DNG Formato de Arquivo da Adobe

Ola a todos é meu primeiro post.

Gostaria de saber se alguems sabe um pouco sobre esse formato de arquivo e para que ele serve…qual a venatagem dele…blz abraços a todos…

Sobre Niltojal

Sou designer digital , trabalhando com fotografias digitais, montagens, template, restaurções e etc…

uso Photoshop e Illustrator

Dei uma folheada em uma revista hoje e li sobre esse assunto… só não me aprofundei… mas pelo que entendi é um formato de fotos tipo um filme negativo… imagino que elas são descarregadas para o computador assim e convertidas para as cores originais via software… não sei a vantagem, mas o pessoal mais experiente que utilizam, ou utilizaram, cromo e filme negativo pode te falar qual seria…

Quanto a revista, é uma que fala sobre Photoshop… e é desse mês se não me engano!!!

Valeu

O formato DNG é um formato que quer ser padrão para armazenamento de fotos digitais proposto pela Adobe, prometendo que vai ser suportado pelos softwares da própria. O objetivo seria voce ter um formato de armazenamento que daqui a 50 anos fosse padronizado e pudesse ser lido pelos computadores da época, diferentemente dos arquivos RAW de cameras ultrrapassadas que podem ser esquecidos e abandonados em versões futuras de software. Então voce teria uns arquivos inúteis no seu computador. O que a Adobe quer é padronizar o armazenamento com o formato DNG, que não tem perdas dee compressão. Mas não teve muita repercussão.

É uma idéia da Adobe que fere o próprio conceito de RAW. É um RAW “diluido”, pois perde-se todos os metadados e todos os benefícios da geometria dos sensores que não se encaixarem no “modelo DNG”

Na verdade, em minha opinião, eles apenas separaram algo já existente no RAW plugin, uma espécie de formato intermediário entre o verdadeiro RAW e o convertido pelo plugin. Para câmeras com sensores de pixels quadrados e convencionais, dá no mesmo. Para câmeras com pixels diferentes, com geometrias diferentes, há um empobrecimento na passagem do verdadeiro RAW para o DNG. O espaço paramétrico do DNG não contempla (nem pode contemplar) todas as variações do RAW. O preço da compatibilidade futura é o empobrecimento presente. Não é por acaso que abandonei o plugin do PS. Sua conversão é grosseira comparada com outras específicas para a câmera, com enorme empobrecimento da imagem tons e detalhes, e com aumento de ruído.

A graça do RAW é você poder tirar todo o caldo do arquivo, e quando a Adobe propõe reduzir o que você pode tirar do arquivo em troca de compatibilidade futura atenta contra a essência do RAW. O DNG “congela” o desenvolvimento dos sensores. Por exemplo: será que alguém converteria um RAW de uma S3 ou de uma S20pro (Fujis) para o DNG perdendo todo o benefício dos pixels de altas luzes?

É por isso que nenhum fabricante adotou a idéia. Afinal, se você quer arquivar algo para o futuro e aceita perder recursos da imagem, faça em TIFF, formato já antigo e sempre compatível. Um bom Tiff convertido do RAW por um bom conversor é malhor que um DNG.

Ivan

Vixi… então esqueçam o que disse anteriormente, pois não tem nada a ver!!! :o

Valeu

Ola Trabalho em um estabelecimento Público na qual preciso manipular com grande rapidez mapas e planilhas chegou em minhas mão através do site do IBGE diversos mapas com essa extensão .DNG gostaria de saber qual programa interpreta esse tipo de arquivo jah tentei com o Acrobat da Abobe, com o Photo shop, com o Auto Cad e com o Corel Draw e nao consegui nem mesmo abrir ou importar arquivos com essa extensão necessito com urgência de saber q programa é necessário visto que o andamento do Trabalho depende disso

fico no aguardo

Um abraço

Alexandre Rodrigues

DBA Jr

Prefeitura Municipal de Itaocara

Alexandre,
tente com o Lightroom, da ADOBE
Por enquanto é grátis.
()s
GuiGui

Ou atualiza o ACR

Ou muito me engano ou este arquivo do IBGE nada tem a ver com fotografia… O melhor a ser feito e mais rápido é ligar para o IBGE e ´perguntar sobre o aplicativo… Faz tempo, mas se a memória não falha, o IBGE usava um software próprio desenvolvido pela Dataprev.