Duvida sobre DPI na imagem

Galera, sempre gostei de fotografia e criei coragem de comprar uma dslr.
Tenho uma canon 1000d com a lente do kit 18 55 e tenho uma 75 300 usm tbm…

minha irmã foi fazer umas fotos aqui na minha cidade e eu a acompanhei para conversar com a fotografa (Malu Ornelas, fez as fotos que levaram a modelo Camila Finn para o concurso e para a fama depois)…

ela foi mto bacana comigo…me deixou a vontade para fotografar com ela…

claro…como ela usou o flash…as fotos ficaram mto mais claras e brilhares q as minhas…pois eu estava apenas pegando a luz ambiente…e ela tinha aqueles flashs q parecem uns guarda chuvas…hehehe

a camera dela alias…é uma NIKON D50 …

comparei minhas fotos com a dela… e mesmo utilizando o mesmo flash…as fotos não ficaram mto bacanas como as dela…
claro q a mão dela tem anos de experiencia e eu ainda estou aprendendo…

mas vendo as propriedades das fotos no windows…vi q as dela tem 300dpi…e as minhas tem 72dpi…

isso influi em algo???

a camera dela é mto melhor q a minha por isso???

não houve tratamento nas imagens…ela terminou e me deu um cd na mesma hora com as fotos…

por acaso há uma forma de eu aumentar os dpi’s na camera? eu ja procurei de todas as formas e não vi como

…me perdoem se a duvida for mto tosca ou chula…mas sou novo no ramo e estou buscando aprender…

parabens a galera pelo forum…mto bacana e ja me sanou mtas…mas mtas duvidas mesmo…

abraços a todos!

Não, os DPI nada influenciam na qualidade de imagem no monitor. DPI significa “Dots per inch” (ou em português “pontos por polegada”) :ok:

Nos monitores não faz a mínima diferença se a imagem está com 1 ou 600dpi, só é relacionado a qualidade da impressão.
O padrão “profissional” é 300dpi para fotos impressas que vemos em mãos para ter uma qualidade ótima, mas em alguns caos é utilizado menos, como em banners ou outdoors, que são vizualidados de longe. Tanto que se chegar perto de um outdoor, dá para ver os pontos que formam a imagem…

Bem, eu não consigo me expressar bem as vezes, mas espero ter ajudado um pouco rs

pedro, explicou certinho, dpi é um dado de cabeçalho, só interpretato pelo dispositivo de impressão ou por algum software gráfico em que vc insere o bitmap, não altera nada nos pixels.

Dá uma olhada nesse tópico:

Vai te responder a todas essas perguntas.

[]'s

mas veja bem povo…o dpi tem sim a ver com a qualidade de imagem…pois poucos dpis resultam em uma impressão ruim…
e outra…será q alguem sabe o pq da camera dela tirar em 300dpi e a minha tirar em 72?
eu estou sentindo mta falta de qualidade qdo dou 100% na imagem…ou seja…não posso usar o zoom total da minha 75 300 q fica cheia de ruido…
e a questão do ruido ta me incomodando mto…pois estou afim de investir em flashs e lentes…e se a nikon for melhor…eu prefiro vender tudo q tenho e comprar uma nikon…e assim comprar flashs e lentes para ela…espero q tenha me compreendido…abraço a todos

Bruno recomendo vc dar uma olhada com calma nesse tópico que passei ai em cima.
Vc vai entender a diferença de DPI e Megapixels e do que isso se trata.
DPI como vc disse tem a ver com impressão e não com resolução, é uma medida que depende dos Megapixels e do tamanho da impressão. A Câmera não escolhe os DPIs, vc acerta eles na hora de preparar o arquivo p/ impressão.

Outra coisa é ruido, e não tem nada a ver com resolução nem com zoom e sim com tamanho do sensor e tecnologia.
O ruido é afetado apenas pelo ISO que vc escolhe e não o zoom da lente, veja se vc não está em ISO AUTO, isso pode estar deixando o ISO mais sensível do que o necessário. O ruído é uma coisa que vc tem de conviver na tecnologia digital, talvez um photoshop resolva um pouco do seu problema.

De uma vasculhada no forum, tem várias perguntas sobre ruído e ISO, vc com certeza encontrará algo útil.

Quando vc fala das fotos, que não ficaram boas comparadas com as da sua amiga, vc cita que ela tem anos de experiência e é isso que conta. Peça umas dicas p/ ela, uma aulinha rápida, vc vai ver que com pouco tempo tb estará tirando ótimas fotos.

[]'s e boa sorte com a câmera, e bem vindo ao forum e continue perguntando… :wink:

Grande Randal…mto obrigado…vcs são mto bacanas no quesito de deixar a pessoa perguntar…pois por mais pifia q pareça a questão…vcs não chegam zuando por a pessoa fazer perguntas q podem parecer “ridiculas” em certos niveis de profissionalismo…

com certeza eu não paro de pesquisar no forum…sou musico e coisa q mais tenho na vida é tempo livre (hehehehe)…valeu as dicas e vou continuar perambulando por aqui…asbraços a vcs