Era frequentador e virei "conhecendo", por quê?

costaedu,

O que vou falar aqui é apenas minha opinião pessoal, longe de qualquer atribuição como moderador e mais longe ainda do que possa vir a ser a opinião do proprietário do forum, OK? Mas vamos lá…

Eu participo de fóruns na internet desde minha adolescência. Estando hoje com 31 anos, acho que posso afirmar que “peguei o espírito da coisa”. Participei ativamente de alguns, no sentido de colaborar com material didático, moderar, criar artigos e ficar respondendo aquelas perguntas que se repetem todos os dias; enquanto em outros, meio que “usei” o fórum conforme a minha demanda, ainda que tentasse me manter com alguma participação ou colaboração após aquele primeiro interesse ter sido resolvido. Acima de tudo, estando de qualquer um desses “lados”, colaborando ou usando, não consigo deixar de enxergar essa estrutura de fóruns como um PRIVILÉGIO, jamais como um DIREITO. É preciso respeitar aqueles que contribuem para aquele espaço continuar interessante, desde os usuários que ali participam até quem o faz funcionar (técnica e financeiramente). Afinal, se queremos algo neste grupo, algum interesse devemos ter, certo?

No seu caso, parece bastante interessado nos classificados. Se não o estivesse, não estaria reclamando e reivindicando sua permissão para postar numa determinada área. Agora pare e pense: como você está colaborando para que esse fórum continue interessante a ponto de você querer continuar postando nele? Será que se o site todo fosse apagado e restasse apenas a área de classificados (que é onde você posta única e exclusivamente desde os 100 posts) ele iria se manter? Será que haveria movimento que continuasse tornando esse espaço atraente?

A administração ainda possibilita - abertamente - contribuições simbólicas para aqueles que querem anunciar sem participar do restante das áreas: essa seria uma segunda forma de gerar uma “contra-partida”.

Mas ao que parece, você não quer nenhum delas. Você quer usar algo “de direito”, que você “conquistou”. E ainda vem falar de hipocrisia e de política… é bem o retrato do brasileiro atual: quer todos os direitos, não quer nenhum dever.

Novamente, apenas a minha opinião. Se servir para uma reflexão, já considero útil.

O detalhe é que até 2016, eu participei. O que eu fiz de lá pra cá é de único interesse meu. Se procurar, não fui na seção de papo furado falar bobagem até completar 100 mensagens, como era usual. Ou acha que usuário que tem 3000 postagens que estão está aqui, contribuíram com 3000 postagens úteis? D-u-v-i-d-o. Eu até fiz um teste na seção papo furado. Qualquer coisa que se escreva lá conta como “contribuição”.
E sim, óbvio que tinha interesse em vender uma lente de uso pessoal. O Léo Terra transpareceu que meu único interesse fosse “interesses comerciais” ou como diz nas regras, para renda pessoal, para então, cobrar pelo anúncio. A lente que anunciaria é de uso pessoal. Aqui tem a regra “4.3. Os anúncios são gratuitos para vendas pessoais, divulgação de cursos, divulgação de eventos e publicações de vagas” e quando questionada a resposta veio, fazendo uma analogia, “o campinho é meu e joga bola quem eu quero e como eu quero. E se marcar gol no meu time, tu cai fora”.

Não havia nenhuma menção nas regras (tenho printadas, inclusive) que era obrigatório as postagens rotineiramente.
Todas as regras até então, foram cumpridas como eram previstas pelo próprio fórum. Isso que causou indignação.

Outra coisa, me parece bastante estranho que venha questionar meu interesse nos classificados, citado pelo Léo Terra, quando em 12/03/2014 você escreveu:

"Tenho acompanhado os classificados constantemente, aguardando alguma oportunidade bacana para gastar meu dinheirinho. Entretanto, tenho notado algo que acho que pode ser melhorado: muitas vezes, algum interessado deixa uma pergunta que não é de caráter de negociação, mas sim de informação sobre o produto, e o autor/anunciante responde por MP. Ao meu ver isso não faz muito sentido. A dúvida de um pode ser a de mais pessoas. Entendo que MP seria para propostas, negociação de preço, prazo, formas de pagamento e de envio, etc etc, não sobre detalhes do produto. Ou melhor, pode até não dar todos os detalhes do produto num primeiro momento, mas já que vai responder pra uma pessoa em particular, porque não responder a todos no tópico?

