Domingo, 30/07 - Feirinha Largo da Ordem Curitiba

Galera, somente hoje consegui postar umas fotos das feirinhas do Largo da Ordem, que se realiza todo domingo pela manhã, no centro histórico de Curitiba. Foi dia 30/07 um dia muito frio, porém muito lindo, com sol e um céu azul espetacular (pena que nas fotos acho que não esta tanto assim, hehehe…)
Mas vai lá, e opiniões prós e contras serão muito bem aceitas!!!

Feirinha 1

Feirinha 2

Igreja

outra visão

é isso ai galera…

:bye2: :nonono:

:bye2: snif… será que minhas fotos são tão ruins assim que ninguém quer comentar… :nonono: snif…

Fernandes, as fotos estão muito boas tecnicamente, mas achei algumas composições com muitos elementos distrativos que não me fizeram entender realmente o que vc queria retratar.
Minha preferida foi a da igreja.

Um abraço

È realmente muito chato quando a gente posta e não há nenhum comentário…

Gostei da terceira. A primeira e a segunda estão documentais (não que isso chegue a ser um defeito), a quarta sinceramente não gostei.

Fui em Maio a essa feirinha e achei sensacional, se quiser dê um olhada nas fotos nesse tópico:

Valeu Marcelo e Eduardo.

mas achei algumas composições com muitos elementos distrativos que não me fizeram entender realmente o que vc queria retratar.

Eduardo, o fato de ter muito elementos, se entendi o que você quis dizer, não tem muito o que fazer, pois é uma foto urbana e de uma feira de artesanato, não sei no que pode ser melhorado, por isso postei as fotos, pois apesar de fotografar já há um bom tempo, e ter um pouco de técnica, me falta conhecimento de composição e luz, visto que muitas outras fotos minhas ficam superexpostas.

A primeira e a segunda estão documentais (não que isso chegue a ser um defeito), a quarta sinceramente não gostei.

Fui em Maio a essa feirinha e achei sensacional, se quiser dê um olhada nas fotos nesse tópico:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...930&hl=curitiba

Marcelo, você quis dizer documentar, como se fosse uma foto jornalística, apenas de mostrar a feira? Acredito eu que não tenha como sair disso, e com relação as suas fotos estão bacanas e tenho uma parecida com a sua da igreja, e no mais agradeço os comentários.

Olá Fernandes, Realmente deve tomar mais cuidado com as composições, com os motivos que deseja mostrar nas suas fotos, neste sentido pode excluir o que não interessa, assim com fez na terceira, a minha preferida…

Em 2005 fui pela primeira vez a Curitiba, e não deixei de visitar essa feira. Perguntei para um fiscal da prefeitura quantas barracas tinham lá, ele não soube me responder. Resolvi contar, o número exato não me recordo, mas contei mais de 600 (seiscentas) barraquinhas. Adorei Curitiba!

E agora falando das fotos, gostei mais da 3ª (Igreja)

gostei da terceira, mas acho que vc poderia usar a confusão de cenas em cada quatro pra fazer uma composição mais elaborada (apesar de dar mais trabalho)

Fernandes, vou ser mais específico.

Vc chamou seu tópico de Feirinha Largo da Ordem de Curitiba.
Bem, na primeira foto o que chamou mais a atenção na foto foi a contrução ao fundo. Na segunda foto idem com os prédios. E na quarta foto a feirinha ficou como BG lá no fundinho da foto.
O que quis dizer na realidade é que existe uma certa confusão nas cenas e na minha opinião poderiam ficar mais claras se vc usasse um enquadramento mais fechado na feira podendo é claro incluir elementos externos para enriquecer suas fotos, mas nunca desviando a atenção do motivo principal.
Acho que vc poderia explorar também enquadramentos no mesmo plano e fotos próximas compondo os vendedores nas barraquinhas.
Espero que vc tenha entendido minha opinião.

Um abraço

Bem, na primeira foto o que chamou mais a atenção na foto foi a contrução ao fundo. Na segunda foto idem com os prédios. E na quarta foto a feirinha ficou como BG lá no fundinho da foto.
O que quis dizer na realidade é que existe uma certa confusão nas cenas e na minha opinião poderiam ficar mais claras se vc usasse um enquadramento mais fechado na feira podendo é claro incluir elementos externos para enriquecer suas fotos, mas nunca desviando a atenção do motivo principal.
Acho que vc poderia explorar também enquadramentos no mesmo plano e fotos próximas compondo os vendedores nas barraquinhas.

Um abraço

Isso!!!

Fernandes,

Tudo blz?

Compartilho dessa opinião do Eduardo. Acho que pode melhorar!!!

abraços!! :thmbup:

Um abraço

Isso!!!

