Estou pensando nos seguintes ajustes manuais para fotografar a Super Lua, com a minha Samsung NX3000, a lente vai ter que ser a do kit mesmo (16-50mm f/3.5 - 5.6), pois é única que tenho.
Não postei este tópico na sala específica do fabricante, pois os ajustes podem servir para outros equipamentos:
Modo: M, claro. ISO: 1600 ? Abertura: f/5.6 é a menor abertura da minha lente do kit Velocidade: 1/400 tá de bom tamanho para esse valores de ISO e abertura. Balanço de branco: deixo no automático ou escolho algum pré-definido?
Alguém poderia me orientar ?
Ficarei muito grato.
Estou pensando em fotografar RAW, mas ainda não decidi. Talvez fotografe nos dois formatos (RAW + JPEG).
Infelizmente vou ter que conviver com a limitação do meu equipamento (NX3000 + 16-50mm) para esta superlua. Não tenho tripé. Velocidade: 1/400 tá bom. ISO: creio o mínimo teria que ser 1600, principalmente se eu fechar mais a lente em f/8 Balanço de branco: deixou no automático ou seleciono um modo.
Aqui em Santa, mais especificamente Blumenau, o céu encoberto tbm não nos permitiu, nem ver, nem fotografar, mas depois da "chuva’ de fotos que cairam nas redes sociais com o tema, até nem fiquei triste, pois seria mais um, mesmo com bons resultados.
Nando, honestamente essas que vc postou aqui eu não gostei. Acho que vc deixou a esfera da lua muito escura em relação a luz que a circula ( e que ela emana ), deixando um aspecto meio artificial.
Realmente é difícil de acertar, principalmente se vc trabalha com duas exposições diferentes ( embora eu nem sei como vc fez as suas ).
Com exceção daquela das cuias (que foi numa exposição só), as outras foram HDR. As duas das paisagens foram com 7 exposições, Rafa… Então rapaz… Primeira vez que eu faço foto da lua + paisagem… Foi difícil paca. :eek: Ainda mais que nem manjo bem de Photoshop. Tentei até liberar um pouco da luz da lua nas bordas, mas tive medo de “comer” demais das bordas dela.
Pior que o idiota aqui não salvou o arquivo do photoshop… :hysterical: Então vou ter que começar do zero.