Dúvida sobre qualidade da impressão

Tenho uma dúvida antiga. Gostaria de saber se alguém pode esclarecer.

Ao imprimir uma foto com 1Mpixels numa impressora 300 dpi em tamanho 10x15 cm certamente a impressão vai perder detalhes pois os pontos terão que ser “distanciados” para o arquivo ficar no tamanho 10 x 15 cm. Mesmo utilizando interpolação a foto impressa vai perder detalhes.

Agora se eu imprimir uma foto de 14Mpixels numa impressora 300 dpi em tamanho 10 x 15 como ficará a impressão? O programa utilizado vai ter que comprimir os pixels para caber neste tamanho de impressão. Esta compressão causa problemas na impressão a ponto da cena ficar artificial?

Dizem que isso causa uma perda. Eu guardo minhas fotos para impressão em um tamanho de 20x30, às vezes imprimo elas em 10x15 e não acontece nada. Mas também a diferença não é tão grande quanto a que você falou.

Seria interessante que alguém com mais conhecimentos, postasse uma tabela de relação megapixels/centímetros = qualidade.

Abraço.

Olha na verdade se o software que for usado na interpolação for razoável o resultado ficará melhor ou igual a uma foto de 2Megapixels em 10X15.
Sempre a maior resolução pode ser revertido para a menor sem problemas (mesmo porque é uma imagem mais detalhada, o máximo que ocorrerá é uma retirada de detalhes). Mas o máximo que pode acontecer é ficar do mesmo nível em um algorítmo de interpolação razoável.
Por regra geral cada quadrado de 1cmx1cm tem que ter as seguintes medidas em pixels para uma determinada qualidade:
ÓTIMA (IDEAL) = 120 pixels/cm x 120 pixes/cm
BOA (perfeitamente aceitável) = 90 pixels/cm x 90 pixels/cm
Regular (dá para usar mas com alguma perda já notável a olho nú) = 60 pixels/cm x 60 pixels/cm

Isso para papel fotográfico :slight_smile:
Ai isso vai variar de mídia para mídia.

Mas Leo,

Esta retirada de detalhes não pode deixar a foto meio “artifical” ou isso fica imperceptível? Vc já testou isso? Imprimiu uma foto de 6,3Mp (por ex) em 10x15 e depois reduziu a qtd de pontos desta foto pra 2Mp e imprimiu para comparar as impressões?
Eu não faço isso pois tenho uma câmera de 5Mp…não sei se daria pra ver alguma diferença (se houver!).

Valeu!

Mas Leo,

Esta retirada de detalhes não pode deixar a foto meio “artifical” ou isso fica imperceptível? Vc já testou isso? Imprimiu uma foto de 6,3Mp (por ex) em 10x15 e depois reduziu a qtd de pontos desta foto pra 2Mp e imprimiu para comparar as impressões?
Eu não faço isso pois tenho uma câmera de 5Mp…não sei se daria pra ver alguma diferença (se houver!).

Valeu!

Eu já fiz isso com 5 mp e não houve diferença perceptível.

Eu tbm já fiz até com 8MP e não há diferença.