Ensaio: De tarde até a noite!

Cês não sabem o quanto fico feliz com isso! Kkkkk Agora as publicações de novas fotos chegam a mil visualizações no face! Kkkkk
E a melhora, acho que veio de toda a pré produção que tô fazendo e as visitas incansáveis aqui no forum!

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

“Sobre o ensaio, sem comentários, cada foto mais bonita que a outra!” Faltou bastante humildade aqui. Saiba que não há nada de diferente nas suas fotos. Estão bastante comuns, aliás. Observe que os enquadramentos estão bastante fechados e as composições são fracas, com o assunto centralizado.

1 – Não entendi o propósito desta foto, tampouco o motivo para cortar o cotovelo da modelo.
2 – Profundidade de campo demais. Excesso de elementos de distração no fundo. Você queria mostrar a modelo, a piscina ou a beleza da vegetação?
3 – Não gostei do enquadramento, com a linha do horizonte torta, nem do céu estourado. Sem contar que a cor morena da pele da modelo está completamente diferente da foto nº 02. Não entendi porque amputou a mão da modelo.
4 – O flash foi posicionado no lado direito da modelo, o lado esquerdo da modelo ficou escuro, na sombra.
5 – Sombra no lado esquerdo do rosto da modelo. Não gostei. Iluminação fraca.
6 – Quase não dá para ver a perna da modelo. Ficou muito escura. A porta de madeira e os elementos no fundo distraem a atenção de quem vê a foto.
7 – Iluminação fraca. Cadê o olho esquerdo da modelo? Ficou na sombra. Não entendi porque cortou o farol e o retrovisor do veículo.
8 – Faltou tratamento nas olheiras ou bolsas nos olhos da modelo. Não entendi o motivo para decepar o cotovelo esquerdo e dos dedos da moça. Tem uma “porta” no quadrante superior esquerdo da foto que distrai a atenção de quem vê a porta.
9 – Na foto número 08 a moça era morena, nesta foto ela está “amarelada”. Use mais a sua 50mm, com menor profundidade de campo.
10 – Você desejou mostrar a sua modelo ou o grafite no fundo?

Um abraço,

Adam

Opa Adam, beleza?

Então, ali foi um momento de euforia, sei que não são lá essas coisas mas acredito que não seja tão comum assim, enfim…
Vou comentar aqui seus comentários, os que achei mais interessantes…

  1. A situação de luz nesse momento tava muito complicada, a gente começou a tirar foto muito cedo, se tirasse em 2.8 não conseguiria fotometrar corretamente…
  2. Não vi lá essas distrações, acho até que a modelo chama mais atenção por ser a área mais iluminada
  3. Concordo com você, algumas coisas acabam passando despercebidas na hora dos clicks já a porta? Não me atrapalhou em nada, se falasse da porteira até entenderia…
  4. Essa amarelidão foi por causa do rebatedor que tinha do lado esquerdo, logo refletiu essa luz amarela do sol… E sobre a 50mm, tinha acabado de receber a minha 17-50, então fui testá-la como se comportaria…
  5. Como poderia fazer pra poder destacar apenas a modelo no caso? :ponder: :ponder:

Sobre as outras, acho que vai do estilo do fotógrafo, como ele gosta de mostrar a sua foto, não sei se me expliquei bem :doh: :doh:
kkkk

Mas valeu!

:smiley:

Filtro ND resolve isso!

Eu vou comentar com algumas discordâncias do comentário do Adam.
Em primeiro lugar, creio que o “ensaio” (entre aspas pq também não sei como nomear) divide-se em 2 beeeemmmmm distintos:
As fotos 4, 5 e 6 são imensamente melhores que as outras e a mim transparecem um estilo fotográfico homogêneo… discordando do Adam não creio que existam regras que devam ser seguidas, como por exemplo, iluminação por toda a imagem, dois lados do rosto iluminados igualmente, etc. Luz e sombra fazem parte e embelezam a composição.

