Do Lightroom 2 ao Photoshop CS3

Olá colegas!

Gostaria de tirar uma dúvida bem, mas bem primária, espero que não se importem.

Fiz umas fotos em RAW e estou mexendo nelas no Lightroom 2 e depois pretendo fazer uns ajustes básicos no Photoshop CS3 como inserir assinatura (tutorial do Beto).

Sendo assim, como devo fazer a conversão/exportar, pois vejo tem várias possibilidades de formato, resolução etc.

Já me disseram para exportar em JPEG quality 100 resolution 300.
Mas já li aqui no fórum para exportar em TIFF, mas lembro de ter feito isso e na hora em que abro a foto no Photoshop não consigo convertê-la para JPEG sem salvar como e fazer umas mutretas.
Li um artigo artigo da Fotografe Melhor, daqueles exemplares que ganhei do Braga, que indicava usar o DNG.

Enfim, estou confusa, mas queria fazer isso para conseguir mostrar umas fotos para vocês.

Alguém podia me auxiliar nesse passo-a-passo. Sou bem café-com-leite no que diz respeito ao tratamento de imagem, ou melhor, não sei nada.

Agradeço desde já o auxílio de vocês.

Kika,

Já que o objetivo de levar ao Photoshop é para colocar assinatura (bordas e coisas do tipo) acredito que mandar como JPG é mais do que o suficiente.

Mas se o objetivo é algo bem mais elaborado, ai outro formato com menos compactação é o mais indicado.

:ok:

Olá, Srta Kika!
E nossa querida Alice, como está?

Bom, vou fazer um passo-a-passo (esse perdeu o hífen também? rs) bem simples do meu workflow.

  1. Foto em RAW
  2. No LR, ajustes que se fizerem necessários (Exposure, Fill, Black, Clarity, etc).
  3. Export em formato TIFF, 16bits, 240ppi
  4. No PS, ajustes necessários.
  5. Resize
  6. USM(Unsharp Mask)
  7. Converter para 8 bits (Menu Image>Mode)
  8. Salvar em JPEG. Costumo salvar em High 8 que já me atende bem nos mais comuns tipos de impressões.

Bom, é basicamente isso. Mas, com a prática você vai testando ferramentas e ajustes que darão a personalidade para suas imagens.

Espero ter ajudado.

Abs

Voce pode utilizar também “Edit in Photoshop” (fica no menu Photo, ou através do atalho CTRL+E).
Não precisa exportar nada (na verdade o Lightroom exporta automaticamente em PSD e abre o Photoshop), após fazer os ajustes no PS utilize o comando salvar, e o PSD será salvo no mesmo diretório de origem do RAW, com o sufixo -copy.

:ok:

Abraços,

Rodrigo Campos
Pelos Meus Olhos Fotografias por Rodrigo Campos
Rodrigo Campos Blog Pelos Meus Olhos

Muito útil e didático, Chello!!

É importante salientar a questão de qualidade.
Quando se fotografa em RAW procura-se preservar toda a latitude obtida com o sensor e o detalhamento da imagem.
Para tanto, o melhor formato de trabalho para manipulação é o TIFF 16bits. Me corrija o amigo Ivan de Almeida se estiver falando bobagens.
Só depois de tudo manipulado e ajustado é que se converte para 8bits no PS e ai salva o JPEG. Esse procedimento vai minimizar ao máximo as perdas pela compressão dos formatos e manter o máximo possível de tons na imagem.

:wink:

:ok:

Chello,

No lightroom vc configura o espaço e a profundidade de cor para a exportação para PSD. No meu caso, utilizo ProPhoto 16 bits, o que previne qquer perda de qualidade. Salvando em PSD vc não está tirando qualidade da imagem, além de permitir uma edição não destrutiva da imagem.

Abraços,

Rodrigo Campos
Pelos Meus Olhos Fotografias por Rodrigo Campos
Rodrigo Campos Blog Pelos Meus Olhos

Rodrigo,

O PSD gerado pelo LR não passa de um TIFF com extensão PSD. Mas, a diferença nesse tipo de exportação recai sim - pelos meus testes e pelo que já li à respeito - sobre a qualidade do arquivo final que você armazena, visto que a compressão LZ do TIFF é muito melhor que a do PSD.
Já li certa vez que o próprio MArk Hamburg (Programador do PS E LR) foi contra a implementação do formato PSD no LR).
Mas, não deixa de ser válido o seu workflow!
É que sou muito crica mesmo! :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Abraços

Chello,

Tbm sou bem exigente, além de técnico e metódico…as vezes chato… :assobi:
Nunca li nada a respeito de o TIFF ter melhor qualidade de imagem que o PSD, acredito que a única qualidade do TIFF sobre o PSD (em se tratando da mesma profundidade e espaço de cor), é a compressão e a “portabilidade” do TIFF entre vários aplicativos.

Bom, tbm acredito que eu não tenha um olhar suficientemente apurado para perceber as diferenças, se houver… :smiley:

PS: Se você puder citar/linkar textos que dão embasamento a este argumento, gostaria muito de ler.

:ok:

Abraços,

Rodrigo Campos
Pelos Meus Olhos Fotografias por Rodrigo Campos
Rodrigo Campos Blog Pelos Meus Olhos

Rodrigo,

Nem eu tenho olhar tão apurado assim. O PSD não é um formato que não se possa trabalhar, tanto que eu citei que ele não passa no fundo de um TIFF. Porém no quesito compressão e portabilidade o TIFF leva vantagens e quando se pensa em armazenamento da matriz à longo prazo creio que o fato do TIFF ser formato aberto é relevante também.

Bom, peço desculpas por hora, pois não estou na estação onde tenho meus favoritos. Mas, prometo postar alguns links do que li sobre o assunto há algum tempo. Creio que tenho-os ainda favoritados.

Abraços.

Ô louco gente, obrigadão por todas as indicações.
Amanhã, ou melhor hoje durante o dia, vou tentar aplicar algumas das dicas acima e volto pra dizer o que aconteceu.
Agradeço muito todas as dicas. Vamos ver o que eu consigo fazer.
Boa noite e até amanhã.

em vez de começar com o LR e exportar pra abrir eterminar no PS, poruqe nao fazer tudo no PS?? é so abrir o RAW com ACR, ajusta o que precisa, e manda abrir, ai no photoshop, poe assinatura e oq mais precisa, e manda salva em JPG… pronto… beem mais facil…

se a intenção é assinatura, marca d´agua, de uma olhada no link abaixo

luiz salgueiro
Imgur