Isso já foi discutido em algum momento? Acham que poderia agregar algo ou é só uma opinião minha mesmo?"

Ou quando escreveu em 2016, respondendo ao questionamento de um forista:

“Aqui no forum temos uma área de classificados que você pode acessar e consultar normalmente, mas para anunciar, só com um nível de participação mais avançado. Inclusive editei sua postagem para não parecer propaganda “velada”.”

Veja bem, eu tinha o nível de participação necessária.
Eu printei, caso tenha esquecido. Posso te mandar, caso queira fazer uma reflexão entre o que escreveu outrora e o que escreveu hoje. Abraço

Vejo que minha resposta tentando colocar de outra perspectiva não teve muito efeito, pois você continua achando que possui um “direito adquirido” e quer “mostrar provas” de como o mundo conspira contra você. Meu exemplo anterior do bar, então, passou longe de fazer sentido na sua cabeça…

Não sei se entendi direito, mas não, não esqueci. E essa resposta continua sendo aplicável e responderia PERFEITAMENTE a sua indignação: você precisa atingir “um nível de participação mais avançado”, que hoje é de 200 posts. Aliás, escreveu certinho: “eu tinha o nível de participação necessária”.

Isso… Participou em 2016 e parou… Voltou ao fórum só pra satisfazer suas necessidades.
Não é assim que funciona, caso ainda não tenha entendido.
Não usou mais e por isso perdeu o PRIVILÉGIO de usar a área de classificados do fórum.
Vejo com ótimos olhos essa medida. Assim filtra quem entra só pra classificar e aumenta a segurança de quem compra.
Não entendo onde você quer chegar com esse papo de “printei tudo”, “tenho provas”, “você disse”…
As regras estão lá pra serem lidas e aceitas. Se queres fazer tua interpretação pessoal e se debater tentando burlá-las, problema seu. Não quer dizer que vá funcionar.
A ideia de todos aqui não é TE PREJUDICAR. Entenda que isso é pré estabelecido. Participe. Crie tópicos, RESPONDA, INTERAJA. É isso que o MF é…
Plataforma de interação, não de venda.
Pra venda já existe a OLX e o ML pra você se esbaldar.

PS.: Peço desculpas à moderação pela intromissão, mas o dedo coça… Vocês sabem como é, né?

Se preocupa não… só neste tópico já está chegando nos 100 posts :smiley:

:hysterical:

Gostaria de dar uma sugestão ao suporte… vamos criar uma moeda virtual, que tal “click” ?
Para foto postada na galeria: 5 clicks + 1 click para cada comentário de terceiros sobre a foto;
Para tópico criado: 5 clicks + 1 click por comentário;
Comentário em tópico de terceiro: 1 click
Juntando 100 clicks vc troca por anuncio.
Ah, e usuários com mais de 2 anos inativo será excluido, perdendo os clicks em caso de nova inscrição.

Aí vai chover de neguinho reclamando que foi roubado de click… :doh: :hysterical:

Ops… Esqueci… aqui é Brazil

postagem no suporte não conta até mudarem as regras! :smiley:

4 dias e zero respostas num tópico que iniciei. ¯_(ツ)_/¯

Ou seja, vc perdeu 4 dias!!

[b]
[RED] MODERADO*
5.3. Os usuários que encontrarem possíveis problemas em algum tópico, e tenham interesse em auxiliar a equipe de moderação na análise, deverão enviar mensagem privativa ao moderador da sala, ou utilizar o recurso de denunciar tópicos.
5.3.1 Alertas a outros usuários, sobre o descumprimento das regras do fórum, só poderão ser feitos pelos usuários através de mensagem privativa.

