Equipamentos antigos: Vale a pena tentar salvar?

Olá pessoal…

Um amigo fotógrafo que já pendurou as chuteiras faz tempo me entregou esses equipamentos abaixo para ver se ainda prestam para alguma coisa:

1 lente Canon Ultrasonic 28-105mm 4-5.6
1 lente Canon Ultrasonic 75-300mm 4-5.6
1 lente Sigma 70-200mm 2.8

As lentes estão com fungos. Penso que a 70-200 seja a única que vale apena tentar salvar. Abaixo algumas fotos da situação dela:

Também tem dois corpos:

1 Canon 30D com grip original
1 Canon XT

A XT não consegui testar por estar sem o carregador. A 30D ainda funciona, mas não sei se teria alguma serventia nos dias de hoje visto ser bem ultrapassada.

Além disso alguns periféricos como cartões CF de 1 e 2 Gb e esse flash analógico que ainda funcionam.

Alguem consegue me ajudar com uma estimativa de quanto vale tudo isso. Quero fazer uma proposta realista, mas pensando que a única coisa que realmente agrega no meu setup é a 70-200, que ainda preciso levar para um profissional avaliar o custo da limpeza…

Desde já, obrigado!

Essas lentes fungadas não ficarão boas mesmo se vc investir dinheiro para mandar limpar. Pode ser que tenha estrago no coating, nos flats, etc… e jamais o cara vai conseguir limpar direito e remontar a lente bem. Além disso, dependendo de que faz o trabalho, depois que desmonta a remontagem pode não ficar perfeito o alinhamento dos vidros e ai vai trazer problemas de qualidade de imagem.

Os corpos se não estiverem fungados pode ser que possa ser reaproveitado com outras lentes. Porem se eles estiverem fungados vai passar o fungo e contaminar as outras lentes novas que vc usar com o kit.

Na época delas eram ótimas câmeras, eu mesmo fiz vários trabalhos com esses equipamentos, na verdade Rebel XT a 20D, a 40D e 50D. Uma pena que estejam neste estado de conservação.

O flash da pra usar de boas, pra still ou até mesmo pra retratos, desde que o fotografo não seja do tipo “só trabalho no ETTL automatico” e tenha paciência de regular a potencia desejada, assim como se fazia antigamente.

A 75-300 eu costumava comprar pagando barato e eu mesmo arrumava e revendia no preço normal…
Na época, antes do pandemonio, eu pagava R$130-150 no Mercado Livre. Se fosse fungo no elemento frontal eu conseguia limpar facilmente e revendia a R$300,00. Coisa de 1h eu fazia o serviço.
Essa lente vendia facilmente… já teve vez de eu vender em 15 minutos.
Só tem que tomar cuidado para não descalibrar… marcar a posição com canetinha antes de desmontar. Eu só sei limpar se for na parte de trás do grupo da frente, se for fungo que dá na parte de dentro do grupo não tem conserto.
Uma coisa que eu tenho curiosidade de tentar, mas teria que comprar um equipamento caro pra isso seria colocar o grupo em uma cuba de ultrassom. Mas sinceramente não sei se iria resolver esse tipo de problema. Então, fico só no repasse dessas mais simples que tem reparo rápido.

Uma 30d dessas, pra tirar o filtro IR e fazer umas fotos diferenciadas, top hein rs

8mp parece pouco para hoje, mas antigamente a gente fazia álbum, e era isso o que tinha, rsrsrs.

Fiquei com dó das lentes. Vai dar um trampo danado, e muita chance de dar errado.

Sim. Hoje em dia fotografamos em >20Mp e reduzimos para 1080x1920px para postar nos Stories :hysterical:

Falei com a Fotech e me pediram R$ 1.200 para revisar a Sigma. As demais nem vale a pena.

Caraca! Bastante dinheiro… Sei não se compensa, hein.

PRa usar, essas Sigma não eram lá essas coisas quando novas, imagina usadinhas assim… Talvez não compense, hein. Vender para algum técnico, tirar peças, sei lá…

Lembro das primeiras DSLR que vi, Rebelzona e 10d. Seis megapixels, kkkkk
Era um estouro de qualidade, rsrs.
A gente revelava 20x25 a torto e a direito, tava nem aí com nada, kkkkkk
Fotografava em JPG, sabia nem o que era RAW, que desgosto/vergonha, kkkkkk

Cara mas 1.200 só valeria a pena se estiver tudo funcionando. Com 1.300 se você procurar bem dá pra encontrar alguma 70-300 IS USM (por algo entre 1.300 a 2.000) sem os fungos.

Sinceramente, acho que pelas lentes estarem cheias de fungos, não vale não. Se não tiver fungos nos espelhos, acho que as câmeras, principalmente a 30D ainda vale a revisão. Mesmo antiga a 30D é uma câmera bem tanque de guerra , tem umas cores legais e dá pra usar inclusive pra uso profissional na maioria das situações. Senão me falha a memória ela tem 8 Megapixels não é? 8 Megapixels é mais que suficiente pra imprimir em tamanho A4 com total nitidez e pra redes sociais em computadores e celulares dá e sobra. Eu tentaria recuperar a câmera, mas as lentes infelizmente não teria coragem.

Fala Bruno, olha só vou falar novamente.

Isso tudo ai tão fungado desse jeito é lixo. Essa lente sigma era péssima, é um modelo antigo com a construção bem ruinzinha, e ainda os vidros dela eram “Pelamor”. Sigma desta época era a alternativa barata. Não sei se vc sabe ou conhece esse processo, mas depois que o cara desmonta uma lente e remonta ele tem que regular o foco dela a posição de giro dos anéis, etc… tem um equipamento eletrônico que ajusta tudo, confirma a regulagem e até grava no firmware os ajustes de alguns modelos. Acho que poucas empresas tem equipamento aqui no BR com o SFTW pra fazer isso. Se o cara montar um pouquinho errada a lente não vai mais dar regulagem correta em todas as posições do anel de zoom.

As novas Sigma a partir da série art melhoraram bastante, mas esse modelo ai penso que realmente não vale o investimento.