Dúvida: Potência de flash 550EX vs 580EX II

Alguém sabe dizer se a potência do 550 é mais forte que os 580? Tenho ambos e disparando off câmera, com tudo zerado na configuração, o 550 dispara muito mais forte que o 580.

Não sei responder direto mas posso dar uma dica se como saber.

Compare pelas tabelas do número guia pra uso 100% manual. Com o mesmo zoom da cabeça do flash o que tiver o número guia maior é mais potente.

Abraços!

O 550 ex tem número guia 55 e o 580ex ou exII tem número guia 58.

Esses números são quando o zoom da cabeça do flash está posicionada em 105mm.

Espero ter ajudado.

Então o 580 é mais potente mesmo.

Fala pessoal, obrigado pelas dicas, estou estranhando ambos os flashs ainda.
Mesmo sendo o 580 mais forte que o 550, nas fotos em que sincronizo os dois off câmera com as mesmas configs, o 550 anda fazendo sombra na área do 580 quando coloco um de frente para o outro e um objeto no meio.
Devo estar fazendo algo errado, vou continuar testando aqui, obrigado mesmo.

Yes, qual é a câmera que você está usando?

5D e 40D, valeu.

Estranho mesmo. Com exatamente as mesmas configurações as sombras deveriam ser iguais.
Os objetos são próximos? Tipo um Still?
Se for pode ser algo ligado à construção do refletor do flash. Esses flashs grande não são feitos pra iluminar coisas muito de perto e talvez o 550 tenha a luz um pouco mais concentrada no centro quando usado de perto.

Agora uma viagem já que não tenho um 580 pra comparar…

Com o 580 já é possível compensar o fator de crop das câmeras APS-C.
Será que existe alguma configuração que o zoom informado por ele não seja real e sim equivalente no APS-C?
Isso tb poderia explicar o fenômeno.

Olá, Rogério. Eu sinceramente ainda não entendi o flash…hehehe.

Bom, o objeto é uma bola de futebol americano e os flashs ficam a cerca de 50cm de distância.
Quanto à compensação do fator de corte, eu não faço a menor idéia sobre isso…hauhsuhausa.

Bom, andei vendo em outro fórum e parece que não terei problemas em mixar flashs Canon e Nikon usando trigger wireless, então vou trocar esse 550 e mais um 430 por SB-800s. Mas não é por causa dessa diferença de potência, é simplesmente porque os SB-800 são mais modernos e bem reputados, vou manter os 3 580 ainda.

obrigado

Quanto ao fator de corte vou explicar.

O 550 não ajusta o zoom da cabeça de acordo com a distância focal da lente pra maximizar o uso da luz? Se a lente está em 50mm ele ajusta a cabeça para 50mm não é isso?

Pois bem, nas câmeras cropadas (1.6x) uma lente 50mm tem ânguo de visão equivalente a uma lente 80mm. Então para o flash aproveitar o máximo a luz ele deveria usar 80mm em cameras cropadas e não os 50mm reais como faz o 550.
Como ele fica “mais aberto” não há problemas de exposição, apenas um desperdício de luz nas laterais.

Nas EOS mais novas e nos flashs Canon mais modernos o flash pode identificar a cam e ajustar o zoom para câmeras cropadas. Assim se vc pega uma XSI com uma 50mm e coloca um 580Ex nela ele ajustará a cabeça para um zoom ( e ângulo de cobertura de luz) equivalente de 80mm.

:ok:

Rogério, valeu pela aula. Quando comprei o 550 eu não sabia que tinha essa diferença pro 580.

Abraços e obrigado

Estou pensando em adquirir uma câmera intermediária Canon SX1 IS.

Qual seria o Flash mais indicado? 550 EX II? 580 EX II?

Só prá confirmar o que o Rogério disse, o flash já reconhece o tamanho do sensor e faz os ajustes necessários. Usava antigamente meu 430EXII em uma Canon S5 e o zoom funcionava corretamente, mesmo o sensor da S5 tendo fator de crop de 6x.

Avalanche, acho que nem existe 550EX II, existe o 550EX que foi descontinuado e substituído pelo 580EX (e posteriormente pelo 580EX II).

Acho o tamanho do 580EX II exagerado para ser colocado numa compacta. Como falei antes, eu usava um 430EX II na S5 (que é a avó da SX1) e funcionava adequadamente. A única coisa que não funciona é a luz vermelha de auxílio ao foco.

na canon 40D será que ele entende o fator de crop ?