quem vive de freelancer, estão apreensivos com relação a março e abril

Penso que a partir desta semana muitos eventos serão cancelados, então quem trabalha nesta área sofrerá as consequências…

Pra fotografar paisagens, tá melhor. Menos gente circulando por aí.

Pessoal, estava conversando com a mãe da debutante que faria a festa sábado agora 21-03-20
Segundo ela o estado do RS está bloqueando eventos com mais de 100 pessoas, então não vai rolar.

Aconteceu! Tive meu 1º evento adiado, data indefinida. Ia ser agora dia 28 :aua: :frowning:

Pois é, o meu que era para ser agora dia 21. Ficou bem em cima para falar com todos os fornecedores e tals.

O Brasil tem a vantagem, em teoria, de estar recebendo o vírus mais tarde do que outros países o que faz com as lições aprendidas possam ser aplicadas. Contudo, não tem melhor remédio que um lockdown parcial da sociedade e isso é sério.

Aqui nos EUA tá tudo em marcha lenta. A fábrica onde trabalho continua operando mas todo mundo que é de escritório está sendo incentivado a ir para Home Office. Uma séria de medidas (um pouco apocalípticas) tem sido tomado na empresa.
As aulas, missas, eventos, esportes, academias, tudo fechado por pelo menos 15 dias. Eu acredito que vá se estender por 20 dias pelo menos.

Aí no Brasil é o que vai ter de acontecer. Caso contrário, a coisa pode ficar bem compliada. A questão é que tudo acontece muito rápido. Em 2 dias tudo pode mudar e eventos que já estão agendados sejam cancelados. Como o Dellano falou, casamentos e outros eventos sociais não serão cancelados mas postergados. Fico imaginando a bagunça que vai ser na agenda de salões, fotógrafos, buffets, igrejas, filmmakers, etc…

Confirmaram a 1ª morte atribuída ao Covid19 aqui no Brasil, foi em São Paulo, agora vem o pânico mesmo…

Isso porque o governo no Brasil e mesmo em outros países já falou que só vai testar quem realmente estiver ruim. O número de contaminados real vai ser umas 50x maior.
E o povo em SP, por exemplo, ainda continua se abraçando, dandos as mãos, se beijando no rosto, etc… A cultura latina do Brasil vai ser um pedra no caminho do combate ao Coronga.