DarkTable - Ferramenta Raw Gratuita

Versão 4.0.1 - 17 set 2022

Bom programa, uma alternativa excelente para quem está disposto a aprender coisas novas e sair da mesmice.
Teve um tempo que o DT e o Raw Therapee eram o que eu usava direto, principalmente por existirem para Windows, Mac e Linux.

O Raw Therapee eu sei que é muito competente, mas vindo do LR eu achei um pouco confuso de entender as ferramentas.
O C1 por exemplo eu até cato milho para usar, mas pela intuição eu consigo fazer alguma edição básica, mas não com a mesma velocidade pois eu nunca sei onde cada função está.

O DT eu também achei um pouco difícil de entender. Instalei e mexi uns 30 minutos, mas como vi que não consegui ir muito longe, acabei largando mão.

Devo ter umas 100h de uso do LR, umas 4h de C1 e umas 500h do PS.

O RT é para casos muito especiais, pois existem ajustes nele que outros programas não tem ou fazem de maneira incompetente. Só conheço um programa que lide com correção de cores melhor que o RT e é um programa mais obscuro ainda.

O DT é um programa bem poderoso, disfarçado de idiota. Não faz tudo mas o que faz, faz bem.

O que esses outros focados na mágica do AI, como o Topaz, o ON e o Luminar fazem é vender banha de cobra. Não resolvem direito e ainda te cobram por isso.

Para mim o que conta é fazer bem e direito. E nessa acabo tendo que usar uma meia dúzia de programas, cada um no seu quadrado, nenhum faz tudo bem.

Parando para pensar, sobre a parte de correção de cores, etc. tanto o RT quanto o DT são excepcionais.