Errando o foco várias vezes

Pessoal, boa noite!

Me ocorre um grave problema: O foco nas fotos. :frowning:

Ontem, fotografando o aniversário do meu tio (com a 35mm 1.8), estava brigando com a câmera para conseguir focar o que eu queria. Estou operando com AF-S em modo “Single Point”.

Então, partindo do suposto que eu estou fazendo as fotos somente com a lente fixa (35mm 1.8) tenho dois cenários para questionar com vocês:

Primeiro cenário:
Um casal que não está com o rosto junto, ou seja, fica um espaço no meio da foto entre as duas pessoas. Eu queria focar os dois e deixar o fundo desfocado. Ocorre que nesse modo se o ponto do AF estiver no meio ele vai evidenciar o fundo desfocando os dois. Se eu andar com o ponto do AF para esquerda ou direita apenas um ficará no foco.

Segundo cenário:
Um grupo de amigos, digamos que 5 pessoas, uma ao lado da outra, na mesma situação: Usando “Single Point” o foco vai estar no centro mas eu quero todos focados e o fundo desfocado.

Para cada caso existe um modo de focagem diferente? Gostaria que me explicassem por gentileza aonde estou errando para que possa aprimorar meus conhecimentos e acertar mais.

Obrigado a todos! :slight_smile:

Com foco em ponto único, as coisas não funcionam bem assim. Você posiciona o ponto de foco onde você quer e depois desloca a câmera para o enquadramento desejado.

Para o cso dos 5 amigos, da mesma forma. Porém você foca no amigo mais perto, pois, naturalmente, o foco no fundo é maior (acho que seria correto falar em profundidade de campo) do que o foco na frente (é uma característica típica das lentes quando se fala em distância focal x profundidade de campo).

Não precisa necessariamente reenquadrar a cena, principalmente para quem usa flash e não tem botão para bloquear o valor do flash em TTL (sendo que todos os pontos medem luz pontual), já que o bloquear exposição não fará esse trabalho.
Claro, usando um único ponto muitas vezes é mais fácil, bem mais fácil, principalmente se podes bloquear o valor do flash, caso contrário é uma forma de se trabalhar, deslocando na câmera os pontos, na qual se queira focar. Só que muitas vezes o ponto não coincide com a focagem desejada, só que uma pequena recomposição não fará diferença, se as tonalidades medidas pelo fotometro pontual forem próximas, daí se tem controle maior do flash.
Agora quanto manter duas pessoas em dois planos distintos focadas com o fundo desfocado, bem isso é bem dífícil, pois o fundo tem que estar longe, já que a abertura adequada para manter as duas em foco será menor para se extender a profundidade de campo. Daí o fundo consequentemente fica um pouco focado já que tiveste que focar as duas pessoas.
Para manter duas pessoas focadas, com o fundo desfocado, elas necessariamente precisam estar no mesmo plano focal, caso contrário uma delas estará desfocada, só que não importa se mais a direita ou mais a esquerda, desde que as duas estejam no mesmo plano de foco.
A mesma coisa com as 5 pessoas… Mesmo plano focal para todas, ou uma abertura menor…

Agradeço novamente a todos pelas explicações. :ok:

Para manter 2 planos focais dentro da zona de foco aceitável e 1 plano fora, há que se memorizar a tabela de distância hiperfocal da lente. Para natureza e landscape é fácil fazer isso. Para eventos não, dada a dinâmica da realização das fotos. Nesse caso específico, a melhor saída é usar luz extra na cena e diminuir um pouco a abertura (para ganhar maior DOF), mantendo o fundo distante.
Depois da técnica acima dominada, dá pra ir aumentando a abertura e, usando foco central, reenquandar a cena (desde que, como no exemplo das 2 pessoas, estas estejam dentro do mesmo plano focal), para aplicar facilmente o desfoque criativo. Mas há limites, já que aberturas muito grandes geram DOF’s muito curtos, o que poderá ocasionar foco aceitável só em parte de motivo.

Faca alguns testes fechando mais a lente ateh conseguir o resultado desejado. Pra retrtos, eu faco assim:

Camera em modo A.

Foco em cima de uma das pessoas.

Testo com a lente em 1.8
Depois vou fechando a lente … 2.8

Como treino vc pega o jeito pra acertar de prima uma abertura que foque todas as pessoas do grupo e ainda desfoque o fundo.

Tem um botao pertinho da lente que pode ajudar nessa tarefa de acertr a profundidade de campo. Duro é que ele escurece o viewfinder e ica difícil perceber o fof.

Jardel.

Muito obrigado pelas explicações.