5.4. Usuários que se sentirem prejudicados por qualquer ação da equipe de moderação deverão expressar seus questionamentos diretamente com o moderador responsável, através de mensagem privativa, para que este analise ou explique o caso.
5.4.1. Caso o contato com o moderador não seja possível o usuário poderá enviar uma mensagem ao e-mail de suporte do fórum.
5.4.2. Propostas e Discussões sobre possíveis mudanças nas regras poderão ser feitas em privativo ou através da sala de suporte, porém não serão retroativas sobre ações prévias dos moderadores, que tenham agido no cumprimento das regras vigentes.

  • Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com um de nossos Moderadores.[/b]

Engraçado tu reclamar do jeitinho que o colega deu pra vender o equipamento do amigo…
Principalmente por que está vendendo um equipamento através da própria assinatura :ponder:

Esse post já tá pra lá de passado, na realidade.

Você pode não ter se conformado ainda, mas é impossível que não tenha entendido…

Seria bacana, não sei se funcionaria, mas achei legal.

Nem atualizei, a D7000, a 105 eu já vendi e a 28mm eu emprestei sem tempo para pedir de volta. E a alteração eu fiz só quando atingi 100 postagens e era de itens que eu tinha a venda, inclusive anunciado nos classificados, segundo as regras antigas.
Logo, passada de pano detectada, episódio 1.

[b]
[RED] MODERADO*
5.3. Os usuários que encontrarem possíveis problemas em algum tópico, e tenham interesse em auxiliar a equipe de moderação na análise, deverão enviar mensagem privativa ao moderador da sala, ou utilizar o recurso de denunciar tópicos.
5.3.1 Alertas a outros usuários, sobre o descumprimento das regras do fórum, só poderão ser feitos pelos usuários através de mensagem privativa.

5.4. Usuários que se sentirem prejudicados por qualquer ação da equipe de moderação deverão expressar seus questionamentos diretamente com o moderador responsável, através de mensagem privativa, para que este analise ou explique o caso.
5.4.1. Caso o contato com o moderador não seja possível o usuário poderá enviar uma mensagem ao e-mail de suporte do fórum.
5.4.2. Propostas e Discussões sobre possíveis mudanças nas regras poderão ser feitas em privativo ou através da sala de suporte, porém não serão retroativas sobre ações prévias dos moderadores, que tenham agido no cumprimento das regras vigentes.

  • Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com um de nossos Moderadores.[/b]

Qual tópico? Nem sempre a moderação vê tudo, denuncie que avaliamos.

[b]
[RED] MODERADO*
5.3. Os usuários que encontrarem possíveis problemas em algum tópico, e tenham interesse em auxiliar a equipe de moderação na análise, deverão enviar mensagem privativa ao moderador da sala, ou utilizar o recurso de denunciar tópicos.
5.3.1 Alertas a outros usuários, sobre o descumprimento das regras do fórum, só poderão ser feitos pelos usuários através de mensagem privativa.

5.4. Usuários que se sentirem prejudicados por qualquer ação da equipe de moderação deverão expressar seus questionamentos diretamente com o moderador responsável, através de mensagem privativa, para que este analise ou explique o caso.
5.4.1. Caso o contato com o moderador não seja possível o usuário poderá enviar uma mensagem ao e-mail de suporte do fórum.
5.4.2. Propostas e Discussões sobre possíveis mudanças nas regras poderão ser feitas em privativo ou através da sala de suporte, porém não serão retroativas sobre ações prévias dos moderadores, que tenham agido no cumprimento das regras vigentes.

  • Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com um de nossos Moderadores.[/b]

Em relação ao caso do participante, eu acho errado NMHO retroceder a posição dele agora. Ele já havia adquirido o patamar e não acho justo o retrocesso. Que a regra funcione a partir do momento de sua entrada em vigor.

Não é a posição da moderação. Inclusive ficou bem claro com as edições de comentários que fizeram nos últimos que escrevi. E o tópico que mencionei, continua lá.