Em busca de opiniões

Oi Gente ! gostaria de submeter algumas fotografias que registrei para análise do pessoal experiente (…) Uma miscelânea de intenções… espero que não sejam completamente descartáveis ! :doh:

http://img89.imageshack.us/img89/8087/pedrinhas8fd.jpg

http://img226.imageshack.us/img226/3922/teresopolis0su.jpg

http://img135.imageshack.us/img135/8084/instinto17em.jpg

http://img150.imageshack.us/img150/3111/refinaria7zr.jpg

http://img152.imageshack.us/img152/6700/pare7gv.jpg

Obrigado !

ih… falhou a postagem de suas fotos colega.

Bom. Mas não sou experiente, ia só apreciar mesmo :stuck_out_tongue:

OI… puxa vida… tentei abrir ele também e só consegui clicando com o botão direito do mouse e “mostrar imagem” !!

Que será que fiz de errado ? Marinheiro de primeira viagem é foda…rs…

Leia…

Finatesco,

Tudo blz?

Corrige aí pra gente poder apreciar!!

abraços! :thmbup:

Oi !!! Acho que arrumei agora… com a hospedagem no ImageShack ! Desculpem… Estava tentando pelo servidor no Terra… acho que ele não gostou muito.

Finatesco,

O maior problema das suas fotos, pra mim, é a falta de definição do assunto principal: o que você quis mostrar?

Na primeira, há um contraste de cores e formas.

Na segunda, idem, e a cidade se perdeu no meio de tanta informação.

Na terceira, a cachoeira ficou evidente, mas o enquadramento precisa ser melhor trabalhado. Tem um cara perdido no canto esquerdo, por ex.

Na quarta, há linhas e mais linhas.

A quinta é a mais interessante de todas. A placa de “Pare” traz uma certa subjetividade na interpretação do quadro, mas, sem uma explicação da sua intenção, nem que seja um título, somente, o exercício de interpretação cansa, e a foto é esquecida.

Depois que você decidir o que quer mostrar, precisa decidir “como”. E aí a conversa fica longa…

Abraços!

Boa análise, Seymor.

Além disso há problemas de estouro de luzes na segunda e terceira.

Qual câmera vc usou?

1 - Meio sem sentido!

2,3 - Estouradas mas gostei do enquadramento da 2 :wink:

4 - Sem sentido e enquadramento ruim.

5 - Sem dúvida a melhor, é o tipo de foto que vc tem que fazer várias fotos com diferentes enquadramentos para escolher o melhor depois, eu colocaria a placa mais para a direita.

Continue praticando! :smiley:

Abraços,

Então… Primeiramente obrigado ao pessoal que respondeu !

Agora queria questionar mais diretamente…

Bom, a primeira é sem sentindo mesmo… na verdade foi um exercício que me pareceu um resultado bonitinho… Bom… pra ser sincero, eu acho demais as formas que as pedrinhas fazem na areia, formando aquele mini relevo, porque elas impedem que a chuva salpique a areia diretamente… MAS… COMO OU PODERIA TRASMITIR ESSE FENÔMENO ? Tiraria uma foto igual, na chuva ?

Enfim, essa não me importa muito… o que eu queria mesmo perguntar era se fui completamente infeliz na minha intenção de demonstrar a relação do homem com a natureza (fotos 2,3) e com o trabalho (4,5 - a cinco sim, completamente subjetiva), ou se de alguma forma, essa interpretação passa pela cabeça de quem aprecia essas fotografias. (???)

Isso é a “composição”, não é ?

Os homens estão sim… “perdidos” nas fotos… porque tentei demonstrar um relacionamento no qual eles são personagens de um universo maior (a cachoeira, e a refinaria… e a cidade também - Teresopolis - entre o céu e os morros… )

Será que… de alguma forma, eu tive algum sucesso nessa intenção ?

Sobre as luzes, também sinto elas fortes nas fotos… mas não sei como evitar… só aconteceu… acredito ser regulagem na camera, mas até começar a ler os tópicos aqui, eu clicava completamente “alienado”, me preocupando só com a montagem… mas agora vou experimentar outras regulagens pra ver se isso não acontece… pq imcomoda, neh ?

Ah, quanto à câmera… bem… (não vão rir, hein!) usei uma Sony Cybershot… o modelo acho que é o DSC-W1 ! :yu:

Pessoal, valeu mesmo… Só por alguns comentários as coisas já começam a fazer mais sentido !! Obrigado mesmo ! e desculpem escrever tanto dessa vez, mas preciso perguntar pra alguém ! e esse fórum é ótimo !! :bye1:

[]´s.

5 - Sem dúvida a melhor, é o tipo de foto que vc tem que fazer várias fotos com diferentes enquadramentos para escolher o melhor depois, eu colocaria a placa mais para a direita.
Pra mim isso não é fotografia de verdade...

pra mim fotografia você pensa o enquadramento, pensa na fotometria, pensa em tudo, depois vai lá e bate… Isso é culpa da digital, você bate 31.267.125 fotos e depois apaga as ruins…

Desculpe-me, mas a qualidade das fotos esta absurdamente ruim!
Sem definição nenhuma, cores ruins e completamente estouradas olhe
a segunda foto o céu é completamente branco e a parte baixa é completamente
preta.

