Evitar atualização windows 11

Bom começou a aparecer aqui em minhas maquinas a atualização para o windows 11 .

O problema é que em uma delas, de repente, quando eu não esperava ligo o computador e me aparece uma tela azul perguntando quer a atualização ou não.

Pretendo atualizar, porem daqui 1 ou 2 anos, qd o sistema estiver mais maduro, e tbm pq tenho medo de atualizar agora e estragar algum aplicativo instalado que estou usando, fiquei em duvida de recusar hoje e no futuro não mais aparecer a atualização pra mim.

Alguém ja passou por isso??

acabei tendo que dar boot umas 3x e desativar na BIOS o “tmp”, ai ele parou de encher o saco.

Aguem sabe de alguma maneira melhor de se fazer isso???

Eu recusei e apareceu aquele botão pra deixar pra depois.

ah ok entendi, vou fazer isso.

alguém usando o w11 esta com problemas de drivers ou sftw???

Estou usando em duas máquinas. Uma dela com drivers de impressora 3d, Loupedeck, tablet, impressora, câmera (em tether), tudo sem problemas.

A outra é dedicada à astrofoto, tudo funcionando 100% também.

Não posso dizer pra ir sem medo porque sempre pode dar problema com alguém, mas aqui tá rodando liso.

Vc atualizou ou fez uma instalação limpa???

Nas 3 máquinas aqui atualizei em cima do 10 e não tenho problema nenhum. Zero travamento, tudo funcionando, eos webcam perfeito, foto em theter, midi2lr, obs, etc.

Utilizo aqui Windows 11, instalação limpa, sempre faço assim.

  • Suite Adobe
  • Topaz Sharpen e Denoise
  • Dxo Photolabe e Pure Raw
  • Capture One
  • Nikon NxStudio

Todos os aplicativos atualizados, rodando perfeitamente.

Pode baixar a imagem oficial da MS diretamente por aqui, é link direto dos servidores MS:

Instalei por cima, zero problema. Uso alguns desses programas, tudo rodando sem problemas também. Mas parece uma boa criar a imagem local, pra evitar problemas com a internet durante instalação.

Em um dos meus computadores, fiz um upgrade do Home pro Pro. Comprei esse no Brasil, e ter um computador em português e outro em inglês tava me matando. Isso me fez lembrar o único bug: nesse computador, tudo fica em inglês com exceção das mensagens de ligar e desligar.

Como é que ficou o suporte a drivers de periféricos antigos, a MS prometeu compatibilidade???

Por ex tenho aqui um calibrador xRite antigo, tenho tbm scanner antigo, que tinham perdido suporte na versão do windows anterior ao Win 10. Mas qd chegou o Win 10 eles voltaram a funcionar.

No Win 11 terá compatibilidade ou algum modo de compatibilidade garantido???

Não posso afirmar que tudo vai funcionar. Mas aqui, tudo que funcionava no Win10 funciona no Win11.

O que vc pode fazer é uma imagem do seu computador, atualiza, e se não funcionar a contento, recupera a imagem. É tarefa pra um domingão.

Sim, prefeito, tenho um SSD novo que comprei para trocar de uma maquina, vou fazer colocar uma imagem nele e dai atualizar e testar tudo em um computador pra ver a merda que vai dar.

Somente depois é que atualizo as outras maquinas.