Amigo, você comprou uma câmera legal, que tem motor de foco, por que não pega uma 50 F1.8D, vai achar por uns R$350,00 se garimpar, e da uma surra nessas lentes do kit, e ainda vai te tirar da zona de conforto para praticar melhor a sua fotografia.
Uma 50mm não ia restringir muito as possibilidades pelo fato do sensor ser cropado ? Pensei numa YN 35mm f/2 também, mas aí já estica um pouco o orçamento. Tem o Naka que tá vendendo ela por 350, mas já paguei a câmera à vista e só tô podendo parcelar. Essa basiquinha do kit por enquanto é a que mais cabe no meu bolso, mas se realmente for melhor comprar uma 35mm ou 50mm vai ser o jeito.
Ai vai depender do seu uso, se for para cobrir eventos fica apertado usar uma 50 em uma Crop, mas se for para ensaios, hobby ou para aprender, ela da e sobra, a qualidade dela é fantástica, se não for cobrir eventos vai sem medo.
Quanto a 35 YN eu não conheço, mas sou pé atras com lentes YN.
É que realmente a grana tá curta, tanto é que até o preço da 18-55mm eu dei uma chorada. Caso eu compre a do kit mesmo, sem dúvidas pegarei uma cinquentinha num futuro próximo. Tu acha que eu vou tá perdendo MUITO com a do kit ?
Perdendo muito não, é uma lente honesta pelo que se paga nela, mas é uma lente escura que pede um flash em muitas situações onde uma 50 F1.8 vai tranquilo sem, e apesar da 50 ter muito mais qualidade, a lente do kit não deixa a desejar nesse ponto.
Mas cuidado em comprar usada, é uma lente descartável, quebrou joga fora.
Coltrane:
Já que citou entre suas opções uma lente AF-P, verifique antes de comprar se ela é compatível com sua D90 (acho que não é). Além disso, só posso concordar com o Dellano: uma 50 mm da série D tiraria proveito do motor de foco de sua câmera, mas, como segunda opção, a do kit 18-55 mm também seria uma boa compra.
Só uma sugestão: não se enrole demais para decidir. Cada dia que passa nessa indecisão é um dia que você não fotografou…
Luis
Realmente vou ter que deixar a cinquentinha pra um futuro próximo. Mas entre as duas primeiras, será que tem alguma diferença na qualidade de imagem ? Tão praticamente o mesmo preço.
Coltrane:
Volto a sugerir que não perca tempo (desculpe minha insistência nisso)…
Pelo que entendi, as duas primeiras opções que você enviou são duas ofertas diferentes do mesmo modelo de lente: AF-S DX Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR.
Então optando por qualquer uma das duas, você estará comprando o mesmo modelo de lente…
Luis
Xara, se não. Me engano vc trabalha com uma máquina crop e uma FF (610) qual kit de fixas vc esta usando? Pergunto pq estou preses a pegar uma FF e pretendo trabalhar com as duas com.lentes fixa, pensei em colocar a 50mm na D7000 e uma 35mm na D610 (ou D750 ainda não me decidi )
As lentes AF-P NÃO FUNCIONAM na d90. Compre uma AF-S.
A lente do kit da d90 era a 18-105. A 18-55 tem as limitações que o pessoal já apontou, em especial ser escura, mas dá pra começar alguma coisa.
Uma vez que sua limitação de grana é grande, sugiro pegar essa mesmo, prestando atenção para ser uma AF-S e não a AF-P. Conforme vc puder, compre lentes prime. A D90 pega as da série D, que são excelentes e bem mais em conta do que a série G. Na minha D90 eu usava a 20mm f/2.8, a 35mm f/2 e a 50mm f/1.4. Quando passei pra FF comprei a 85mm f/1.8 e a 180mm f/2.8, completando assim o kit. A 35mm é uma lente “normal” na D90, enquanto a 20mm é uma excelente grande angular média e a cinquentinha ótima para retratos. Essas lentes são baratas em relação às demais, mas são caras em relação à 18-55. O importante é vc começar logo. Se ficar esperando ter acesso a equipamento top antes de começar, vai estar perdendo tempo.