Recentemente tive a oportunidade de testar em uma câmera Samsung NX3000 com o adaptador Fotodiox Pro EOS-NX as seguintes lentes:
(1) canon efs 18-55mm
(2) canon efs 55-250mm
com a lente (1) eu consigo resultados excelentes, mas com a (2), só consigo uma imagem focada quando a lente está ajustada para 250mm e somente para imagens muito distantes (no meu teste, um prédio que ficava a mais ou menos 1-2 km de onde eu estava)
Mesmo a 55mm, não consigo uma imagem focada de jeito nenhum, apesar de que usando a lente (1) eu consigo isso com o mesmo ajuste. Alguém pode me dar uma dica do que eu estou fazendo errado?
A chave mf/af está no mf (como a lente não é nativa dessa câmera, acho que o modo automático não rola). infelizmente não tenho outra câmera para testar.
Segue uma foto que tirei de uma distância de pouco menos de 1 metro do objeto que deveria estar em foco (no caso, é uma filmadora em cima de duas caixas).
Jamais poderia haver informação registrada. São equipamentos de fabricantes diferentes, com protocolos de comunicação diferentes, e além disso o adaptador não tem eletrônica para fazer uma improvável “tradução” entre os sistemas, sendo do tipo passivo
Nessa foto que eu postei a lente estava ajustada para 55mm. Essa outra (abaixo), eu ajustei a lente para 250mm e foquei em um prédio que estava a mais ou menos 2 km de onde tirei a foto. Não está perfeita, mas ficou muito melhor do que a que tirei com 55mm.
o que você quer dizer com por o foco no infinito? o que eu estava fazendo até agora (com essa e outras lentes) era tentar ajustar o foco com o anel de foco da própria lente. Lembrando que estou usando essa lente (Canon) com um adaptador para a câmera Samsung (sistema de lentes NX).
ok, mas esse ajuste é feito na lente ou na câmera? por que na lente, só tem ajuste do foco, do estabilizador e MF/AF (além do anel de foco). na câmera procurei no menu e não achei nenhum opção para ajustar isso.
Você tem como botar a lente canon numa câmera canon, tudo em AF, fazer o foco num prédio bem longe. Depois tirar a lente da câmera canon, virar o seletor pra MF e botar na samsung? Não sei se alteraria o foco, imagino que não. Seria um bom teste.