Bom pessoal atualmente eu tenho uma 60d e a tamron 17-50 2.8 e ha muito tempo eu já havia me decidido em ter uma grande angular ate então era certo que seria uma tokina 11-16, e uma 85 1.8, já fiz alguns freelas como fotografo mas não e meu ganha pão atual, estou em um impasse, resolvi trocar a 85 1.8 da minha lista de lentes por uma macro que também faça retratos. estou de olho numa canon 100mm 2.8 usm e na tamron 90mm.
estou muito inclinado a pegar a 10-18 da canon no site da canon com 2 anos de garantia o preço ta muito convidativo e pelos reviews q eu vi ela substitui a tokina no meu caso, achei canons 100mm usm a 1600 1700, e infelizmente apenas uma tamron 90mm que esta sem caixa e sem parasol, o que pra mim demonstra uma certa falta de zelo, por 900 reais, o que me deixa um pouco apreensivo quanto ao estado da lente. a canon vale esses 500 700 reais a mais?
o que fariam no meu lugar? esperariam surgir outra tamron 90mm, pegariam a 100mm em ótimo estado por 1600?
o que faço quanto a macro?? se eu pegar uma tamron ate uns 1100 em excelente estado consigo pegar a 10-18 mês que vem já também.
ai eu fecharia meu set de lentes.
comprei um aputure hc100 na aliexpress também, no caso da tamron que vai com a lente pra frente o uso não acaba dando uma complicada??
agradeço desde já quem tiver a disposição e paciência de responder.
Uma grande angular era, e ainda é, meu sonho.
Pena que quando a 10-18 chegou eu já tinha vendido minha 60D. Na época só tinha a 10-22, que era muito cara, e a Tokina 11-16, que era muito rara.
Se eu ainda tivesse câmera cropada, já tinha comprado, rsrsrs. Milão em 12X sem juros com 2 anos de garantia é um negócio muito bom.
Já usei a 60D com a 100mm f/2.8 macro não L e posso falar com conhecimento de causa.
Fotografar macro com lente dedicada não é tão simples quanto parece.
Ainda mais com a câmera na mão.
Depois que crava o foco, qualquer milímetro que você ou seu objeto se move, adeus foto. O índice de cliques perdidos é grande. Mas quando dá tudo certo as fotos ficam ótimas. Se você fotografa objetos estáticos com tripé, por outro lado, não há com o que se preocupar.
Para retrato a lente é ótima, mas vale lembrar que numa câmera APSC equivalerá a 160mm. Você precisará de bastante espaço pra trabalhar.
A 85mm f/1.8, porém, proporcionará um melhor desfoque.
De qualquer forma, eu compraria a 10-18 já, pois quanto a essa não há muitas alternativas a serem analisadas, e deixaria a meia tele / tele / macro pra depois, quanto tivesse bem certeza do que queria.
paul a ideia e usar no tripe msm e fotografar produtos e coisas estaticas, alem de retratos, quanto a 10-18 to tentado demais a pegar ela, ta bem tentador o preço.
Eu lhe aconselho a pegar a grande angular primeiro pois esta com preço interessante e com nota e garantia da canon! E pelo q vejo devem aumentar logo esse preço no site da canon. E sobre a macro, vai pesquisando pois é uma lente que sempre estão vendendo e tem muita possibilidades de preços diferentes.
obrigado pessoal, andei vendo mais reviews da 10-18 e realmente ela parece ser fantastica e com essa instabilidade é capaz de não conseguir ela por esse preço tão cedo, a macro vou esperar mais um pouco, obrigado a todos que ajudaram.
Olá Tortelli!
Eu tb tenho uma 60D e comprei a 10 - 18 no site da Canon. Amei a lente, não tive uma linha de arrependimento, embora use pouco já que não vivo da fotografia.
Acho que pelas condições que estão fazendo na Canon e com os rumos que a nossa economia estão tomando vc não deveria esperar, de uma hora pra outra acabam com essas condições. sabe-se lá…
Quanto às macros, não posso opinar pois não tenho nenhuma dessas que vc citou.
Um abraço.
opa Gustavo, vlw, acabei de efetuar a compra da 10-18, creio que terça ou quarta estou com ela em maos, a macro eu vou deixar pra daqui um tempo, vou ficar de olho se aparece alguma tamron 90mm em bom estado até la.
Nunca experimentei uma Macro de verdade…o mais próximo que chego é com a 28 - 135 na posição macro mas sei que com uma real o lance é outro…
Já pensei em comprar um anel inversor mas ainda não decidi.