Fechamento de tópicos

Alguem (moderador ou não) poderia explicar os critérios para fechamento de tópicos?

Acabo de ver um tópico sendo fechado desnecessáriamente, ja que o bom nível da conversa fora mantido ao longo do tópico.

Regra 4.4

4.4. Por ser uma comunidade livre é aberta a diferenças de opiniões, preferências (ex. Canon x Nikon) e interesses. No entanto, não são permitidas brigas ou questões pessoais. As mesmas devem ser tratadas por e-mail ou mensagem privada. Tópicos como esse serão fechados, movidos ou apagados pela moderação.

Roberto, acredito que o tópico em questão tenha sido fechado a partir de uma interpretação a regra 4.4:

4.4. Por ser uma comunidade livre é aberta a diferenças de opiniões, preferências (ex. Canon x Nikon) e interesses. No entanto, não são permitidas brigas ou questões pessoais. As mesmas devem ser tratadas por e-mail ou mensagem privada. Tópicos como esse serão fechados, movidos ou apagados pela moderação.

É uma questão de interpretação, mas acho que os outros moderadores podem esclarecer melhor o assunto.

Ops, postamos ao mesmo tempo.

Eu tinha fechado pela 4.4 mesmo, discutir pode, desde que não vire algo muito pessoal heheheheh!

Discussões são costantes aqui no forum, ja que esse é o objetivo. Discutir acerca de vários assuntos. Acredito que na regra a palavra Discussões usada na regra teria sido como sinônimo de Briga (que não consegui vislumbar em nenhum momento no tópico).

Alguem viu questões pessoais?

Então roberto, a coisa entre dois dos usuários começaram a se referir a comportamento pessoal de cada um, ai não fica legal dar continuidade ao tópico.

O Leo, o Bruno e eu entendemos da mesma maneira. Pelo caminhar do topico da pra perceber q não iria melhorar em nada, só piorar, e como ninguem ganha com isso é melhor fechar pra não piorar

Honestamente acho que nesse tópico em questão o que é privado e o que é público se confundem, visto que o motivo era pessoal, mas o Fernando decidiu torná-lo público abrindo o tópico, assim abrindo mão dessa prerrogativa do art. 4.4 do regulamento do Fórum. Independente de qualquer coisa, não vi briga ali, tampouco ofensas, apenas alguns tentando entender e questionando, coisa natural num Fórum. Tudo isso num diálogo de adultos, essa política de fechar os tópicos sem pré-questionamento me lembra censura e eu particularmente não gosto de censura.

Ainda bem que deixamos bem claro a maneira como é moderado o fórum, não tem censura, somente regras.

Pelo que pude ler, o que era para ser uma troca de informações sobre sistemas acabou descambando para uma outra linha de discussão…

Fechado com RAZÃO!

Um comentário extra, que penso relevante: não é que seja contra essa atitude, mas fechar me parece uma atitude inócua, o tópico continua ali, ao mesmo tempo alguém que discorda nada pode dizer, então se é para seguir nessa linha que seja uma atitude coerente, resolver o problema ao invés de uma atitude intermediária e tímida. Deletar o tópico seria melhor.

O Leo, o Bruno e eu entendemos da mesma maneira. Pelo caminhar do topico da pra perceber q não iria melhorar em nada, só piorar, e como ninguem ganha com isso é melhor fechar pra não piorar
Matheus, na verdade eu não concordei. Apenas achei que era esse o artigo do regulamento tomado por base para o fechamento do tópico. Acho até que o tópico poderia trazer algumas questões interessantes, iria atré escrever algumas coisas lá. Pode ter havido alguma tensão, é verdade. Mas não sei se ainda era o caso de fechar. Mas, como disse no primeiro post, por tratar-se eminentemente de uma interpretação, não condeno você ou o Leo por terem pensado de outra forma. E, se formos sempre esperar a opinião de todos os mod's antes de atuar na moderação, será sempre tarde demais.

Bruno, ainda bem q no mundo as pessoas pensam diferente, achei q pelo fato de vc ter indentificado a regra no qual infrigia o topico, teria pensado da mesma maneira. Se não tivesse pensado, como teria “adivinhado” qual regra estava infringindo?

Com certeza se o topico tivesse continuado numa boa como no inicio seria proveitoso pra muita gente, mas caminhou pro lado errado, e é melhor nem deixar começar. Infelizmente esse aqui esta caminhando para discussões pessoais também, e se algum moderador achar necessário será fechado também. Ninguem ganha com isso, pq cada um pensa de maneira distinta, cada um acha oq é certo ou errado, temos q viver q essa diferença para continuar harmonicamente vivendo…

Um comentário extra, que penso relevante: não é que seja contra essa atitude, mas fechar me parece uma atitude inócua, o tópico continua ali, ao mesmo tempo alguém que discorda nada pode dizer, então se é para seguir nessa linha que seja uma atitude coerente, resolver o problema ao invés de uma atitude intermediária e tímida. Deletar o tópico seria melhor.
Gustavo eu optei pelo fechamento porque as coisas ainda não tinham caminhado para um ponto ruim e o post tem coisas importantes a serem consideradas, por isso optei por não deltar o tópico, na verdade eu normalmente prefiro editar tópicos que descumpram uma ou outra regra, mas nunca condenar o tópico por inteiro por alguma falha no seu andamento, se os usuários acharem que dá para continuar a discução sem caminhar para o lado em que ela estava caminhando a gente reabre, eu já reabri tópico, não seria nem a primeira nem a última vez, mesmo porque o objetivo era exclusivamente quebrar a linha de discução pessoal, note que não há nada errado em discutir, mesmo que de forma fervorosa, mas o que não pode acontecer é caminhar para o pessoal :)
Mas, como disse no primeiro post, por tratar-se eminentemente de uma interpretação, não condeno você ou o Leo por terem pensado de outra forma.

Será que trata-se de interpretação, Bruno? :denken:

Têm coisas ali que entraram mesmo em foro íntimo. Vi sentenças ali que perscrutaram e subjugaram escolhas pessoais, além de ridicularização de opinões.

Há várias maneiras de discordar, e aquelas acredito terem sido infelizes manifestações.

Coragem é uma virtude nobre, assim também o é a cortesia.

Mas, como disse no primeiro post, por tratar-se eminentemente de uma interpretação, não condeno você ou o Leo por terem pensado de outra forma.

Têm coisas ali que entraram mesmo em foro íntimo. Vi sentenças ali que perscrutaram e subjugaram escolhas pessoais, além de ridicularização de opinões.

Há várias maneiras de discordar, e aquelas acredito terem sido infelizes manifestações.

Relendo o tópico com mais calma, concordo. :wink:

Que tal você citar para a gente?

Roberto, citar algo pode cair novamente em questões pessoais e pode soar como provocação, e seria mais um motivo para tal fechamento de novo.

É melhor cada um interpretar do maneira q lhe melhor convem, voltar novamente à discussão do topico em questão não é necessário.

Outra coisa, pq aqui como é tudo escrito pode ser mal interpretado, esse meu comentário foi no sentido de opinião, Leo, não foi exatamente uma crítica a sua atitude, até pq eu não sabia quem optou por fechá-lo.