Fernandes,

Tudo blz?

Compartilho dessa opinião do Eduardo. Acho que pode melhorar!!!

abraços!! :thmbup:

Caros Davisato e Eduardo, beleza!
Entendi sim Eduardo, e faz realmente sentido e não tinha pensado nisso.

Gostei das opiniões, e vou postar outras duas fotos, apesar de concordar com vocês e acreditar q a confusão continua, são do mesmo dia e tiradas do mesmo ponto para um lado e para outro, porém acho q aos poucos estou descobrindo o meu defeito, que um deles é deixar a foto sem chão, ou seja querer fotografar mais ao alto, tipo o céu e ao mesmo tempo querer pegar o assunto, mas deixando ele muito fora(??) Será q estou viajando?! :denken: Espero novas opiniões.

Barracas da feirinha - lado esquerdo

Barracas da feirinha - lado direito.

Fernandes,

Não sou nenhum mestre, mas posso dizer pelo que eu faria.

A primeira foto tá boa técnicamente, mas a composição não tá legal, não por sua culpa, mas tinha muita coisa atrapalhando.
Gostei das cores, o céu e o prédio estão muito bonitos, ma a barraca e o poste estão atrapalhando.
Mesmo como cofo de registro não está legal por causa da cerca viva.
Se fosse só registro eu teria dado um jeito de eliminar ela, subindo em cima de alguma coisa por exemplo.

Na segunda foto os prédios estão brigando com a feirinha.
Nessa feira eu teria desprezado essa vista por causa da composição e teria me fixado nas pessoas, nos detalhes das mercadorias, no contato freguês x vendedor.

Na terceira foto, eu gosto dessa vista debaixo pra cima, mas achei a foto meio torta.
Eu teria ido mais pra baixo da torre, e não daria muita importância pra mostrar a continuação do telhado.

Na quarta foto se vc quis mostrar o contraste do jardim com a feira acho que as árvores atrapalharam. Me desculpe, não sei qual foi a intenção, mas não gostei da composição. Não teria batido essa foto, ou teria tentado procurar um angulo diferente. Quem sabe um lugar mais alto onde as árvores fizessem mais parte do cenário.

Olha, não da muita importância para os meus comentários, só me coloco no seu lugar como fotografo. Realmente não conheço o lugar e não sei se seria possivel mudar ângulos ou coisa parecida.

Um abraço e continue postando suas fotos.

As duas fotos seguintes.

Esse lugar é meio ruizinho pra fotografar heim.
Na primeira a sombra e o muro do lado tão atrapalhando.

Vale como registo da dispozição das barracas. Mas o ideal mesmo seria um lugar mais alto no meio da rua e registrar o “mar” de barracas.

Achei a segunda foto melhor.
A composição das barracas e das árvores está mais harmônico, até o poste ficou bem colocado na foto.
Não gostei das sombras, mas fazer oque? Haja rebatedores… :laughing:

Um abraço, tenho que sair pro trabalho!

Fui…

O problema está aí, o interessante nessa feirinha e no Largo da Ordem não são as barracas e sim o que está sob elas e a arquitetura local, eu só faria uma foto pegando as barracas de cima se eu quisesse documentar a feira.

Feirinha 1 [![](http://img470.imageshack.us/img470/8083/feirinhaso6.th.jpg)](http://img470.imageshack.us/my.php?image=feirinhaso6.jpg)

Feirinha 2

outra visão

Fernandes, tirando a torre da igreja, achei as suas fotos muito poluídas, tem muitos elementos nelas e não chamam a atenção para alguma coisa específica, não sei se foi essa a sua intenção, mas acho que pode melhorar bastante :wink:

Abraços,

Marcel, Marcelo e Jack, acredito que seja por aí, na questão de composição, pois ao mesmo tempo em que quis colocar a feirinha, no caso da segunda foto, quis fazer o contrastre com os prédios ao fundo, porém acho que fui infeliz ao não fazer nenhuma coisa nem outra…

As outras não tinha como sair daquilo, pois as vezes olhamos uma coisa e a foto nem sempre quer transmitis aquilo que imaginamos que fosse sair…

Mas bele as criticas são bem vindas, e irei procurar estudar um pouco mais a questão de composição…

E Marcel, não da nada não, gostei da sua opinião. Valeu galera, abraços.;… :thmbup:

Vi um post seu naquela sala “da porradaria” por causa das “nádegas” alheias :laughing: , então vim dar uma olhada e opinar.
Vou ser repetitivo, e dizer o que outros já disseram, visto que cheguei atrasado. Gostei muito da primeira e da terceira foto, mas realmente achei as outras duas muito confusas. Não estão ruins, só confusas, como já andaram dizendo por aqui.

Grande abraço