Dica de Ajustes Manuais para Fotografar a Super Lua

Pessoal,

Estou pensando nos seguintes ajustes manuais para fotografar a Super Lua, com a minha Samsung NX3000, a lente vai ter que ser a do kit mesmo (16-50mm f/3.5 - 5.6), pois é única que tenho.
Não postei este tópico na sala específica do fabricante, pois os ajustes podem servir para outros equipamentos:

Modo: M, claro.
ISO: 1600 ?
Abertura: f/5.6 é a menor abertura da minha lente do kit
Velocidade: 1/400 tá de bom tamanho para esse valores de ISO e abertura.
Balanço de branco: deixo no automático ou escolho algum pré-definido?

Alguém poderia me orientar ?
Ficarei muito grato.
Estou pensando em fotografar RAW, mas ainda não decidi. Talvez fotografe nos dois formatos (RAW + JPEG).

o ideal seria uma tele. na verdade você pode fotografar com aberturas menores e não maiores, como f/8 por exemplo pra trazer maiores detalhes da lua.

fotografe em raw.

faça composição com algum outro elemento como prédios.

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161114/b7b54d59a8ffd0c4e91f534aae71ae09.png

cfcsosa,

Infelizmente vou ter que conviver com a limitação do meu equipamento (NX3000 + 16-50mm) para esta superlua. Não tenho tripé.
Velocidade: 1/400 tá bom.
ISO: creio o mínimo teria que ser 1600, principalmente se eu fechar mais a lente em f/8
Balanço de branco: deixou no automático ou seleciono um modo.

não entendi, se não tens tripé coloca numa mureta ou consiga algum lugar pra apoiar a câmera.

estude sempre o local que irá fotografar antes.

ISO de preferência baixo e o ideal é que você tenha o tripé.

balanço de branco deixe no Auto e fotografe em raw.

o horário pra fotografar a super lua é logo antes do por-do-sol, mas o melhor horário você já perdeu que seria hoje de manhã no nascer-do-sol.

de qualquer forma você precisaria de uma tele pra isso, mas ainda assim consegues fazer ótimas composições em meio aos prédios ou montanhas…

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161114/872a63725e73bd6828232691e881030a.jpg

Dai vc mora em SP e só chove…

ou no rio… [emoji35]

rsrs, tava fazendo uma pré seleção de equipamentos semana passada…

Com essa chuva, estragou minha diversão.

aqui idem.

ia pedir autorização pra subir no telhado do prédio…

nem super Lua, nem os super avião russo que está para aterrissar em Cumbica/Guarulhos :doh:

Aqui na minha cidade, João Pessoa - Paraíba, só chuva !!! Sem fotos, snif, sniff !!!

quero ver alguem postar ajustes para fotografar a super lua aqui no rio. hahaha

Aqui no sul quase que ela se escondeu.
Demorei pra conseguir achá-la, mas no fim deu pra fazer umas fotinhos.

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161116/415c8426f1fb86dbf584d18004267ce2.jpg

Aqui em Santa, mais especificamente Blumenau, o céu encoberto tbm não nos permitiu, nem ver, nem fotografar, mas depois da "chuva’ de fotos que cairam nas redes sociais com o tema, até nem fiquei triste, pois seria mais um, mesmo com bons resultados.

Nando, honestamente essas que vc postou aqui eu não gostei. Acho que vc deixou a esfera da lua muito escura em relação a luz que a circula ( e que ela emana ), deixando um aspecto meio artificial.

Realmente é difícil de acertar, principalmente se vc trabalha com duas exposições diferentes ( embora eu nem sei como vc fez as suas ).

Com exceção daquela das cuias (que foi numa exposição só), as outras foram HDR. As duas das paisagens foram com 7 exposições, Rafa… Então rapaz… Primeira vez que eu faço foto da lua + paisagem… Foi difícil paca. :eek: Ainda mais que nem manjo bem de Photoshop. Tentei até liberar um pouco da luz da lua nas bordas, mas tive medo de “comer” demais das bordas dela.
Pior que o idiota aqui não salvou o arquivo do photoshop… :hysterical: Então vou ter que começar do zero.

Estude abertura, velocidade x d focal, uso de tripé.
Não imagino que tipo de foto poderia sair c uma 80mm equiv. O recomendado era uma tele/supertele.