Sugiro vc usar um tripé, manter o ISO em 100, aprender a usar ela no modo
manual.

Teresóplois…
Hauahuahauhauhahauahu
Bem que achei a cidade familiar…

pra mim fotografia você pensa o enquadramento, pensa na fotometria, pensa em tudo, depois vai lá e bate… Isso é culpa da digital, você bate 31.267.125 fotos e depois apaga as ruins…

Acho que vc não entendeu Feimiga, em cada foto que vc fizer dá para trabalhar tudo isso que vc falou, qual o problema de fazer várias fotos? Pensando assim vc ainda vai perder muitas fotos, experiência própria :wink:

Outra coisa, com dois cartões de 512mb e uma câmera de 5mp (no meu caso) não dá para economizar fotos, esse purismo não se aplica as digitais na minha opinião.

Essa foto que eu comentei, tem margem para fazer uma boa seção de fotos, com vários enquadramentos diferentes, dava para fazer uma sem os caminhões, outra com o asfalto acertado com a regra dos terços e alinhado na horizontal, etc, etc, etc…

Abraços,

http://img327.imageshack.us/img327/5759/0000iso1gf.jpg

:thmbup:

Acho que vc não entendeu Feimiga, em cada foto que vc fizer dá para trabalhar tudo isso que vc falou, qual o problema de fazer várias fotos? Pensando assim vc ainda vai perder muitas fotos, experiência própria :wink:

Outra coisa, com dois cartões de 512mb e uma câmera de 5mp (no meu caso) não dá para economizar fotos, esse purismo não se aplica as digitais na minha opinião.

Essa foto que eu comentei, tem margem para fazer uma boa seção de fotos, com vários enquadramentos diferentes, dava para fazer uma sem os caminhões, outra com o asfalto acertado com a regra dos terços e alinhado na horizontal, etc, etc, etc…

Abraços,

Tudo bem que você tirar várias fotos de ângulo diferente e jeitos diferentes… Só que você faria um ensaio de várias fotos do lugar então. Não bater várias pra ver qual fica boa.

Não é purismo não… é a diferença de fotografar tipo point & shot e com uma máquina que te dê a liberdade de criar com as opções da máquina.

E prefiro perder algumas fotos do que disparar loucamente e no meio de várias achar algumas boas…

Desculpe-me, mas a qualidade das fotos esta absurdamente ruim!

Sugiro vc usar um tripé, manter o ISO em 100, aprender a usar ela no modo
manual.

:blue: hehehe valeu Pictus ! Precisei me encorajar mesmo pra expor algo aqui !
Mas obrigado, vou tentar fazer assim como disse, e ver se aprendo algo !!

Queria perguntar… sobre “definição”… vc se refere à qualidade programada para a foto ? 1mb, 3mb, 5 mb ?

Valeu !

Abraços,

Tudo bem que você tirar várias fotos de ângulo diferente e jeitos diferentes… Só que você faria um ensaio de várias fotos do lugar então. Não bater várias pra ver qual fica boa.

Não é purismo não… é a diferença de fotografar tipo point & shot e com uma máquina que te dê a liberdade de criar com as opções da máquina.

E prefiro perder algumas fotos do que disparar loucamente e no meio de várias achar algumas boas…

Respeito a sua opinião :slight_smile:

Queria perguntar... sobre "definição"... vc se refere à qualidade programada para a foto ? 1mb, 3mb, 5 mb ? Valeu !
Não, vc deve sempre fotografar na máxima resolução e menor compressão. Definição = detalhes. Se estourar, se tremer, se não focalizar direito e etc... Não vai ter definição.

Aprender a tratar as imagens tb é uma necessidade…

Gostei da versão do Pedro!!

Cara, a sua primeira foto se aproxima duma tipo de foto chamado grafismo. Entendo o que tu disse, às vezes olhamos algo que nos agradamuito o olhar, algo simples, como a textura duma folha (vegetal) onde aparece bem as veias dela. Dá vontade de capturar o momento, e dai fazemos isso. Bem ou mal, é um tipo de imagem que normalmente só agrada à quem vivenciou o momento. A não ser que seja uma foto feita com maestria, coisa pra pouquissimos (ou nem tanto, sei lá). Grafismo é bacana, mas apensa pra olhar e ponto. Normalmente não traz mensagens, intenções, indiretas, entrelinhas, etc. Não é o tipo de coisa que é fácial agradar num fórum, por exemplo. Mas de maneira alguma isso significa que não deva expô-las. :wink:

A segunda tá tão estourada é por limitações da câmera mesmo. Estourou pras altas e pras baixas luzes. O que vc pode fazer é pegar um horário com um sol menos forte, ou numa posição que bata direto também ali onde ficou escuro. Ou um momento com menos neblina. Ou com ela bem mais baixa (horário de luz mais fraca tbm).

Não é coisa que me agradou muito, mas achei interessante sua [/I]proposta de fazer a relação homem-espaço[I]. Vai experimentando em cima disso, que vão aparecer fotos com essa sua intenção mais clara.