Estouro do fundo - Tabajara Studio

Olá pessoal,

Depois de ler este tópico (Dúvida para estourar fundo branco!!), fiquei interessado em testar já que pretendo usar uns high keys em ensaios. :ponder:

Mãos à obra… peguei o que tinha em casa e comecei a pensar como montar, material usado :

  • 5m de TNT branco
  • 1 haste de pvc
  • Refletores halógenos (os que tinha em casa mesmo) 3 de 150w.
  • SB600 com lightsphere
  • Uma sobrinha que faz tudo por um MEGA pirulito. :wub:

“Modus operandi Tabajara” : :assobi: :assobi: :assobi:

  1. Estiquei o TNT na haste de pvc.
  2. Distribui os 3 refletores, 2 de um lado e 1 do outro, todos a 45º do fundo. Tomei cuidado para aproveitar ao máximo a luz deles deixando um pouquinho para a modelo.
  3. Modelo a 1m aproximadamente do fundo.
  4. Fotometrei a cena zerando a modelo e superexpondo o fundo em 2 pontos aproximados.
  5. Fiz as fotos utilizando o SB600 com lightsphere que deu um bom ganho de luz.

Não gostei muito mas foi um bom teste. Senti falta de mais luz para que pudesse ter usado maior velocidade. Farei novamente usando 1000w e acho que vai dar samba. :aua: :aua: :aua:

É importante também saber que o ambiente é escuro e fiz este teste agora à noite, se fosse durante o dia no mesmo local como tem uma janela grande acredito que já funcionaria melhor.

Optei por um pós com bastante contraste e saturação.

Seguem algumas fotos :

http://www.tudotecnologia.com/arquivos/fotos/leticia_006.jpg

http://www.tudotecnologia.com/arquivos/fotos/leticia_034.jpg

http://www.tudotecnologia.com/arquivos/fotos/leticia_045.jpg

http://www.tudotecnologia.com/arquivos/fotos/leticia_066.jpg

Guigo,
legal o estudo, valeu a experiência, né?
Bem, meus pitacos :
para que o fundo esteja branco uniformemente, vc precisa de apenas dois refletores , de intensidades iguais, apontados e cruzados no fundo, mas atrás das modelos.Esta é uma luz, seu background.
Se vc só dispõe de 3 luzes, a terceira seria a sua principal que vai sobre as modelos, neste caso você poderia colocar praticamente onde quiser, a um lado, outro lado, ou mesmo no eixo da câmera, para fill apenas.
O fato de vc entrar com flash e refletores halógenos vai ter dar um certo problema de white balance, se bem que não me chamou muito a atenção nas suas fotos. Acho que se vc adicionar a luz natural, aí sim vai embaralhar o WB com tantas temperaturas diferentes :slight_smile:
Continue clicando, parabéns !!!  :ok:

As 3 primeiras ficaram muito boas.

O legal é que o retorno da luz halógena deu um efeito legal no cabelo também.

Ahh, deve ficar legal se colocar aquele acessório âmbar no lightsphere

Onde voce colocou o SB-600? Eu achei que embora o fundo tenha ficado estourado o suficiente, embora um pouco amarelado, a iluminaçao no rosto ficou comprometida. Nas foto 1 e 3, o cabelo está iluminado, mas o rosto nao muito. Nas fotos 2 e 4, a sombra do queixo está muito forte, num angulo bem pra baixo. Considerando isso, eu tenho a impressao (posso estar enganado), que a luz principal estava alta, praticamente a 90 graus das modelos (ou até atrás delas). Eu nao tenho muita experiencia com esse tipo de foto, tambem estou tentado uns metodos tabajaras em casa, mas a minha sugestao seria voce colocar os refletores para o fundo, sem deixar espirrar luz pra elas, e colocar o SB-600 a 45 graus de um dos lados, com um refletor do outro. Esse é um esquema básico, que vai servir de ponto de partida pra voce fazer ajustes.

