Existe diferenças em como fazer um PANNING?

A foto em anexo está para ilustrar minha dúvida.
Conheço as dicas de como fazer um Panning normalmente, tal qual as já dadas aqui no fórum, mas ao visitar o site de um fotógrafo de bike, o Flipper (http://www.flipper.co.za/), me deparei com algumas fotos tipo essa que coloco aqui.
Levando em consideração o local onde se encontra no fotógrafo e a cena captada, que não é de fácil movimentação e o atleta chega de surpresa e em alta velocidade, como o fotógrafo consegue em Panning perfeito com o atleta nítido no 1º plano?
A técnica é a mesma? O uso de alguns outros equpamentos se fazem necessários para esse tipo de captura?

Grato pela atenção amigos!

Essa foto não é difícil de fazer… velocidade mais baixa ( 1/40~60 ) e flash… Com prática consegue-se bom índice de aproveitamento. Panning é prática.

Nesse caso parece que o flash que congelou o motociclista, não a velocidade do obturador…
Por isso a roda também está estática :slight_smile:

Sim, flash e muita tentativa e erro. Te garanto que muitas fotos são perdidas!
E o ciclista nem aparece tão de surpresa assim… Ele tem como vir acompanhando o movimento dele no down hill.

Compreendo Marcelo, mas ali naquele ponto, que é um ponto crítico da pista, pois estou acostumado e tb já tive dificuldades em fotografar por não conseguir acompanhar o ciclista, ele chega de surpresa, digo surpresa pelo motivo de não dar para acompanhar apenas. Achei uma certa dificuldade em fazer uma foto assim por esses motivos, lógico que a questão de tentativas e erros não tem como evitar.
Grato pelas respostas!

Lente wide, e flash fora da câmera. Nem precisa de tanto erro como disseram antes por aí. É bem simples de fazer na verdade…

Vc pode tentar até coisas mais ousadas como dar zoom na lente e tal. Depois eu pego umas fotos minhas nesse estilo, já que não estão abrindo agora…

abs

Opa, Achei!

Viu, nem é difícil! Esse foram os 2 exemplos que logo me vieram a mente, mas há muuuuito mais por aí! É só saber procurar!.

abs

Rafa, vc lembra como fez a foto daquela moça ali?
É uma foto estática né?
Fiquei curioso.

Valeu!

jonyskt, ele fez a foto com velocidade baixa, flash pra congelar a garota e puxou o zoom na hora do click.

Faz isso puxando a lente!

E quando vc esta em movimento, e acompanha o objeto a ser fotografado, na mesma velocidade, é considerado Panning ???

Por exemplo, vc dentro de um carro em movimento… fotografa o carro do lado, que está na mesma velocidade sua.

:fight: :fight: :fight:

Nessa foto, ele usou movimento da câmera acompanhando o assunto da forma tradicional, mais o flash associado com diafragma totalmente aberto.
No fundo há um misto de panning com desfoque, e no plano do atleta (no chão embaixo da bicicleta e nas raizes)a imagem está congelada.

É Panning sim, jesiel.

Panning vem de “panorama”. No cinema, fazer uma tomada passando pelo cenário, mostrando a localação e contextualizando a cena, até chegar no assunto também é chamado de “Panning”.
Na fotografia, seguir o assunto enquanto faz o movimento tem o mesmo nome.

Maus
Exemplos de Panning:

Panning do Woody (o bonequinho de madeira) - Esse segue mais ou menos seu exemplo, jesiel.

Panning do Poste - Não,o Poste estava lá fora mesmo e plantado no chão

Panning da Roda de Bicicleta (do raio da roda)

Panning da Cachoeira
*- . **- . ***-

*- Esqueci do fundo
**- Panning bem feita mas aceleração da gravidade muda a velocidade nas extremidades.
***- Movimento cruzado (horizonta/vertical) num Panning! Movimento diagonal de algumas gotas se tornou horizontal no Panning.

AutoPanning-de-Mim-Mesmo (o nariz é distorção da 10-20mm tá!) :wink:

AutoPanning-Rotacional-de-Mim-Mesmo :smiley:

Não tentem isso em casa. :assobi:

huahua Esqueci de mencionar no meu post que vc é O CARA em se tratando de panning!! hehe Eu tinha esquecido de como ri com essas suas fotos do “auto panning de mim mesmo”! :hysterical:

Lembro como se fosse hoje!! A moça em questão é minha namorada e estávamos jantando numa aconchegante padaria em Bariloche. A noite estava fria e ventava lá fora… Bah! Não é isso que vc quer saber!! uhahua
Bom, exatamente como falaram! Velocidade baixa, flash (o da câmera mesmo! :eek:) e uma BOA puxada no zoom!

Rafanubi, eu sou “O CARA + Avacalhado” em se tratando de Panning.
Porque se olhar bem, nenhuma é láááá essas coisas. :smiley:

É tudo por brincadeira. E eu não esqueci da “Contra-Luz de Lampada Ascesa”! Em 2008 eu faço ela ainda.
E o mais hilário foi quando sai mostrando pra galera o AutoPanning-de-Mim-Mesmo, olhar pra trás e ver o Michel, Beto Eterovick e o Junior Almeida girando como baianas de escola de samba testando a brincadeira. :hysterical:

Valeu Galera, em especial ao Rafa e Luiz pelas suas dicas, curiosidades e bom humor.

Abraços!

P.S.: Nesse final de semana, dias 16 e 17 vai rolar um Champ de Downhill em Miguel Pereira. Quem quiser chegar lá para fazer umas fotos, uns testes e tudo mais, está feito o convite.
A pista é curta e de fácil locomoção, garante boas fotos.
É conhecida como “A PISTA DO CLUBE”, todo mundo conhece.
Valeu!

Mas é exatamente por isso! Vc não tem aquela preocupação da grande maioria de fazer um panning perfeito tecnicamente e tal. Vc faz os pannings só pra sacanear quem faz panning! haha É hilário!

hein?!?! huauha

Que isso cara, não precisa agradecer! Estamos aqui pra dividir multiplicar conhecimento!

Pow, bem que eu gostaria… Eu sou sócio de uma Colônia de Férias aí de MP! Aliás, meu pai é… Domingo tem jogo de paintball cedo e eu já me comprometi, então nem rola ir praí. Mas valeu o convite!

E Posta as fotos semana que vem hein! Vamos ver se vc incorporou bem a técnica! hehe

Essa eu quero ver mesmo, mas não dúvido, depois dela só vai faltar uma foto das tranças do rei careca mesmo! :smiley:

E aí Rafa, vc joga Paintball?
Já joguei anos atrás.
Se vc tem mais de 30, deve lembrar do time Garra, lembra?

E sobre Panning nesse campeonato, eu vou “tentar” lembrar de fazer um…hahaha
Valeu!

Tenho 22 só! INfelizmente contando os dias para 23… Não conheço o time não.
Eu jogo mais “for fun” e cenário, nunca entrei num campo de speed para jogar. Só para fotografar. Não que não goste e tal, mas sim pq não tenho dinheiro pra speed! hehe