[Dúvida] lightroom ou camera raw

Com um pouco mais de conhecimento sobre fotografia (mas continuando iniciante rss) gostaria de saber qual o melhor sistema para tratamento de arquivos RAW. Ou seja, queria saber se existe diferenças consideráveis entre estes dois editores e qual o melhor.

  • Levar em consideração apenas a edição da imagem (não importando organização dos arquivos ou distribuição dos mesmos)

Abraços :ok:

Particularmente acho que tanto faz, eu mesmo só uso camera raw, muita gente agui só o lightroom, vai da sua familiaridade com cada programa :ok: tem varios tópicos aqui do pessoal falando a respeito disso, se der uma procurada acho que vai encontrar sua resposta :ok:

O Adobe Photoshop Lightroom nada mais é do que uma pele, uma interface de uso do Adobe Camera Raw. É mais fácil e tem mais recurssos à disposição trabalhar com Lightroom do que com Camera Raw, mas depende da tua necessidade e da tua disponibilidade de aprender as manhas pra fazer bem e rápido. Mas não pe dificil, depois que se aprende é um prazer. PS: requer MUITO processamento e memória, se não tens uma boa máquina - i5/i7 e > 8GB RAM fica chato trabalhar com ele,

[]s,

RSalles

eu uso o camera raw pq fica bem mais rápido aqui, no lightroom quando mexo em alguma barrinha de ajuste ele fica pensando e no camera raw ele vai instantâneo de acordo com a barrinha, mesmo com i5 e 12gb de ram.

Ou seja, ambos trabalham com a foto em formato raw, sendo que cada tem suas particularidades e funcionalidades?