Pessoal, acho que sei a resposta, mas prefiro confirmar.
Impressora pra quem usa pouco, acho que seria a laser, certo? Não é pra foto, e nem faço questão de ser a cores. Só pra impressões ocasionais mesmo, e coisas mais simples envolvendo basicamente textos.
Tenho pra mim que com o pouco uso, se for jato de tinta as cabeças de impressão irão entupir, a tinta irá ressecar… Procede?
Sim… Laser.
Uma marca que está com preços muito bons é a Ricoh…
Isso acontece mais com tinta pigmentada. Se for pra uso ocasional e não forem fotos, pode usar a tinta corante mesmo, ela “resiste” mais ao entupimento. Mas ainda assim, obviamente tem mais risco de entupir do que impressora laser. Precisa imprimir algo uma vez a cada 15 dias, mais ou menos…
vixi, nem isso…
Ou às vezes até rola, só que ocasionalmente. O normal é impressão beeeeeeeeeeeeeem às vezes mesmo, beeeem às vezes. Mas aí vem aquela necessidade, e a impressora faz falta.
Mas ok, gente, valeu. Confirmaram o que eu suspeitava. Obrigada!!
Eheheh, ultimamente eu tenho imprimo uma vez por mês e olhe lá… Sei como é, rsrs
Pra quem imprime pouco a laser é cara demais. Um cartucho gira em torno de R$300 reais, recarga uns R$150. Sem falar que o tonner tbm tem validade. Se for laser colorida o custo aumenta 5x. Ela dura bem mais, então as chances de o tonner vencer ali dentro é bem maior que um cartucho de tinta sem uso.
Tudo vai do fluxo, acho que no seu caso qualquer uma solucionaria, tive uma HP jato de tinta que ficou 1 ano encaixotada e foi só montar e pronto, nada de entupimentos.
acho que o pó dura cerca de 10 anos…
https://www.kabum.com.br/produto/62140/impressora-brother-laser-monocromatica-hl-1202/?tag=impressora%20laser
https://www.kabum.com.br/produto/44518/toner-brother-preto-para-hl1112-tn1060?origem=52&gclid=CjwKCAjwp7baBRBIEiwAPtjwxHiH6sAJVzafpMS5XSP9U271-FYO82ziwdc43L15-XpA_Kwn_Zj_1xoCeegQAvD_BwE
Impressora + toner original 500 reais…
Também penso assim.
Já tive a HP Laserjet M551, e comprei justamente por causa do entupimento dos cabeçotes que ocorriam nas inkjet após semanas de inatividade. Porém não vi muita vantagem.
Utilizava muito pouco, e no manual recomendava que usasse pelo menos uma vez por semana, e retirasse todos os toners e aplicasse 5 “chacoalhões” neles, pra misturar o pó. Então se for por causa do tempo inativo, não tem muita diferença com a inkjet. O toner lacrado tem validade alta, mas em uso dura menos. Vendi pq queimou o fusor, e a peça praticamente custava a mesma coisa que a impressora após dois anos de uso.
Hoje voltei para a inkjet, pelo custo-beneficio mesmo.
Também penso que laser só vale à pena para média ou grande produção, caso contrário o custo X benefício não compensa.
Toner é caro e requer a mesma atenção que cartuchos de tinta caso o tempo de inatividade da máquina seja grande (ele empelota dentro do cilindro). E também tem a unidade fusora, que como apontado pelo outro colega, custa quase o preço da impressora. Então, para valer à pena tem que imprimir muito na laser.
Tenho em casa uma multifuncional HP Deskjet 4640, jato de tinta. Ela está comigo faz uns 3 anos, e mesmo imprimindo cerca de 1 página por mês (às vezes, nem isso), nunca tive problemas com entupimento de cartuchos.
Grande e forte abraço a todos.
hum, interessante!! Obrigada, gente!
Toner caro? quanto 120 reais? quanto custa um cartucho HP? 50 pra imprimir 300 folhas?
A vantagem da Inkjet é poder imprimir colorido.
Impressora Laser com custo barato é monocromatica, se for pra uma colorida vai querer botar fora na primeira troca de cartucho de tonner…é muito caro.
Eu preferiria ter a possibilidade de quando quiser poder imprimir colorido do que só ter tinta preta.
Compra o primeiro cartucho original e aprende a recarregar…o custo fica baratíssimo.
Quem vai usar pouco, um cartucho seria uma folha por dia, isso já daria um ano mais ou menos…R$50 pila por ano é muito barato.
Impressora Inkjet pra imprimir esporadicamente só com tinta original e mesmo assim dá problema, entope, tem que fazer limpeza.
Falo isso por experiência própria, já tive várias, e tenho contato com várias.
