Descontente com a recuperação de sombras da EOS RP

Tenho usado minha RP para fazer fotos de produto still para E-commerce e recentemente comecei a fazer fotografia para imobiliárias.
Esses tipos de fotografias demandam bastante agilidade no processamento da imagem. No caso de produto, já fotografo em JPEG mesmo e só aplico uma action básica para recorte salvamento. Nas fotos imobiliárias, capturo em RAW e faço Braketing de 3 exposições, com intervalo de 2 stops entre cada.

Muitas vezes em ambas situações, preciso recuperar as sombras e nesse caso, recorro ao slider de Sombras do Lightroom.

Pra mim os resultados acabam não sendo satisfatórios. Para mitigar o problema, algumas vezes recorro ao Topaz Denoise, ou duplico a camada no PS, abro no Camera Raw, faço a redução do ruído, e posteriormente no programa mascaro somente a parte conveniente, pincelando a parte desejada junto com o “Mesclar Se”.

vou colocar aqui os resultados:

Foto convertida de RAW para JPG, apenas com correção correção ótica ativada e +70 no slider de sombras:

Repare a quantidade de ruído no lado direito, na parte da mesa (mesma imagem em recorte):

Aqui com uma redução de ruído severa no ACR conforme parâmetros:

Enfim, até consigo tirar o ruído, mas isso acaba deixando a imagem totalmente “encerada”.

Sei que até é possível resolver isso com mais uma exposição (para as sombras) no Bracket e HDR, ou fazer o que mencionei de reduzir o ruído seletivamente, porém, de toda forma é trabalho a mais.

Posso estar sendo tendencioso, mas percebi que isso não acontecia tanto com a minha 6D Clássica, que recuperava bem melhor as sombras sem aparentar tanto ruído.

De toda forma fica aqui o relato.
Aquela máxima de exponha para proteger os Highlights e recupere as sombras, na EOS RP não é válido. Nela você precisará expor para as sombras e torcer para que a cena não tenha muita diferença de luz.

Faltou o Exif da imagem:

Mais Informações:
Dimensões: 4160x2768
Marca do dispositivo: Canon
Modelo do dispositivo: Canon EOS RP
Espaço de cores: RGB
Perfil de cores: sRGB IEC61966-2.1
Distância focal: 16 mm
Modo de medição: Parcial
Número F: f/7,1
Programa de exposição: Manual
Tempo de exposição: 1/15
ISO: 400

O curioso é que rp, 6d e 6d mark ii tem o mesmo dinamyc range…
Entre 11.9 e 12.1

Geralmente em Canon se faz o contrário mesmo.
Canon costuma recuperar melhor as altas luzes, então geralmente é melhor expor pras sombras e recuperar a alta luz na pós.
Com Canon eu costumo fotometrar 1 ponto pra cima quando tem algo importante na sombra.

No mais, nessa situação aí, ambiente interior com janela, com qualquer câmera tu precisa fazer bracket se quiser pegar os detalhes do interior e do exterior pela janela.
Nessa situação eu costumo fazer três fotos (-3, 0, +3) e mesclo no Lightroom. Dependendo da situação até faço outras duas (-6, +6).
Ou então iluminar o interior com flashes.

É fato… Canon temos que usar a técnica do ETTR (expor para direita do histograma).

Oxi mas tu ja ta nos 1/15s… aí vai pra quanto ??

Será que a correção de vinheta dessa lente não gera mais ruído? Não Leonardo, em 7.1 não deve ter vinheta. Será que a correção interna dessa lente gera mais ruído?

Você perguntou e se respondeu? :hysterical:

Sim Vangelismm, :doh: e me respondi rápido antes que alguém visse. :smiley:
Hahahaha.

Desculpem me. Será que não é a correção por software, de algum modo?

O meu raciocínio estava errado, mas por um motivo. Me lembrei…A minha 35 DX dava uma vinheta pesada usada em FF. Alguém falou que essa lente 16 mal cobre o sensor. Estamos falando de foto de interiores, que é exigente pra caramba.
Será?

