Estreando com Grande-Angular

Passando apenas para registrar minha primeira foto com ultra-GA, a recém chegada 17-40L! :smiley:

Críticas e sugestões sempre bem-vindas. :ok:

… além das que já notei, como ter esquecido de conferir o ISO e usado 1600 desnecessariamente! :hysterical:

Abandoned Cottage by ElderWalker, on Flickr

Estou querendo brincar com uma ultra-ga tb, nunca tive uma
Nem da pra perceber q está em iso 1600, o ruído está bem baixo pq a iluminação está boa
A unica coisa q me incomodou foram as arvores, não consegui ver aqui pq estou vendo em tamanho pequeno, mas parece q a CA está bem forte :ponder:
Mas gostei da foto :ok:

O que seria CA? hehehe. Achei massa essa foto.

Vendo em tamanho original, no Flickr, dá pra notar a aberração cromática nas árvores. E tbm gostei da foto.

Não é aberração cromática, é micro contraste.

Isso surgiu na hora de tratar o azul do céu. Deve ter mexido de mais na saturação e luminância, pra ficar esse azulão ae.

Abcs

A outra opção de lente zoom ultra-GA seria a 16-35L f/2.8, que custa o triplo… Será que a Canon não vai aposentar essa lente como parece que vai fazer com a 24-105L f/4?

Seria uma boa ter uma 17-40 “f/3.5-5.6”, mais barata, e uma 16-35L f/4 no preço desta 17-40L…

Agora fiquei curioso, o q seria esse micro contraste? Procurei aqui e não achei nada sobre, é a primeira vez q vejo alguém usando esse termo

Valeu, pessoal.

Realmente, saí ontem do trabalho no final da tarde e fui correndo nas redondezas aqui procurar algo para testar a lente, nada muito compromissado. Então pra ficar algo mais chamativo, dei uma carregada no tratamento.

O dimi matou a charada: não são ACs, são artefatos/deformações devido à micro-contraste. Na real me espantou ter definido tão bem o que eu fiz: baixar a luminância e aumentar o contraste do canal azul. Um dia espero chegar nesse nível de olho clínico aí! hehehe

Chromatic aberration. Ou em português, aberrações cromáticas. Google it!

Não sei bem a definição, mas são essas modificações mais pixeladas, como quando usamos muito a ferramenta de “clarity” no Lightroom, ou abusamos de nitidez, canais específicos em cores, que foi o que eu fiz! hehe

Não sei se a Canon vai matar a 24-105 f/4L com o lançamento da não L. Mas sim, seria perfeito uma lente com a qualidade óptica da 16-35 f/4L custando menos, e alguma outra ultra-GA para FF mais acessível, digamos abaixo de 500 dólares.

Um dia, tudo que se aprende tem que ser passado pra frente: knowledge share. Aprendi isso em fóruns. Não sei como resolver a não ser diminuindo a mão no tratamento.

Abcs

Hmm vlw. :smiley:

Vou dar uma pesquisada a respeito, não sabia que tinha esse nome :ponder:

Ficou bacana a foto, e a lente então nem posso falar, será a próxima compra! :smiley: :smiley: :smiley:

oxi,ta show essa foto mano :ok:

Valeu, sassai!