As outras imagens… realmente estão “comuns”, mas imagino que a menina tenha gostado, pois mesmo “comuns” estão bonitas.

EMHO ficariam melhores se o fundo estivesse mais desfocado.

A única que acho que não há razão de ser é a 3… esta é totalmente dispensável.
A 1 também… em composição está muito fraca.

Resumindo:
A modelo deve ter gostado.
1 e 3 são só para fazer número, sendo que a 3 é totalmente dispensável.
As demais, com fundo desfocado seriam mais valorizadas.

4, 5 e 6 são um “ensaio” a parte… destoam das outras por estarem em um patamar muito acima em termos de composição e iluminação.

Por último, confrontei a opinião do Adam, justamente para tentar mostrar que cada qual pode perceber a imagem em opostos extremos, e por isso, a melhor saída para o fotógrafo é saber exatamente o que o cliente quer e o que tem condições de atender.

Desculpem pela postagem longa.
Um grande abraço e siga clicando que o caminho é esse.

Eu tinha um só que era pro Kit

Opa,

  1. Usa um filtro ND, de preferência HOYA.
  2. O fundo ficou ruim. Toda vez que olho para a foto vejo a maçaneta na porta. Mas pode ser que isso seja só comigo.
  3. A porta está quase em cima de um dos pontos de ouro na sua foto. Aqui você não precisaria ter usado uma abertura tão pequena. A sua 50mm é bem legal em f2.8. Aliás, essa 50mm é uma lente muito boa.
  4. Pode ser implicância minha mas eu evito usar o rebatedor prateado porque acho a luz muita dura. E o lado dourado também não uso porque aquece demais a temperatura da foto. Por isso isso apenas o rebatedor branco, que não interfere muito nas cores da foto.
  5. Fácil. No lado esquerdo da foto nº 09, tem um belo gramado entre os coqueiros sem nada no fundo. Eu teria feito a(s) fotos ali, com a 50mm em 2.8. Outra coisa que esqueci de dizer o sol estourando no fundo da foto nº 09 não ficou legal não.

Olha as fotos do DANIEL STOYCHEV. É um fotógrafo mexicano genial. As fotos dele vão ser uma referência bem bacana para você. Outra coisa, me desculpe se fui deselegante ou um pouco duro nas críticas. Fiz isso para que você perceba que o caminho é longo. Eu mesmo ainda estou bem no início da caminhada …

www.500px.com/dankata

Um abraço,

Adam

Paulo Arruda,

Você tem razão. Não há um padrão, em termos de iluminação, que seja uma exigência técnica. Eu deveria ter explicitado melhor que eu teria iluminado o rosto da modelo pelos dois lados, mas isso seria como “eu” faria. Eu fui um pouco duro com ele, mesmo sabendo que a cliente deve ter gostado das fotos, pois foram feitas com uma DSLR, porque o mercado é cada vez mais exigente. Assim, mesmo que a modelo tenha gostado das fotos, ele precisa ter em mente que precisa melhorar muito, para angariar novas clientes. É isso!

Um abraço,

Adam

RochaMichael,

Dá uma olhada nas fotos feitas com a 135L, uma excelente lente para retratos.

Abraços,

Adam

Adam, nem me fala nessa lente! kkkkkkk Minha próxima aquisição é ela, acabei de pegar o 600ex, e tô só esperando os 3k dilmas pra pegar ela! Graças aquele tópico de um editorial que você postou, tenho ele favoritado até hoje! kkkkkkkkkk

Em relação ao fotógrafo mexicano, o link ta quebrado mas achei a fanpage dele e já curti! :ok: :ok: :ok:

EDIT:

Aqui a minha sequência que pretendo fazer devagarinho

Me desculpe, eu postei o link errado mas já modifiquei. A 135L é uma pechincha pela qualidade!

Um abraço,

Adam

Ah, se não fosse pedir demais, queria que você comentasse esse também: Sessão de Fotos - 15 Anos

Valeu!

:slight_smile: