Criando galeria on line

Gostaria de montar uma galeria on line em meu site, através de um sistema que me permitisse fazer up load individual de fotos e para pastas pré-determinadas. Por exemplo: Álbum Esportes, Álbum Eventos, Álbum Paisagens… Como no Flickr, Olhares e etc, mas em meu site. Não precisaria ser um sistema sofisticado, não precisaria de buscas, estatísticas e comentários. Só fazer up load foto a foto e adequá-lo ao lay out do site (com meu menu, logo, cores… etc.).

Já usei Simple View, Picasa e o Web Galery do Photoshop. Mas todos estes só permitem a criação de páginas com todas as fotos de uma vez, sem poder atualizar depois. E cada vez, dá um trabalhão para colocar uma barra de menus, por exemplo. Fica inviável atualizar cada vez que entrar uma foto nova.

Alguém tem alguma dica? Estou querendo um milagre?
Nem precisa ser um serviço gratuito, mas de preferência customizável.
(ah, eu entendo pouquíssimo de html. Só o feijão com arroz no Dreamweaver - vejam meu site http://www.santos.fot.br - é isso que eu sei fazer)

Obrigado

Uma opção é a Coppermine. Tem outras, mas essa até cheguei a utilizar, tem muitas opções.

Legal, vou dar uma olhada. Me pareceu bem complicado (mesmo pq está tudo em inglês!).

Obrigado!
Alguém mais?