Tenho uma Nikon D5100 e fazia algum tempo que não a utilizava, porém ontem fui fazer umas fotografias para um amigo que vai inaugurar o seu negócio e percebi uma falha no foco: em alguns momentos quando segurava o botão de disparo para que ela focasse, o foco dava uma tremida, como se o foco descesse de posição. Nas fotografias que eu clicava, a fotografia saia completamente sem foco.
Ocorria outro problemas também: quando colocava a câmera de lado para fazer fotografias tipo “retrato”, dava a impressão que havia algo solto na câmera, pois o foco ficava balançando - nessa posição era praticamente impossível fotografar.
Não a lente. O Leonardo quis dizer o modo de focagem que a câmera está configurada.
Se estiver em AF-C, a lente fica refazendo o foco constantemente conforme necessário.
Para ajuda, páginas 39 e 40 do Manual de Referência.
Estava em AF-A - fiz alguns testes em AF-S e não notei o problema.
Por ser uma câmera que eu pouco uso, pode até ser que o problema exista há algum tempo e eu só tenha notado agora, mas vou testar também em AF-C.
Como isso nunca ocorreu comigo em nenhuma das outras câmeras que tenho, não tinha nem passado pela minha cabeça que poderia ser o modo de focagem - eu imaginava que fosse algo no hardware.
Obrigado pelas dicas de todos - reportarei se o problema realmente tiver sido resolvido e caso não, qual a solução que foi dada.
Pessoal só vou deixar uma pequena explicação para as futuras consultas deste tópico para facilitar quem tiver dúvida.
O Foco AF-S (single) é unico focou travou ele não muda mais o servo, se o objeto ou você afastar ou aproximar não vai focar. o AF-C fica continuamente “tentando” buscar o melhor foco, isso consome mais bateria mas também pode ajudar no foco em algumas ocasiões em que o sujeito da foto tem a possibilidade de se mexer. Como o servo em AF-C fica continuamente tentando focar quando está com o obturador pressionado parece que a câmera está com “defeito”.
Há também o Bloqueio de Focagem, que funciona em qualquer modo (o botão AF-L).
Não adianta, tem que ler o Manual e estudar um mínimo para conhecer esses recursos e aplicá-los à técnica / situação.
Essa minha D5100 é muito pouco usada, pois tenho outras três câmeras que são as principais e, como nunca havia ocorrido isso comigo em nenhuma ocasião, pensei que pudesse ser um defeito - fiz os testes com os modos AF-S e AF-C que não demonstrou a falha, porém testei muito pouco, mas vou no final de semana usá-la em parte de um evento que vou cobrir, testando nos três modos e caso a falha persista, retorno o relato neste post.