Mano você deixou meu dia ainda mais alegre , feliz Dia das Crianças rsrsrs :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Fernando, os sensores da Sony geralmente são melhores pra recuperar sombras, e os sensores da Canon são melhores pra recuperar zonas mais claras (altas luzes) . No resumo: na Canon você pode fotografar em exposição +1 ou +2 que terá ruído próximo de zero, mesmo usando ISOS mais altos. Isso te permitirá recuperar tranquilamente tanto as altas luzes, quanto as sombras praticamente sem ruído.

Embora isso tenha validade também para os sensores da Sony (Nikon, Fuji, etc) , na Canon essa técnica é de mais valia. O fato de que a Sony tenha melhor desempenho nas áres de sombra nao significa que não aparecerá ruído, mas usando a técnica de expor pra direita o fotômetro da câmera (algo entre +1 até +2 no máximo), funciona e dá resultados muito bons. Nem precisará usar HDR ou Bracketing de exposição.

último detalhe: recomendo usar medição Matricial, é mais eficiente para captação das informações no sensor.

Pra ti tambem querido, feliz dia das criancas irmao! :hysterical:
Energia boa que tem as criancas. adoro.

Parte do bracketing e uma exposicao para a direita.
Talvez os sensores de foco no sensor ocupem espaco de modo que o ruido seja mais vizivel na RP do que na 6D II. Nao sei…

Bizarro ter desempenho pior que a 6d/6dII.

Teria que testar a RP vs elas para tirar a prova real.

Correção por software não pois é o RAW, no caso a correção só acontece no JPG.
Mas realmente pode proceder o que vc mencionou de vinheta visto que embora esteja em f7.1 possa ainda haver uma pequena queda na transmissão da parte dos cantos da lente, e a mesa estava justamente nessa parte.

De toda forma, a RP é uma câmera que não perdoa na fotometria. Temos que ter em mente que o alcance dela é bem fraco. Acho que da próxima vez irei fazer um bracket com mais diferença entre as fotos… vou testar 2 2/3 stops entre cada foto e deixar 2/3 pra mais na compensação de exposição.

Eu iria sugerir algo nesse tipo, um bracket exposto para a direita.

A RP não faz mais de 03 fotos no bracket ou vc não quer mais arquivos?

Faz sim, se não me engano faz de 2, 3, 5 e 7 fotos. Mas eu realmente não gostaria de mais do que 3, pois seriam mais arquivos, mais cartão, processamento, e mais tempo gasto.

A RP é complicada mesmo na recuperação de sombras, isso que tu tava com ISO baixo. Pra eventos é um horror… tem que expor muito bem. Tanto pra sombras quanto pras altas luzes.

Desativa TUDO que tem de ajuste dentro da câmera, de correções de lentes, iso etc e deixa o arquivo mais puro possível pra trabalhar no LR.

Pra foto de arquitetura aí que tu tá fazendo com tripé, usa ISO 100 tbm que vai ajudar. No resto é fazer o HDR com ao menos 1EV e torcer pra funcionar.

É talvez eu tenha mesmo que usar ISO 100 ao invés de ISO 400 e fazer o braketing mais espaçado.

Meu próximo corpo eu decidi que será a EOS R. Na verdade eu deveria ter pego a R quando peguei a RP… tinha recebido o FGTS e na época a diferença entre a RP e a a R era de 1700… eu optei por pegar a RP e uma lente RF24-105, deveria ter pego a R e ficado com a EF 24-105 f4 mesmo.

Não sei se as cores da R são bacanas, pq das câmeras que tive, as que mais gostei dos tons foram os da RP que quase não mexo e já fico satisfeito. Nas outras câmeras que tive (D3200, 60D, 40D, 70D, 6D, T3i, M50, SL2), eu percebia um problema de a pele ficar roxa (nas sombras) ou esverdeada (nos meios tons/highlights). Na RP isso nunca aconteceu. Em todas as outras eu tinha um trabalho danado pra corrigir com ajustes da calibração + HSL + balanço de brancos e ainda algumas vezes c/ ajustes localizados. Para meu gosto, prefiro tons quentes, os quais consigo facilmente na RP, basta puxar um pouco o balanço para o amarelo e na calibração saturar uns 20% do canal Azul que já fica do meu gosto.

Aqui achei um comparativo interessante sobre a R e a RP:

Recuperação de sombras:


Na R:


Já na RP azeda tudo, aparecendo bastante Chroma Noise e Banding:



+4Ev, +50 shadows, -100 highlights (Lightroom Classic CC)