Diferença entre DoF e Bokeh

Certamente assunto q gera duvidas. A impressao q tenho, baseado nos exemplos do Desafio dessa semana, é que muita gente nao tem claro a diferença entre os tipos de desfoque caracterizados como bokeh e o desfoque relacionado a profundidade de campo.
O artigo abaixo me parece esclarecedor…

:clap:
Agradeço Angelone.
O artigo explicou direito.

sim, eu estava vendo as fotos ali e tive a mesma impressão, que esse assunto é meio confuso na cabeça ds pessoas. O seu post vem a ajudar :ok:

Depois vou ler.

O pior de tudo é que este é um fórum de fotografia, clássico, antigo, que tem uma relevância no conhecimento. Pessoas que não frequentam procuram referencias aqui. Se ninguém falar ou explicar acaba ficando a impressão de um conceito errado sendo tratado como se fosse certo.

Já teve no passado alguns temas onde aconteceu o mesmo, uma confusão de conceitos.

O artigo explica bem o que é bokeh mas escorrega ao tratar DOF como sendo sinônimo de desfoque.

e…

ajuda ai aproveita :ok: continua :slight_smile:

[quote author=vangelismm
O artigo explica bem o que é bokeh mas escorrega ao tratar DOF como sendo sinônimo de desfoque.
[/quote]
Bokeh x DOF x Desfoque!?
:snack: eu, Lyndsay…aguardando

Vou dar meus 50 centavos sobre o assunto em questão.

Acho que o artigo se confunde sobre o que é DoF,
“DEPTH OF FIELD” é sobre a área que está em foco, quanto mais aberta a lente menor é a área em foco,
e quanto mais fechada maior é a área em foco.

E o 'Bokeh" não é sobre ter bolinhas nas áreas desfocadas,

Essas bolinhas dizem respeito a pontos luminosos desfocados, se isso fosse critério para definir o que é bokeh,
então só teriamos fotos com bokeh com um fonte de luz atras(lampada) ou com plantas e árvores onde a luz passa pela folhagem.

O bokeh é qualidade desse desfoque, pode ter bolinhas sim, mas tbm pode ser mais cremoso, suave ou adquirir tons pastéis, quase como uma pintura.

Cada lente tem sua própria caracteristica que pode produzir um desfoque com melhor ou menor qualidade.

vou colocar aqui uns exemplos do que eu considero um desfoque com qualidade ou seja um “Bokeh”

Essa foto do José Getúlio Oliveira, essa com bolinhas que são pontos de luz refletidas pelas folhagens


Essa do Erick, com algumas bolinhas


e essas que tem um bokeh sem as bolinhas






O bokeh na maioria das vezes não é o assunto principal é apenas um coadjuvante,
mas é qualidade desse desfoque que eleva o objeto que estamos fotografando a um outro patamar,
é importante sempre estarmos atentos ao fundo, aos cantos, ao que a gente coloca ou deixa de colocar na nossa fotografia.

:clap:
Parabéns colega pkawazoe

Agradeço sua, muito, ajuda.
José Getúlio de Oliveira

Qualidade de desfoque é subjetivo, esses exemplos são o que chamam de bokeh cremoso.

Tem quem prefira os swirly bokeh das helios.

Tá errado isso aí.
Bokeh é desfoque.
Tradução direta é “blur”.

Os pontos luminosos são apenas uma das várias carácterísticas do bokeh.
O único nome que já vi utilizarem pra esses pontos luminosos foi “out of focus highlights”, que é o que eles são.

E DOF, profundidade de campo, tem em toda foto, com ou sem bokeh.

Pelo que li o autor do artigo confundiu o desfoque (plano fora de foco) que é chamado de desfoque ou bokeh com profundidade de campo. São dois conceitos diferentes e ao mesmo tempo complementares.

Bem, pra não falarmos besteira, vamos esclarecer o assunto com um artigo do site da Sony que explica exatamente estes termos:

Verdade, notei a confusao tambem rs…

Bem por ai, na realidade coloquei esse post pq achei q as fotos esclareciam mais do que os conceitos (falhos) rs… E foi na pressa também, nem sempre dá pra ficar pesquisando, haja tempo e paciencia… Procurei esclarecer uma dúvida minha também, confesso que nao era absolutamente claro pra mim, quem clica natureza nao liga pra bokeh, somente desfoque qdo muito rs… Os retratistas seguramente conhecem bem essas diferenças…

A sua definiçao é mais completa, bem esclarecedora, apesar que nao é tao fácil distinguir alguns desfoques como sendo bokeh, algo que pode beirar a subjetividade ou simplesmente a “objetividade” caracteristica de uma lente. Nessa medida o padrão “bolinhas” bokeh acaba com a duvida :hysterical:

Vou dar o meu pitaco também, como já explicaram muito bem, bokeh não tem a ver com aquelas bolas ou círculos gerados por brilhos, porque existe obviamente bokeh sem eles, no entanto o bokeh fica mais interessante ao gerar essas bolas e círculos (bubble bokeh), e muitos avaliam o bokeh de acordo como a lente renderiza essas bolas ou círculos, e quando eu digo o bokeh gera, na verdade seria mais uma anormalidade da lente, um caso clássico é da helios, da meyer trioplan ou da noct que o Aguinaldo (atpaula) já demonstrou algumas vezes aqui no fórum.

Eu gosto bastante dessa foto e ela exemplifica bem… ao verem essa foto no flickr, ampliem ela, verão a qualidade do bokeh, mesmo em áreas onde não há bubble bokeh.


Tere-Fri by Erick Marques, no Flickr

A questão é que qualquer desfoque é bokeh.
Bokeh é apenas uma expressão, uma palavra diferente, para o desfoque, que principalmente os americanos adotaram.
As bolinhas de luz são um dos aspectos que mais se destacam em uma área desfocada, mas toda área desfocada é “bokeh”.
E se pode ter Bokeh, desfoque, sem pontos luminosos desfocados.

Sobre o desafio que está rolando com a temática “Bokeh”, eu irei avaliar a forma que o fotógrafo utilizou o desfoque para valorizar a composição da foto.
Outros podem avaliar a criatividade, outros podem avaliar a qualidade do desfoque, enfim, daí já vai de cada um.

Peguei esta descrição sucinta de bokeh:

Efeito de um fundo desfocado suave ao fotografar um assunto.

Alguém vê alguma falha nela?