Para o meu gosto, estas sombras fortes ficam boas quando as fotos sao mais arrojadas, com foto de gente feliz eu prefiro sombras mais delicadas.

Mas de novo, eu nao manjo muito de fazer isso ainda, já que meu modelo de 2 anos aqui em casa nao para quieto pra eu tentar tirar as fotos…um dia eu chego lá.

abs

Bacana a iniciativa, Guigo! Procure trabalhar com isopores grandes, um lado pintado de preto. Eles te ajudam a controlar e rebater a luz, o que te dá muito mais liberdade pra trabalhar, pois tem ganho de diafragma. A parte preta serve para bloquear a luz de lugares indesejados e também para dar contorno aos modelos.
Fique atento às sombras cruzadas, pois o bacana é vc ter uma passagem de luz gradual na pele das pessoas, e uma sombra mais controlada… aí vc tbm ameniza a sombra com o isopor (ou qquer outro rebatedor da sua preferência).
A luz vinda de trás ou com potências diferentes ajudam a embaraçar as sombras, o que não é bom.
É isso aí… controlar a luz é um outro universo muito legal e cheio de truques!! vá em frente!

ehuHUAHa irado !

so tem que ajustar mesmo alguns detalhes… mas ta no caminho certo !

Abraços amigo !

muito lindo o trabalho

Toma cuidado com a diferença de temperatura de cor do flash para a luz halógena, pois na primeira foto, dá pra ver a luz “azulada” o flash no cabelo da modelo.
A tampa amarela do lightsphere pode resolver isso, ou uma gelatina amarela também.

Abraços!

Tentando…errando…acertando…é uma das melhores maneiras de aprender de maneira consistente. :ok: :ok: :ok:

Eu gostei!! Simples e nítido!!! :clap: :clap:

Olá Gostaria de saber a respeito dos refletores alógenos, ficaria muito forte a luz com 2 de 1000w, estou indecisa para montar meu tabajara´, é que encontrei estes em uma loja de som e equipamentos por R$ 49,90 achei bastante acessivel.

Adorei todas estas idéias estão me ajudando bastante!

teria como ganhar um bom resultado sem o fotometro?

Nitidez e foco fantásticos Rodrigo. Quanto à combinação de luzes com temperatura diferente, como já foi dito, cuidado. Cuidado também com os estouros na face das pessoas.

E, questão de preferência, achei as cores saturadas um pouco acima do que meus olhos estão acostumados.

Abraço e parabéns!!

sedassari,

Realmente, hoje já montei estúdio, uso flashes dedicados, sombrinhas, beauty dish e também softbox; o mundo é muito mais belo e de fácil controle…

:hysterical:

Sim, muito mais belo (e de fácil controle) rsrs.

Olah, achei as dicas muito boas, e as fotos tb ficaram otimas,
comecei a montar um estudio caseiro, tabajara tb,
usei oxford para o branco e preto, ainda nao vou usar fundo colorido,
comprei tb um refletor de luz halogena(nao lembro a potencia), como tirei apenas
algumas fotos de uma amigo, usei luz flourescente mesmo, e o flash da propria camera
uma canon t2i(550d), tb tenho um tripe para nao deixar as fotos tremidas,
mas ainda nao vi mta nitidez, olhem minhas fotos no FLICK e me de uma ideia no que eu posso melhorar
as fotos foram editadar, aumentei o contrastes na maioria delas,

bem entao eh isso,
eu tenho o fundo, eu acho q me serviu, tenho a luz halogena, tenho o tripe,

o que acham que ta faltando para as fotos ficarem bem nitidas…quem tiver orkut,
as fotos estao la

obrigado…!

[b]EDITADO

Favor postar de acordo com as regras do fórum.

Leia: 3. Como colocar fotos no fórum

Não consigo ver as fotos, pq será ?

Rodrigo,
Também não consigo ver as fotos, quando en no seu post aparece uma tela pedindo login e senha.

talvez pq é um post de 2009 antigo pra xuxu uhuhuaa