Dúvidas aniversário de 15 anos

Olá meus amigos,

Gostaria de uma opinião ou melhor uma ajuda mesmo a respeito de uma dúvida que apareceu em um determinado momento quando fotografei uma debutante.

  1. No momento da balada com os amigos no salão, porque minha câmera tentava focalizar e não conseguia? será que estou fazendo algo errado?

  2. Na hora dos parabéns mesma coisa, o que me salvou foi a luz que a vela transmitia, consegui focalizar e até q saiu bacana a foto. Mas será que tem alguma coisa que eu deva me atentar? o que será que estou fazendo de errado.

Minha câmera: Nikon D7000, lente Sigma 17-70mm f2.8-4, flash SB700 com difusor Lambency.

Sei que tem profissionais altamente qualificado aqui no fórum, que podem me ajudar. Agradeço desde já toda ajuda, abcs :ok:

Boa tarde amigo! Não sou profissional, nem mesmo qualificado, mas acredito que isto se deva ao ambiente pouco iluminado que dificulta a localização de pontos de contraste para que a câmera realize o foco. Teu flash tem luz auxiliar de foco?
Abraço

Vou ficar acompanhando também pra ver se alguém mata a questão :snack:

Sim Fernadez, minha câmera tem luz auxiliar de foco mas deixei desativada, pelo que percebi o alcance dela é bem curto, então deixei desligado, talves eu tenha pecado ai então.:ponder:

E no aniversário não teve cinegrafista que poderia ter ajudado na iluminação tb.

Também acrdito nessa hipotese. Mas, geralmente o foco fica ruim quando se está sem flash. Se o flash estava ligado, era pra ter assistente de foco…

Humm… agora fiquei meio confuso Mike Castro rsrs…

Eu estava usando um flash Nikon SB700 sempre ligado, o auxiliar que desliguei ao qual eu citei foi da câmera, p ser franco não sabia q o flash tinha isso tb :aua:

Procura sempre focar numa diferença de cor ou contraste, se n conseguir aonde você quer , procure um ponto o mais perto possivel.

Nekosg, vc diz focar em um ponto msm q não seja próximo de onde eu quero fotografar e retornar até o assunto com o botão da câmera meio pressionado e assim disparar?

isso mesmo. foca na pessoa do lado, algo assim, mais proximo possivel do teu alvo.

Entendi mas isso não vai deixar o assunto principal desfocado, fazendo desse modo?

Não se tu focar em algo no mesmo plano, ou proximo, o foco , é feito em Planos. tipo uma linha. tudo que estiver no mesmo plano fica em foco.

Blz nekosg, vou fazer uns testes por aqui, agradeço pela ajuda. :ok:

Amigo, o SB 700 tem o auxiliar de foco, faça um teste em ambiente escuro.O que pode ocorrer também é o flash focar em local diferente do desejado, (um pouco atrás).Bem, isso já me aconteceu no SB910, já ouvi relatos do SB700, na verdade ele se “perde”…

Forte Abs!

Olá, Everton.enrico, valeww… pela dica amigo, irei fazer alguns teste por aqui, p não passar o msm sufoco que passei antes :doh: rsrs… obrigado

Everton.enrico, aproveitando a ocasião, vc saberia me dizer ou os amigos do fórum, Porque no momento que faço a foto em um determinado assunto (uma pessoa) por exemplo, usando o flash com difusor rebatido a 45 graus para não ficar luz dura no rosto da pessoa, a metade do corpo para baixo acaba ficando mais escura?

Amigo, depende da altura da parede, que velocidade? Acima de 1/250 ? Eu costumo usar 45º com o cartão branco para jogar um pouco para frente.Pelo que vc esta falando, me parece que a luz do flash não está dando conta.Me parece,rs…os amigos podem opinar tb :wink:

Forte Abs!

flash inclinado ilumina mais em cima que embaixo. Se estiver muito perto o efeito é muito mais perceptível. É só isso.

Eu estava usando um Difusor lambency “que por sinal chamava a atenção do povo ao redor rsrs…” no flash sb700 a 45 graus, tempo de exposição 1/50, f/4.5, velocidade do ISO 500 com EV +0,33 e distância focal 17mm. O teto era alto tinha uns 3 metros de altura.

Nessas condições o assunto ficou com a metade clara e a outra metade abaixo, ficou perceptivelmente escura. Onde será que estou dando cabeçada? :aua:

eu só resolvi esses problemas com um rebatedor. compra um daqueles rebatedores que coloca na cabeça do flash e usa nele sempre, com a cabeça toda pra cima

Com a Nikon d7000 e o Flash sb-600 tive este mesmo problema, depois descobri o por que, a luz do infravermelho não acendia quando deixava o ponto e foco fora das linhas centrais, no seu caso talvez o foco estivesse em Af-C, abs