Boa noite pessoal
[i]
(após ter terminado de descrever o assunto do tópico vi que ficou grande, mas tentei de forma mais clara possivel
compartilhar minha experiencia e contexto para que o tópico não só me ajude mas ajude quem passou ou está por passar por algo parecido)
[/i]
Sou fotografo a mais ou menos uns 4 anos, no decorrer desse tempo mais pratiquei e tive despesas para aprender do que lucrei com a fotografia,
durante um bom tempo me senti inseguro para cobrar por um trabalho ainda me sinto um pouco inseguro tive bastante dificuldade para escolher minha area
pois moro em uma cidade do interior de São Paulo, Franca uma cidade media com 300 mil habitantes. Ultimamente tenho me sentido mais confiante e por morar em uma cidade de porte médio
a melhor forma de poder viver da fotografia é fazendo fotos de casamento e ensaios, gostaria de poder escolher melhor a area para trabalhar mais infelizmente a cidade tem um mercado muito
pequeno para as outras áreas. Veio buscando conhecimento e criando coragem para fotografar casamentos, final de semana retrasado fiz a cobertura de um casamento católico, do makingof a festa
tive prazer em trabalhar foi uma experiencia legal, sei que ainda tenho muito que melhorar.
Como foi o primeiro casamento eu fiquei um pouco perdido em como montar a proposta, fiz uma média de custos que ficou mais ou menos assim :
Ensaio : R$ 150
Freelancer : R$ 250
Pendrive : R$ 100
Aprovação de imagem : R$ 20 (hospedagem das imagens para seleção)
Deslocamento : R$ 150
Jantar R$ 50 (para fechar o contrato)
Total dos custos : R$ 720
Valor passado para os cliente : R$ 1250
O álbum ficou para o cliente definir depois, até mesmo por que nunca fiz um álbum não tenho ideia de qual gráfica ou quais opções de álbum posso fazer.
Mas vamos ao que interessa
Minha duvida é a respeito de como posso montar uma proposta para os noivos, quais formas vocês trabalham no momento do primeiro atendimento com cliente ?
Fazer pacotes de fotografia, para ter opções para cada tipo de orçamento seria uma opção legal ?
Indicar uma equipe de cinegrafistas ou contratar cinegrafistas Freelancer ?
Incluir sempre o álbum fotográfico no trabalho ou deixar a opção de escolha se o cliente quer ou não ?
Sei que não tem uma resposta correta para as perguntas, mas pela experiencia de vocês o que vocês me dizem ?
Se possível alguém poderia compartilhar uma proposta para eu ter uma base, serei grato.