[estudo] profundidade de campo

Este artigo tem por objetivo demonstrar a capacidade de manipulação da profundidade de campo em uma prossumer e uma DSLR.

As imagens foram feitas sempre usando a máxima abertura possível nas lentes, visando demonstrar as capacidades de variação da profundidade de campo de cada uma das categorias de equipamento.

Artigo desenvolvido por Leo Terra e Danilo Fassa.

E ae?
Tudo jóia?
Interessante o comparativo.
Eu fiquei impressionado com a qualidade das fotos tiradas com a F-828… inclusive eu até achei que algumas ficaram até melhores do que a D10 da Canon.
Abraços,

Renato

É Renato, a F-828 é um show de câmera, não é a toa que é a prossumer mais cara, os últimos contatos que tenho tido com ela tem me deixado muito impressionado, lógico que não é uma 10D, mas dependendo do setup dá para chegar perto.

É Renato, a F-828 é um show de câmera, não é a toa que é a prossumer mais cara, os últimos contatos que tenho tido com ela tem me deixado muito impressionado.
Só pode haver um equivoco nesta resposta. Seria possível explicarem-me desde quando é que uma Sony F-828 é uma camera [b]prossumer[/b]? O sentido da palavra deve estar a ser mal interpretado..

Desde que ela foi feita ela é uma prossumer. :slight_smile:
Não há equivoco algum nisso.
As prossumers são câmeras de entrada na categoria profissional, e incluem as super digitais de lente fixa e as DSLR de entrada.

É Renato, a F-828 é um show de câmera, não é a toa que é a prossumer mais cara, os últimos contatos que tenho tido com ela tem me deixado muito impressionado, lógico que não é uma 10D, mas dependendo do setup dá para chegar perto.
Não estou entendendo mais nada :huh: Achei que você não gostasse dessa câmera. Pelo menos foi a impressão que tive... Enganei-me ou mudou de idéia depois de usá-la? O que acha do nível de ruído? Chega a atrapalhar nas impressões em tamanho grande?

Ah, não estou conseguindo ver a foto.

Abraços.

Existem coisas que eu realmente não gosto nela, assim como em todas as outras câmeras, porém ela tbm tem virtudes, eu já havia usado uma F-828 com menos intensidade fato que inclusive me levou a compra de uma. Ela possui características excelentes para coberturas de eventos sociais, apesar de não ser tão boa quanto as demais em paisagens a sua capacidade de fazer ótimas fotos noturnas é impressionante (sempre me impressionou, tanto que costumo recomendar ela para este tipo de fotos).
Continuamos na questão da aplicação. Existem coisas para as quais certas câmeras são boas e existem coisas para as quais outras câmeras são melhores :slight_smile:

O site onde ela está hospedada deve estar com problemas hoje, aguarde que devem recuperar ele logo. :slight_smile:

Sinceramente não achei que as fotos feitas com a Sony ficaram melhores, pelo menos aqui no meu monitor a saturação e a nitidez da Canon estão bem melhores. Todas as fotografias feitas com a Sony estão puxando mais para o magenta! E não é a lente o coração da câmera? Tem como comparar uma câmera com a outra levando isso em consideração?

André, a Sony não está saturada em magenta não, muito pelo contrário, apenas 1 foto da Canon está saturada em verde, mas isso não é importante, mesmo porque o objetivo deste artigo não foi comparativo, foi puramente demonstrar que ambas são capazes de propiciar manipulações da profundidade de campo :).

Quanto à qualidade, a 10D com uma lente ruim fica realmente inferior às prossumers, porém com o investimento em boas lentes é claro que isso não aconteceria. Lentes são fundamentais e felizmente as prossumers tem boas lentes numa média geral, melhor inclusive que as lentes de entrada das SLR.
Por isso que a idéia de que comprar uma SLR é melhor que uma prossumer já que o preço é o mesmo é totalmente furada, pois para a SLR ficar realmente superior a uma prossumer o custo fica bem mais alto, visto que uma lente de primeira pode custar até o preço de uma SLR.
:slight_smile:

O que seria uma lente de entrada de um SLR? É a lente que vem junto com a câmera?

Seriam lentes de qualidade para uso amador. :slight_smile:
As que costumam vir com a câmera são bons exemplos, em alguns casos mal servem para uso amador hehehe!

Então são boas mesmo!!! hehehe

Valeu por mais essa dúvida esclarecida… já devo estar enchendo o saco com tantas perguntas amadoras né!!! hehehe

Opa!
E eu consegui uma profundidade de campo até que legalzinha se for ver o tipo/nível de câmera que usei - Minolta Z1.
Segue um exemplo da foto de um beija-flor

É claro que o Flash me ajudou um pouco, mas eu brinquei com o iso e com a velocidade, além é claro da abertura.

Make: Minolta Co., Ltd.
Model: DiMAGE Z1
Shutter Speed: 10/4000 second
F Number: F/3.5
Focal Length: 38 mm
ISO Speed: 50
Date Picture Taken: Feb 2, 2005, 7:17:17 PM

Abraços a todos.

Renato

Segue agora a “mesma foto” mas sem ou com pouca/mínimo de profundidade de campo

obs: a foto foi apenas tirada um pouco mais para baixo e para a direita e com menos zoom (25mm contra os 38mm) do que a anterior postada ((e claro, com outros ajustes tb)).

Abraços a todos,

Renato

Renato, tentei editar o tópico para resolver o problema mas não deu certo tbm, suas imagens estão em um server que poríbe o acesso via links externos.

Poste suas imagens em: http://www.imageshack.us/

Olá@!
Tudo jóia?
Blz… eu não sabia, mas se for ver aqui em casa apareceu a imagem normal.
Todo o caso, depois eu posto minhas imagens no link que vc me enviou.
Abraços,

Renato

A f828 realmente surpreendeu nos testes, apresentou uma imagem tao boa quanto a 10D.

Oi pessoal, sou iniciante na arte da fotografia.
Este efeito de profundidade de campo aprecio bastante.

Consigo fazer esses feito com uma Sony V1 também??
Existe alguma restrição para esse tipo de efeito?
Ambiente Aberto? Claro ? etc.

Ganhei minha camera faz menos de 2 meses, estou estudando bastante.

Abrass;
#Bruno Fermino#

Bruno com a V1 é bem mais difícil, a restrição é o tamanho do diafragma, portanto a relação entre abertura e distância focal, que na V1 é mínima. :confused:

Leo,

Vc teve alguma experiência com a S7000?

Como posso calcular a profundidade de campo?