Dicas para comprar uma câmera semi-profissional

Oi gente, pensei em trocar de telefone parar ter uma câmera melhor para fotos, no caso tenho o 5s e queria o 7.
Mas acredito que a diferença eu consiga comprar uma câmera legal… alguma indicação, não pretendo trabalhar com a câmera, apenas fazer fotos minhas com um toque de profissionalismo para redes sociais. Alguma indicação de modelo, marca e preço?

Nao precisava trocar de telefone. Existe muitas cameras usadas que sao otimas. Vc acha Nikon D200 e D70 por uma pexinxa. A vasta maioria das pessoas nao sabem o valor dessas cameras.

Cara, da uma olhada na Fujifilm X-30. Compacta, corpo em metal, wifi integrado (baixa as fotos direto para o celular), zoom legal e tem uma qualidade ótica surpreendente.

Cara não conheço esse modelo da Fujifilm… possivelmente você tem razão. Mas vi no Mercadolivre, tem poucos modelos disponíveis dessa X30 e R$3.000,00 pra cima. Mano com menos que isso dá pra comprar a T5i ou T6i.

Rafael, primeiro uma dica: esqueça os termos “profissionais” ou “semiprofissionais”. Isso não existe, sendo apenas termos inventados pelas fabricantes para os lojistas venderem câmeras. Profissional é o fotógrafo atrás da câmera, o equipamento é somente o meio.

Existem basicamente no mercado 4 tipos de câmeras fotográficas (pra simplificar):
Superzoom (não trocam de lente, qualidade mediana ou boa e grande zoom);

DSLR com Sensor Crop (excelente para fotos e muitas para vídeos também, trocam de lente, qualidade bem superior às superzoom);

DSLR com Sensor Fullframe (são as melhores câmeras do mercado, trocam de lente, são pesadas, robustas, tem altíssima definição e contraste de cores, possuem ISO alto tirando fotos no escuro com altíssima definição);

Mirrorless (câmeras com qualidade equivalente a DSLR, trocam de lentes, mas tem tamanho reduzido) .

Basicamente, sua escolha precisa se dar entre uma superzoom e uma DSLR.

Há DSLR usadas por ótimo preço no mercadolivre.

Exemplos de modelos - Canon e Nikon
D90 (ótima câmera)
Canon 40D, 50D, 60D (ótimas câmeras)

Nikon D7100, D7200 (preço um pouco maior, excelentes)
Canon T3, T4i, T5i, T5, T6 (excelentes câmeras de entrada)

Citei ela pois imaginei que o amigo queria uma câmera bem compacta, para substituir o celular. Mas realmente, as Fujis estão inflacionadas o Brasil, se tiver um contato que traga de fora vale a pena!