Digitalização de Negativo

Olá Pessoal…

Tenho uns filmes antigos (negativos) que gostaria de digitalizar.
Vocês sabem dizer se consigo fazer isso em qualquer loja de revelação? Ou deve ser em alguma maior, etc…

Se puderem me dar dicas e mais informações sobre o processo também, tipo quanto vai custar e se devo tomar algum cuidado, agradeceria muito.

A intenção é digitalizar para eu ‘arrumá-la’ no PS depois e revelar.

Abraços.

Quer dizer imprimir.

Várias lojas escaneiam negativos, que invariavelmente deixam a desejar, o melhor é fazer você mesmo o escaneamento, com alguém que possua um Scanner fotográfico.

Mas caso não conheça ninguém, procure uma boa Loja de material e serviços fotográficos.

Elmo
Ja que ta no assunto,to pensando em comprar uma analogica.
Eu queria saber se esses scanners domesticos do tipo $350,00 servem para digitalisar os filmes,para postar na net,e se e complicado eu mesmo fazer isso.Por que se for tão inviavel eu continuo a partir da DSRL mesmo.

Não fica legal não. Gasta mais R$ 150,00 e compre um Scanner HPG4050. Vai ficar feliz o resto da vida.

Elmo.
Lendo nos topicos anteriores vi que tu ja havia comentado sobre o assunto. Tu comentaste do HPG-4050 que custa cerca de $800,00? So que para mim que sou amador não e viavel pagar tanto para tão pouco uso.
Abraço.

Não sei onde viu eu comentar esse valor e caso a idade já esteja me pregando peças posso afirmar que está errado. Já encontrei o HP por R$ 450,00.

Mil desculpas Elmo.
E que eu não expliquei direito.Por esse preço eu achei la no MERCADO LIVRE,mas eu olhei apenas uma oferta.Acredito que tenha algum pelo preço que tu dises. Agora que tu deu a dica vou pesquisar com mais atenção.
Valeu muito mesmo.

Essa coisa de analogico versus digital faz a gente pensar.
Ja pensou se a gente compra um scanner e daqui a poucos anos os labs comerciais,para filmes coloridos,não existirem mais? Eu penso que sera como foi ate o inicio dos anos 80 .Aqui no interior a gente mandava revelar o filme na capital,e ficava esperando uma semana ou mais pelas fotos reveladas. E o caminho inverso.

Elmo, onde encontrou o HP a esse preço?

Moro em Santo André e aqui já mandei digitalizar dois negativos em lugares diferentes e ambos tinham o mesmo escaner (Noritsu).
:no: Não fiquei muito feliz com o resultado.

Hoje mandei em um terceiro laboratório aqui da região e vou pegar no Sábado.

O preço varia de R$12,00 até R$20,00 para 36 fotos (com revelação inclusa).

Achei os dois primeiros labs na NET e último mandei aqui perto de casa e encaminharam.

Vamos ver o que vai sair.

Digam-me. sempre tive curiosidade sobre o scanner de negativo. se eu escanear meus negativos, como conseguirei revelá-los novamente.Existe alguma técnica ou programa especial? Na imagem escaneada,fica igual o negativo mesmo/ Eu tentei escanear pelo scanner comum, sópra teste, e não vi nada mais do que um filme preto e sem imagem. Um abração à todos.Romeu

Oi romeuzao,

O scanner para negativos é diferente de seu scanner normal.
Ele não estraga os negativos, que podem ser usados para fazer ampliações posteriores.
Lógico que os negativos devem ser revelados antes.
No ML tem vários para vender:

Segue um exemplo para você ver como é:

Acho que isto é uma coisa muito importante, para fzer um backup de fotos mais antigas.
Obrigado por sanar minha dúvida. Um abraço.

Não é mais negocio pegar um g4050 usado não? Da pra achar no ML por uns R$500

So vale a pena a aquisição de um scanner se voce continuar fazendo uso de filme.Depende da quantidade de negativos que voce tem para digitalizar.
Abç.

Já acho que se você gosta mesmo de filme e gosta de internet pra compartilhar suas fotos, vale a pena sim comprar um Scanner. Nada a ver com o volume de fotos que produz, pois com filme vai ser pouco mesmo.

Concordo com o Elmo :ok:

Só tomei um pouco de conhecimento sobre digitalização de negativos porque reativei uma máquina que estava parada aqui e gosto de ter os arquivos digitalizados.
No meu caso, :no: vou continuar tirando fotos com esse equipamento, então optei por pagar por algumas digitalizações, mas acho que quem tem a intençao de continuar usando filme, deve comprar um digitalizador bom e não um quebra galho, para não se decepcionar com os resultados depois.
Embora tenha sido uma “curtição” voltar a bater fotos analógicas, não é mais “minha praia”.

Abs

Esse uma boa questão, a do Scanner. Qual a qualidade do HP G4050? e a desse somente para negativos? Vale a pena, ou o HP tem melhor resolução?
Estou com vários filmes aqui para revelar , p&b e cor, e uns 4x 120, aguardando uma ida ao Rio para levar na Unimagem, que cobra R$ 18,00 pela revelação mais cd com as fotos escaneadas. Se tivesse um desses, resolveria esse problema de uma vez, o que pega é o preço e a qualidade do arquivo . Qual a opinião de vcs?
abcs!

Ranzinva,

Certamente. O HP escaneará melhor que qualquer lugar que você for pagar pra fazer.

Vou aproveitar a carona para pedir alguns esclarecimentos: se eu quiser imprimir uma foto no tamanho 30x40, qual a resolução ideal para o escaneamento? se for possível pôr os negativos diretamente no vidro sem as molduras, o resultado é melhor? é possível limpar em casa o vidro do escâner HP4050?
Fico muito agradecido.
Abração.
Rubens