A autora do tópico disse, não quer imprimir fotos, não faz questão de imprimir em cores. Logo a impressora Laser monocromática iria dar o melhor custo por página impressa sem o inconveniente de secar tinta ou entupir a cabeça de impressão.
Atualmente eu tenho uma Laser HP e uma Epson Tanque de Tinta.
A impressão na Laser para texto é muito melhor que a impressão na Epson tanque de tinta (que precisa de papel glossy para que a impressão fique ótima). Já fiquei mais de dois meses sem imprimir nada nela, e quando imprimo a impressão é perfeita.
Porém se fico sem imprimir na Epson por uma semana por exemplo ela já apresenta falhas em alguns poros da cabeça. Isso é visível ao fazer o teste da cabeça de impressão, ai tenho que fazer a limpeza da cabeça, vai tinta embora…
Detalhe que só utilizo Tinta Original Epson comprada na Kalunga.
Agora imaginem ficar um mês sem imprimir e na hora que precisar ter que fazer todo o procedimento de limpeza? o lucro saiu pro ralo…
Inkjet hoje em dia pra custo/benefício são as tanque de tinta.
Um pote de tinta custa R$60 e imprime 6.000 folhas na minha Canon G3100.
Paguei R$650 na impressora no meio do ano passado e veio com dois potes de tinta preta. Até hoje não utilizei o pote bônus e pelo visto ainda vou demorar uns 2 anos pra abrir ele, pois o primeiro pote que coloquei na impressora ainda nem chegou em 75%.
Faço impressões semanais de contratos, etiquetas e boletos utilizando a tinta preta.
E rolou promoção na Saraiva dos potes coloridos por R$30. Peguei alguns.
A recarga da tinta colorida saiu por R$90 (3 cores) e a impressora faz 7.000 cópias coloridas com eles.
Sim concordo, as tanque de tinta são ótimas… mas como o próprio manual diz, não foram feitas pra ficar paradas…
Tenho a L805 e cada vez mais me surpreendo com a qualidade de cores que ela proporciona.
Mas tem que usar sempre, pelo menos dia sim dia não, ou hora ou outra os micro furos começam a entupir.
E o mais importante esquece imprimir no modo rascunho, ela foi feita pra impressão de qualidade com custo baixo.
Melhor custo-benefício pra quem imprime pouco é a inkjet, e de preferência uma do tipo “ecotank”.
Se vai usar a impressora poucas vezes durante o mês, basta imprimir alguma coisa semanalmente, e o custo ainda será baixo. A relação volume de tinta/preço é muito bom.
As impressoras a laser foram feitas para grandes volumes de impressão. O fusor não é uma peça feita para ser acionada apenas para imprimir um ou dois documentos por dia e desligar logo em seguida. Por analogia, ninguém liga um ferro para passar um par de meias, pois só a energia gasta não justifica. Sem falar que a maioria das lasers são grandes, para acomodar os toners, unidade coletora e fusor.
Se a intenção é evitar entupimento dos cabeçotes, vale mais a pena imprimir uma página por semana do que fazer o mesmo procedimento com uma laser, cujo toner é mais caro e o consumo de energia maior.
Interessante seu ponto de vista, poderia me passar alguns review em sites confiáveis que falam sobre isso?
Sobre entupimento de toner também fiquei curioso, se não imprimir uma vez por semana o que acontece com o toner? entope? :ponder: fiquei curioso aqui…
Uma semana não faz nada em um tonner…mas alguns meses, anos (quem imprime pouco um toner pode durar até 5 anos) com o passar do tempo o pó empelota…cria umas pedrinhas dentro.
É parecido com um saco de cimento que vc abre, usa um pouco e depois deixa fechado por anos, ele vai virar uma pedra. (comparação estranha mas é verdade… pensa numa coisa dificil de botar fora :aua:)
certo, tem algum artigo que fale sobre isso? algum review de fontes confiáveis?
Para imprimir meia dúzia de páginas por ano, sim.
Utilizo somente cartuchos originais HP na minha multifuncional. Gasto nos 2 cartuchos (preto e colorido) os mesmos R$ 120,00 que em um toner apenas preto. E ainda tenho de bônus um bom scanner.
Mantenho meu entendimento que para uso apenas esporádico, impressora laser não compensa.
Em tempo, utilizo no trabalho 03 lasers Canon de grande porte e última geração, coisa para 20 mil impressões mês. E mesmo com uso diário, tem vezes que preciso retirar os cartuchos de toner e sacudir, caso contrário as máquinas acusam que o toner acabou e quando pego na mão ainda tem pelo menos 1/3 de pó lá dentro.
Grande e forte abraço